Autor Tópico: Bugs encontrados no Gutsy e soluções  (Lida 102204 vezes)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #45 Online: 26 de Outubro de 2007, 22:46 »
Essa versão ta bugadona mesmo...

Pra mim foi uma decepção... Antes não tivessem lançado agora e corrigissem os problemas antes...

Também concordo!
Poxa, eu passei esse versão pra várias pessoas que nunca usaram linux na vida e ninguém conseguiu instalar.
Pra mim tinha que funcionar da maneira mais simples possível. Cd no driver, particionar, instalar e pronto!

Imagina eu chegar pra um cara que nunca ouviu falar no Linux, mas que tem curiosidade de conhecer:
- Pra você instalar o ubuntu você tem que colocar o cd, lembrar que a internet tá aberta (quem não tem internet não tem nem vez!), quando ficar tudo preto e o monitor perder o sinal você dá um sudo dpkg-reconfigure xxx, o som só vai funcionar depois que você der um sudo apt-get esound, etc....

Na boa, nem eu to querendo mudar... Vou continuar com o meu já configurado 7.04!
Fizeram um marketing do software grande e ele não atendeu as espectativas! Pelo menos a instalação...


Srs. bom dia.
Além das vantagens citadas abaixo pelo CTAVARES, toda distribuição Linux, tem a magnífica vantagem de o próprio usuário poder customizá-la para atender suas necessidades, então, invés de ficarem dissertando sobre os BUGS, porque vcs não buscam a solução (programando) e encaminhem para https://wiki.ubuntu.com/IdeaPool
É bastante cômodo ficar sentado, postando reclamações e ficar se fazendo de EXPERT para a moçadinha da escola.



Não sei o que o Sr. entendeu do meu comentário acima, mas com certeza você matou as aulas de interpretação de texto do 1º grau!
Ao invés de ficar sentado, postando nonsense, você poderia ter utilizado sua PRIMEIRA mensagem neste fórum se apresentando para o pessoal ao invés de iniciar um tumulto interno!
Belo começo e seja bem-vindo!

Offline ispic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #46 Online: 28 de Outubro de 2007, 03:09 »
Não que isso seja um bug, mas é que falaram sobre a tela de splash...

Eu to com dificuldade de alterar a resolução da tela de login, ela ficou com resolução de 1600x1200 e gostaria de altera-la para 1280x1024...

Obrigado!

Piras

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #47 Online: 28 de Outubro de 2007, 09:56 »
Toda vez que se fala em splash há alguma confusão. O tema é o splash do boot (usplash) ou a tela de apresentação do Gnome (gnome-splash)?

Há soluções fáceis para ambos. Com o startup-manager, também conhecido como SUM, (disponível via apt-get/Synaptic) é muito fácil resolver o problema de ausência do usplash. Basta configurá-lo para a resolução 1024x768 ou 800x600.

Quem deseja ter de volta o gnome-splash terá que usar o Editor de Configurações, que você encontra no submenu Ferramentas do Sistema (submenu que não é ativado par default, antes é preciso fazê-lo usando o Menu Principal em Sistema>Preferências). Uma vez no Editor de Configurações, basta ir ao item apps, ali ao subitem gnome-session e, neste, ao options: aqui, no lado direito da tela, você terá que assinalar a opção show_splash_screen. O "porém" é que aparecerá o splash padrão do Gnome, que é bem feinho. Não há problema: basta instalar o pacote feisty-session-splashes, via apt-get/Synaptic, para que você tenha de volta o gnome-splash do 7.04, que era bastante atraente. Se não quiser, ali mesmo, na telinha onde você ativou o gnome-splash, poderá ser indicado o caminho do splash de sua preferência, que você poderá encontrar no gnome-look.org, art.gnome ou sites similares.

Offline ispic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #48 Online: 28 de Outubro de 2007, 11:57 »
Piras, valeu pela explanação, só pra ajudar ai quem precisar utilizar o "Sum", para instalação via apt-get digete "startupmanager".

So que no meu caso o "problema", esta na janela de inicio (onde faço o login), gostaria de mudar a resolução dessa tela, ja procurei mesmo aqui mas não consegui encontrar coo faço isso...

Obrigado ^^

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #49 Online: 28 de Outubro de 2007, 13:21 »
Piras, valeu pela explanação, só pra ajudar ai quem precisar utilizar o "Sum", para instalação via apt-get digete "startupmanager".

So que no meu caso o "problema", esta na janela de inicio (onde faço o login), gostaria de mudar a resolução dessa tela, ja procurei mesmo aqui mas não consegui encontrar coo faço isso...

Obrigado ^^

ispic, acho que o que você está falando é mudar a resolução do GDM (GNOME Display Manager) não é? Eu não tenho nehum problema com o GDM mas gostaria de aprender como mudar a resolução dele também, por puro aprendizado ^^
« Última modificação: 28 de Outubro de 2007, 13:23 por kErNeL_sCrIpT »

Offline aniceto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #50 Online: 28 de Outubro de 2007, 14:59 »
Olá pessoal,
gostaria de alertar, pelo menos comigo, que o bug apresentado como o travamento aos 82% da instalação, não existiu, o que ocorreu é que aos 82 ele parou bastante tempo, depois, instalou normal. Não entendi bem o motivo daquela parada, mas depois apareceu uma tela dizendo que não foi possivel verificar as fontes.  Depois por um problema com o broffice, achei melhor, fazer nova instalação, e aí ativei a internet, só que a minha internet é discada, demorou mais do que a primeira vez, só que desta vez ele atualizou a lista.
Resumindo, esse bug não ocorreu aqui, apenas demorou tentando acessar a internet, depois prosseguiu normalmente.

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #51 Online: 28 de Outubro de 2007, 17:26 »
5º Problema

Depois da tela do GDM e antes de aparecer a área de trabalho não está aparecendo o splash do ubuntu mostrando os processos sendo carregados.

Por falar no Splash, parece que ele está vindo desabilitado.

Vá em "Sistema - Preferencias - Splash Screen" e marque a caixa "mostrar splash screen ao iniciar"  ou Show splash screen on startup. (Se não tiver nenhuma imagem dentro da caixa ele vai usar a imagem padrão).

Ah. Já que estão opinando sobre a distro vai lá. Eu uso linux há cinco anos, já passei por tanta distro que nem me lembro mais - uso Ubuntu há um ano e meio (desde a 6.06). Esse 7.10 é a melhor e mais bem acabada distro que já usei. Penso que aquele que acha que "não aparecer splash" , não tocar som quando o passa o ponteiro do mouse etc são problemas. Nunca usou outras distros, Na Europa, houve um movimento para os consumidores simplesmente devolverem o Windows vista. A no começo a microsoft disse que só os que compraram "vista ultimate" poderiam voltar, depois, tendo em vista a pressão, teve que acatar e permitir que os usuários pudessem voltar ao Win XP. Nosso Ubuntu põe qualquer vista no chinelo, mas o povo fica discutindo e quase brigando por causa da tela de splash. Ahahahahaha.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2007, 17:35 por advogama »
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline Fazzio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #52 Online: 28 de Outubro de 2007, 17:45 »
Bem resolvi escrever aqui alguns bugs que tive e as soluções de alguns deles para que seja um ponto de encontro dos usuários do Gutsy para poderem solucionar seus problemas parecidos e dar algumas dicas de soluções para outros problemas relatados ou não por aqui.

2º Problema:

Após escolher o Ubuntu no GRUB e antes de aparecer a tela do GDM pedido nome e senha, ficava numa tela preta com uma mensagem no centro falando de freqüência inadequada

Citar
Solução:

A solução é simples. Abra o arquivo /etc/usplash.conf:

sudo gedit /etc/usplash.conf

E coloque os valores correspondentes à sua resolução. No meu caso fica assim:


# Usplash configuration file
xres=1024
yres=768


Feito isso, no terminal rode o comando

sudo update-usplash-theme usplash-theme-ubuntu



Após executar esse comando meu Ubuntu não consegue mais bootar ... dá uma mensagem de Kernel Panic.

RAMDISK - Ran out of compressed data.
Invalid Compressed Format
Kernel Panic - Not Syncing
VFS: Unable to mount root fs on ... (não dá pra ler o resto).

Alguma sugestão pra conseguir usar o sistema de novo? ... nem o Rescue mode funciona.

Valeu!

Offline ispic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #53 Online: 28 de Outubro de 2007, 18:11 »
Piras, valeu pela explanação, só pra ajudar ai quem precisar utilizar o "Sum", para instalação via apt-get digete "startupmanager".

So que no meu caso o "problema", esta na janela de inicio (onde faço o login), gostaria de mudar a resolução dessa tela, ja procurei mesmo aqui mas não consegui encontrar coo faço isso...

Obrigado ^^

ispic, acho que o que você está falando é mudar a resolução do GDM (GNOME Display Manager) não é? Eu não tenho nehum problema com o GDM mas gostaria de aprender como mudar a resolução dele também, por puro aprendizado ^^

Acho que é isso mesmo, gostaria de mudar a resolução exatamente da tela onde faço o login, e também se for possivél sua cor de fundo, depois que eu faço o login aparece uma cor, que é a padrão, um tom de marrom, e depois aparece a cor que eu defini e ai o walpaper que defini para area de trabalho...

Se alguém poder dar uma ajuda pra nos =]

Valeu!

alarcon

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #54 Online: 28 de Outubro de 2007, 19:08 »
5º Problema

Depois da tela do GDM e antes de aparecer a área de trabalho não está aparecendo o splash do ubuntu mostrando os processos sendo carregados.

Por falar no Splash, parece que ele está vindo desabilitado.

Vá em "Sistema - Preferencias - Splash Screen" e marque a caixa "mostrar splash screen ao iniciar"  ou Show splash screen on startup. (Se não tiver nenhuma imagem dentro da caixa ele vai usar a imagem padrão).

Ah. Já que estão opinando sobre a distro vai lá. Eu uso linux há cinco anos, já passei por tanta distro que nem me lembro mais - uso Ubuntu há um ano e meio (desde a 6.06). Esse 7.10 é a melhor e mais bem acabada distro que já usei. Penso que aquele que acha que "não aparecer splash" , não tocar som quando o passa o ponteiro do mouse etc são problemas. Nunca usou outras distros, Na Europa, houve um movimento para os consumidores simplesmente devolverem o Windows vista. A no começo a microsoft disse que só os que compraram "vista ultimate" poderiam voltar, depois, tendo em vista a pressão, teve que acatar e permitir que os usuários pudessem voltar ao Win XP. Nosso Ubuntu põe qualquer vista no chinelo, mas o povo fica discutindo e quase brigando por causa da tela de splash. Ahahahahaha.

Caro advogama já discuti sobre isso, não sei se foi neste tópico ou em dois outros que falam dos problemas no Gutsy, que não considero este ( 5º Problema) um problemas real, pois acho que o splash não está instalado intencionalmente por isso nem fiz questão de postar alguma solução lá no começo deste tópico por que prefiro sem ele que não me faz falta e acho até melhor assim. Só deixe relatado lá para que os que tenham este "problema" saibam que não é só com eles que acontece isso e  para quem quisesse postar aqui a solução, como já fizeram alguns nobres colegas de fórum.

Offline mathdelic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #55 Online: 02 de Novembro de 2007, 12:39 »
Meu problema era o seguinte:

No boot, na hora de entrar o splash, a tela ficava preta e o boot congelava (sem atividade no hd) por 2 minutos. Depois seguia normal. O sistema é super, super rápido. apenas no boot tinha essa lentidão. O problema era que estava configurado uma resolução maior do que a suportada. Estava com 1280X1024, mas só dá pra usar no máximo 1280X800 (wide, 15,4''). No SUM não é oferecida esta resolução, então tive de setar na mão, editando o arquivo /etc/usplash.conf e depois fixando com o comando "sudo update-usplash-theme usplash-theme-ubuntu", por dica de outro colega deste tópico.

Toda vez que se fala em splash há alguma confusão. O tema é o splash do boot (usplash) ou a tela de apresentação do Gnome (gnome-splash)?

Há soluções fáceis para ambos. Com o startup-manager, também conhecido como SUM, (disponível via apt-get/Synaptic) é muito fácil resolver o problema de ausência do usplash. Basta configurá-lo para a resolução 1024x768 ou 800x600.

Ubuntu 7.10 # Com KDE.
DELL Vostro 1000
Sempron Mobile 3500+ (1,8 GHz, 512 KB)
2 GB de SDRAM DDR2 de 533 MHz
80GB SATA
Integrada ATI Radeon® Xpress 1150 HyperMemoryTM

Chipset ATI RS485M / SB600
WXGA (1280x800) Widescreen de 15,4"

Offline Redley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #56 Online: 02 de Novembro de 2007, 17:10 »
Olá!
Só queria deixar aqui registrado em relação ao travamento do sistema em 82% da instalação, que a opção de desabilitar a rede no icone ao lado do relogio funciona!!!
Instalou rapido!
Agora tô com um problema que quando coloco os dados na configuração de internet o sistema trava e ficam piscando as luzes do Caps e Scroll, tive q resetar. É algum outro bug?????
Eu uso placa wireless RTL8185.

Alguem têm alguma dica maneira aí pra configurar a placa?

Sou novo no Ubuntu 7.10.

Obrigado!!!

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #57 Online: 03 de Novembro de 2007, 15:25 »
Pessoal,
Tenho um problema no 7.10 Gutsy.
Não consigo instalar nenhum pacote .deb, clico sobre o arquivo, abre a janela de instalação, clico em instalar, o programa parece que está instalando e depois some e não instala nada.
Como se chama o pacote de instalação de arquivos .deb pois penso em reinstalar ele. Tem outra solução?

Vlw

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #58 Online: 03 de Novembro de 2007, 17:06 »
O nome é "gdebi".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline mathdelic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #59 Online: 04 de Novembro de 2007, 15:01 »
Estranho!

Perguntas a serem respondidas antes de procurar erros no sistema:

1 - É uma instalação limpa?

2 - Qual a procedência do pacote? Alias, quais pacotes?

3 - Você fez a verificação do cd que usou para a instalação?

Nessas horas, fica mais fácil pedir ajuda se vc rodar num terminal e postar os erros. Neste caso:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i nome_do_pacote_em _questão_incluindo_o_caminho_caso_não_estejam_na_pasta atual
Além, é claro, dos procedimentos que vc já tentou até aqui e seu respectivos retornos.

flw

Pessoal,
Tenho um problema no 7.10 Gutsy.
Não consigo instalar nenhum pacote .deb, clico sobre o arquivo, abre a janela de instalação, clico em instalar, o programa parece que está instalando e depois some e não instala nada.
Como se chama o pacote de instalação de arquivos .deb pois penso em reinstalar ele. Tem outra solução?

Vlw
« Última modificação: 04 de Novembro de 2007, 15:06 por mathdelic »
Ubuntu 7.10 # Com KDE.
DELL Vostro 1000
Sempron Mobile 3500+ (1,8 GHz, 512 KB)
2 GB de SDRAM DDR2 de 533 MHz
80GB SATA
Integrada ATI Radeon® Xpress 1150 HyperMemoryTM

Chipset ATI RS485M / SB600
WXGA (1280x800) Widescreen de 15,4"