Autor Tópico: Visualizando processos do sistema com o htop (um "top" com mais funcionalidades)  (Lida 2654 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil

Autor da dica: Renan Rangel

Fonte: http://br-net.org/post/visualizando-processos-com-o-htop




Visualizando processos com o htop
Postado em 20 de outubro de 2007 as 18:28:25, por Renan Rangel


Acredito que a maioria das pessoas que utilizam algum *nix, em algum momento, já usaram o comando top para visualizar os processos do sistema, bem como outras informações (uso de processador, memória, swap, load average, uptime, etc).

O htop é uma ferramenta semelhante ao top, mas tem algumas diferenças que o tornam mais fácil de usar. A interface permite que atalhos simples possam ser usados como F3 para buscar, F7 e F8 para alterar a prioridade do processo, F9 para terminar um processo. Também é possível rolar a tela horizontalmente e verticalmente, podendo ver todos os processos e sua linha de comando completa.



Uma das vantagens é que você não precisa memorizar os atalhos. Os mais usados estão na parte inferior da janela e são ativados pelas teclas de função (F*) e os outros são explicados de forma simples na manpage. Por exemplo, você pode apertar F9 com um processo selecionado e escolher o tipo de sinal que será enviado (SIGTERM, SIGKILL, etc...). Pressionando a tecla "u" (a mesma no top), é possível filtrar os processos por usuário (não é necessário digitar o nome, somente escolher na lista). Pressionando a tecla F5, você ativa a visualização em modo árvore.

Outra vantagem sobre o top, é que o htop possui suporte ao mouse. Na interface gráfica, rodando no gnome-terminal funcionou sem problemas. A customização da interface dele é bem fácil, podendo alterar várias colunas, barras, e contadores que são usados (tudo isso através de um menu, pressionando a tecla F2).

Fica então a dica para quem utiliza bastante o top, talvez o htop seja uma alternativa melhor à ele (ou não, se você estiver acostumado com o top).
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 10:11 por gabriel0085 »