Autor Tópico: Metodologia de Particionamento  (Lida 1992 vezes)

Offline Paulo Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Linux registered user #456504
    • Ver perfil
Metodologia de Particionamento
« Online: 21 de Outubro de 2007, 00:48 »
Prezados,

Gostaria de discutir sobre metodologias de particionamento. Estou migrando de vez para o Linux e gostaria de fazer algo bem feito. Por enquanto estou testando e me familiarizando com o sistema, para começar com um conhecimento razoável na administração do sistema. Pois bem, não só eu como muitos que iniciam possuem muitas dúvidas nesta parte "crítica" da instalação. Muitos dos quais acabam "errando" por não adquirirem conhecimento necessário para tal. Tá certo que se trata de algo que varia de gosto a gosto, sem problemas, mas porque não criar padrões básicos para tal? Aí pode-se escolher em seguir ou não um padrão. Eu por exemplo ainda tenho muitas dúvidas, como:

  • A importância de se criar uma partição /boot;
  • A importância de se criar uma partição /swap;
  • A ordem de alocação das partições adotadas;
  • O tamanho necessário para partições básicas (como /boot e /swap);
  • Quando usar partições para /usr, /var, /tmp e semelhantes;
  • dentre inúmeras outras!

Pois bem, neste meu início de experiência, adotei o seguinte modelo para meu HD de 80 GB:

Código: [Selecionar]
/dev/hda1 pri reiserfs   /boot 256 MB
/dev/hda2 pri reiserfs   /     15 GB
/dev/hda3 pri linux-swap       768 MB
/dev/hda5 ext reiserfs   /home 60 GB

Pelo que li, /boot deveria encabeçar a lista das partições, é verdade? Também li que é bom que a partição de swap fique localizada ao meio (na medida do possível) das partições, para facilitar a escrita no disco. Outra verdade? A maior dúvida que fica é a do tamanho de alocação para /swap. No Windows, com 512 MB de memória ele me sugeria 768 MB. No Linux, não há sugestão, no máximo especulações de usuários. Uns dizem a mesma quantidade de memória, outros dizem o dobro, outros dizem uma vez e meia, outros dizem qualquer quantidade; afinal, qual a melhor opção? Mesma coisa pra partição /boot, quanto espaço alocar? Eu aloquei 256 MB, e após a instalação vejo que foram usados 50 MB. Agora estão sendo usados 17,2 MB. Ou seja, é variável, não é mesmo? Qual margem seria segura para tal? Porque o tamanho fica variando com o tempo? Enfim, como podem ver, as dúvidas não acabam! Este bicho-de-sete-cabeças é um incômodo na instalação.

E mais, preferi alocar /home separado pois li que seria melhor para quando eu quiser atualizar o Ubuntu do zero. Eu gostaria também de manter minha intranet intacta ao atualizar, qual seria então o modelo de alocação necessário para eu manter tranqüilidade ao recomeçar o sistema do zero?

Obrigado,
[]'s
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 00:51 por Paulo Ricardo »
Linux registered user #456504 and registered machine #364686.
Ubuntu registered user #18232.

Offline slavezerorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
  • Slavezerorj
    • Ver perfil
    • NeoFenix - Blog - Ao infinito e alem!
Re: Metodologia de Particionamento
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2007, 01:15 »
eu faco assim:
meu Hd tem 120GB e possuo 1GB de memoria, entao deixo 40gb para windows e o rstante p/ linux
configuri assim:
swap: 2GB
particao raiz (/): 20Gb
/home: com o restante do HD

http://www.neofenix.wordpress.com
"Ao infinito e além!"

Offline Paulo Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Linux registered user #456504
    • Ver perfil
Re: Metodologia de Particionamento
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2007, 23:36 »
eu faco assim:
meu Hd tem 120GB e possuo 1GB de memoria, entao deixo 40gb para windows e o rstante p/ linux
configuri assim:
swap: 2GB
particao raiz (/): 20Gb
/home: com o restante do HD

Então amigo, li que este método de particionamento (que eu mesmo estou utilizando atualmente nesta etapa de experiência, tirando a partição /boot) é muito "liberal" pro Linux, uma vez que por problemas diversos os diretórios /var e/ou /tmp podem atolar a partição raiz.  :-\

Do dia que postei pra cá andei lendo vários outros artigos sobre particionamento... Cheguei a conclusão que, quanto mais eu leio, mais eu me perco. Cada artigo que leio sobre o tema diz uma coisa, criando uma guerra de opiniões, infelizmente.  :-[

Já decidi que em meu sistema definitivo irei ter um maior número de partições, como /var e /tmp, por exemplo. Só não sei ainda como fazer um planejamento melhor, incluindo por exemplo o espaço a ser alocado para cada partição. :-\

Gostaria de, se possível, obter novas respostas, nem que seja o esquema de particionamento em uso ou uma print do analisador de utilização do disco, já é uma grande ajuda. :)

[]'s
Linux registered user #456504 and registered machine #364686.
Ubuntu registered user #18232.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Metodologia de Particionamento
« Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2007, 23:46 »
Onde você leu isto Paulo Ricardo? Gostaria de ler também. Meu primeiro contato com o UNIX foi em 1989 (ou 90) e tinhamos algumas partições/discos para fazer toda a estrutura do Unix. Li recentemente em um livro que o motivo de todas estas pastas, e de ter /bin/, /usr/bin, e etc é porque os HD's antes eram pequenos, então era necessário partir as informações de forma a caber em mais de um disco. Li também sobre os problemas do /tmp e do /var encherem o HD, ou partição, mas entenda que (ao menos ficou claro no livro que li) só existia a necessidade de tanto particionamento por simples problema de limitação de hardware, que não acontece hoje em dia em HD's de 160 Gb, 250 Gb, e até muito maiores.

Outra coisa é que para o /tmp lotar um HD (presumo) que este equipamento tenha que ficar ligado por muito tempo, como um servidor ou coisa assim, a não ser que faça algo específico que necessite tanto deste diretório.

Eu tenho o costume de sempre limpar o cache do apt, e estar de olho no HD, e nunca vi estes locais encherem o HD a ponto de causarem problemas, nem mesmo nos servidores de onde trabalho, que ficam meses sem serem desligados.

Sei que esse tema muito me interessa, e estou de olho nele desde o dia que postou. Gostaria de ler os mesmos textos que você, pois sou viciado nesse tipo de leitura.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 24 de Outubro de 2007, 23:52 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!