Autor Tópico: A opnião de vc's... e problema do ld.so.conf  (Lida 2843 vezes)

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
A opnião de vc's... e problema do ld.so.conf
« Online: 28 de Dezembro de 2005, 12:42 »
Olá a todos do forum...
Essa é o meu primeiro post do fórum, e venho expressar algumas opniões sobre o UBUNTU 5.10, que acabei de instalar.( Já usei diversas distribuições, mas a que mais me identifiquei foi o Slackware ao qual uso a mais de 1 ano e meio )

Sobre o apt-get que conheço desde o kurumin 2.5, acho um sistema de de atualização perfeito e no Ubuntu não foi diferente...
Mas, uma coisa me deixou espantado... quando fui instalar um programa do código fonte eis o meu espanto : " o terminal me aponta a falta de um cmpilador C " Não sei a opnião de vc's, mas eu considero o gcc, binutils, make como pacotes essenciais em uma distribuição e deveriam vir de instalação default.

Depois que instalei os programas para compilar aplicativos do código fonte eis que surge uma outra duvida: Quando possuia o Slackware, eu sempre editava  "/etc/ld.so.conf" e colocava lá o caminho de todas as libs que eu nescessito pra compilar algum programa e depois rodo o ldconfig. Eis a minha duvida, onde estava o "ld.so.conf" ??? no Ubuntu em qual arquivo eu informo as libs do sistema?

O sistem,a é bom, bonito, rápido, mas mesmo assim precisa de algumas modificações. Caso vc's tenham opniões adversas ou parecidas, postem ai, e se possivel me ajudem a resolver o problema do "ld.so.conf". Vlws.
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

csena2k2

  • Visitante
A opnião de vc's... e problema do ld.so.conf
« Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2005, 13:17 »
bom dia,

para compilação, voce deve fazer:

sudo apt-get install build-essential

depois segue o norma ./configure, make e make install

No seu caso roda um ./configure e informe o que acontece.

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
A opnião de vc's... e problema do ld.so.conf
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2005, 19:57 »
Eu consigo compilar os arquivos, isso naum eh problema... no slackware aprendi a me virar... rsrsrs
agora, em qual arquivo eu informo o caminho das " libs " do sistema?
ou naum eh nescessario...
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )