Olha eu conclui o seguinte: Ubuntu 7.10 não roda bem nos notebooks e ponto final. Não adianta chorar. A versão 7.04 tinha um bug chato, mas resolvia com 2 comandos (noapic e noapci). Funcionava tudo inclusive o compiz-fusion do repositorio do tuxfamily. Rodava perfeito lindo maravilhoso e rodava tudo. Instalei o novo ubuntu do zero e so tive dor de cabeça. Agora ele roda com 2 comandos (noapic e noirqpoll), mas as vezes o IRQ7 é desligado e fico sem USB. O Compiz que eu adoro, não funciona e vem capado comparado ao da tuxfamily (menas opções e plugins). Isso me decepsionou muito. Eu preferi remover.
Então eu nem instalei no PC, mas acho até que seria possivel ele rodar sem problemas, pois vi relatos de muita gente com PC que ele rodou perfeito. Mas não vou atualizar por causa do compiz. Muita gente acha o plugin de Neve ridiculo, mas eu gosto e no 7.10 não tem pq ele não é um plugin oficial.
Agora uma coisa não da para negar. A atualização para 7.04 foi muita mais tranquila que para a 7.10, principalmente em notebooks. Basta ver a lista de problemas que estamos tendo no forum.
É uma pena que ele consiga dar mais problemas que a sua versão anterior. Eu ainda vou insistir e ver se consigo fazer o compiz oficial funcionar. Se não conseguir, tambem vou voltar a versão, porque quem possui um notebook com a configuração que eu e o criador do tópico temos, não vai sentir muita diferença de velocidade do Gnome novo para o velho.
Aos que estão querendo mudar de distribuião, deveriam avaliar a versão anterior pois ela é quase a mesma coisa da versão atual mas roda.
E fiz testes com o mandriva no notebook e para minha surpresa ele roda de primeira, mas da pau se deixar o compiz abilitado hehehe.
Mas não troco de distro. Ja até falei para meu irmão super defensor do linux (ele usa mandriva por causa do KDE).
Se o ubuntu acabar eu volto para o windows pq foi a unica distro que me fez mudar de SO, as outras não chegam nem aos pés.