Autor Tópico: O governo dando o exemplo  (Lida 5128 vezes)

Offline rfariasbsb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
O governo dando o exemplo
« Online: 03 de Outubro de 2007, 22:44 »
É notório que o governo vem tentando implementar o software livre. Mas nunca tinha visto nenhum plano do governo em ação com meus próprios olhos. Hj fui em uma reunião com um diretor em um anexo do planalto (em uma sala alguns metros do presidente  ;) ) No meio da reunião ele resolveu checar o email e pasmem estava rodando o thunterbird no ambiente gnome. Como era uma reunião formal não tive a oportunidade de conversar sobre o assunto mais fiquei bastante feliz que dentro do governo na casa do presidente um funcionário de alto escalão rodando linux  ;D

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: O governo dando o exemplo
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2007, 10:03 »
Bom saber disso. Estamos chegando lá, aonde se decide as coisas!
 :D

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

alexcosta67

  • Visitante
Re: O governo dando o exemplo
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2007, 17:15 »
Fico muito feliz com isso.

É o dinheiro do contribuinte não sendo gasto com licenças.

Ótima notícia.



Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: O governo dando o exemplo
« Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2007, 17:44 »
Bom, acho que a questão das licenças é importante, mas na última negociação que vi as licenças sairiam relativamente baratas, mas penso que o opensource é outra tecnologia, não se compara apenas com ustos de licença, manutenção, etc. Se formos somarmos tudo isso então nem se fala, opensource ganha dispardo. A única coisa que vejo com mais cuidado é a curva de aprendizagem, nas minhas experiências esse foi o fator mais complicado junto com a resistência natural a mudança e a falta de comprometimento com a coisa pública.
Mas para aqueles que gostam de boas notícias, eu trabalho para o Estado no setor de segurança pública e aqui na minha sessão so rola opensource ;) Sei que é pouco mas logo seremos a maioria ;)
Um forte abraço a todos  e parabéns ao funcionário do governo lá da reunião ;)

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: O governo dando o exemplo
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2007, 20:55 »
nao gastam com licenças mas aproveitam pra embolsar a grana que seria gasta num produto original

e o q adianta se os concursos públicos ainda exigem windows
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline Eduardo_BSB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: O governo dando o exemplo
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2007, 21:14 »
O edital do último concurso da Embrapa para assistente de informática(nível médio) me chamou atenção pela presença significativa de conteúdo relacionado a linux e Open Source, principalmente para suporte ao usuário final, onde antes era em peso Microsoft e o que era O.S. era só pros cargos de nível superior, geralmente Lamp. Olhem o conteúdo:
Código: [Selecionar]
Computadores padrão IBM PC, com base em processador Pentium III e IV: Conceitos; Etapas de Processamento; Arquitetura; Componentes; Características
e Funcionamento. Manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática: Microcomputadores; Impressoras; Monitores e Estabilizadores.
Instalação e customização dos sistemas operacionais: Windows 98/ME/2K/XP: Fundamentos; Instalação; Configuração. Instalação e customização do
sistema operacional Linux (Distribuição Debian): Fundamentos; Instalação; Configuração; Xwindow; Principais Comandos; Arquivos; Apt-get: Utilização e
configuração; Shell; Periféricos; Instalação e estruturação de diretórios em sistemas operacionais UNIX, LINUX, atribuição de permissões em pastas e
arquivos. Instalação, configuração e suporte em: Microsoft Office e Open Office; Internet Explorer e Outlook Express; Mozilla Firefox. Cliente de rede
(Windows e Linux): Configuração de placa de rede em estação de trabalho (endereçamento IP estático e dinâmico); Instalação e configuração de
impressora local e em rede; Configuração de cliente de proxy em navegadores; LTSP: Configuração de cliente.
Tamo chegando

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: O governo dando o exemplo
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2007, 01:36 »
O próximo concurso da Polícia Rodoviária Federal é focado somente em aplicativos do mundo SL, nas questões de informática.

Na Caixa Econômica Federal também estão migrando muita coisa para o SL. Para os usuários (funcionários do banco) apenas o BR Office e Firefox estão disponíveis, mas nos servidores de FTP, internet, impressão e mais alguns que não lembro, já é tudo Linux. Salvo engano, até o software das lotéricas roda em Linux. E a lista não para de crescer.

Realmente, tá bonito.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: O governo dando o exemplo
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2007, 09:30 »
Aqui no Paraná o governo estadual é um grande apoiador/divulgador/financiador do Software Livre e pelo que eu vi em concursos públicos aqui também é necessário conhecimento em informática geral, tanto Software Livre quanto Proprietário.