Autor Tópico: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?  (Lida 16283 vezes)

Offline edsonlopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
.Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Online: 22 de Outubro de 2007, 09:50 »
Olá pessoal,
acabei de instalar o Xubuntu 7.10 Gutsy Gibbon em um terminal da empresa, e estou tentando instalar o Open Office e estou com problemas.

Eu instalei o pacote OOffice pelo Synaptic, ele não coloca os ícones no menu do sistema, pois bem, tentei iniciar pelo comando "soffice -writer" ou "soffice -calc", e como resposta eu tenho a menssagem "Não é possível iniciar o aplicativo. O idioma da interface do usuário não pode ser determinado."...

Tentei instalar o pacote BROffice então, e esse é o que eu realmente estava interessado.

Quando eu tento instalar o BROffice, eu tenho toda vez essa msg:
E: /var/cache/apt/archives/broffice.org_1%3a2.3.0-1ubuntu5.1_all.deb: trying to overwrite `/usr/lib/openoffice/program/intro.bmp', which is also in package openoffice.org-common

Agora vem a dúvida: Tem como instalar o OpenOffice/BROffice no Xubuntu? Como?

Desde já grato a todos,
Edson Lopes


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2007, 14:56 »
Estou com o mesmissimo problema no gnome. Tentei instalar o bro e os icones sumiram.

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2007, 15:36 »
sudo apt-get install broffice.org -d
sudo dpkg -i --force-overwrite /var/cache/apt/archives/broffice.org_1%3a2.3.0-1ubuntu5_all.deb

OBS: talvez o pacote broffice seja atualizado, logo apenas digite "broffice.org" e aperte tab no final do segundo comando.
OBS2: espalhem essa solução, resolve tudo...

O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2007, 14:57 »
Citar

sudo dpkg -i --force-overwrite /var/cache/apt/archives/broffice.org_1%3a2.3.0-1ubuntu5_all.deb


Não rola. Informa que o Arquivo ou diretório é inexistente


[],s

Offline Warlike Wolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • "My turn to save you"
    • Ver perfil
    • - NamelesS -
Re: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2007, 21:33 »
Xubuntu é um pé mesmo cara, to começando a perceber que não devia ter tirado o Ubuntu.
"Change"

Offline Nei Freitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2007, 08:55 »
Pelo que sei você deve desinstalar o Open Office primeiro e depois instalar o BrOffice:

sudo apt-get remove openoffice*

Se voce já utiliza alguma versão anterior do broffice, voce poderá carregar o synaptic e procurar pela ocorrência broffice e remover todos eles. Voce pode tentar tambem o comando “sudo apt-get remove broffice*”, mas não tenho certeza se funcionará.

E para instalar o BrOffice:

Instalação no Linux
Para Mandriva 2007, visite o site da comunidade Mandriva Brasil clicando AQUI.

1.Descompacte o arquivo copiado do site do BrOffice.org em um diretório da sua preferência. Dentro do diretório, você poderá usar o comando tar para a descompactação.

Se o arquivo estiver compactado em formato .gz, use:

tar xvzf broffice.org_2.0.xxx_LinuxIntel_install.tar.gz
Se o arquivo estiver compactado em formato .bz2, use:

tar vxjf broffice.org_2.0.xxx_LinuxIntel_install.tar.bz2
2.Se necessário utilize o comando su para fazer a operação como usuário root.

1.Entre no diretório criado pela descompactação com o comando cd seguido do nome do novo diretório recém criado. Neste diretório estarão os arquivos RPMs.

2.Se você estiver usando os pacotes RPM, execute o comando

 
rpm -Uvh *rpm
Se você estiver usando pacotes DEB, use:

 
dpkg - i *deb
para instalar o BrOffice.org no diretório padrão /opt.

3. Entre no diretório desktop-integration com o comando cd e execute rpm -Uvh para o rpm adequado ao seu sistema, ou dpkg -i, no caso de usuários de pacotes deb. Por exemplo, para usuários de sistemas baseados em RedHat, deverá ser usado o comando

rpm -Uvh broffice.org-redhat-menus-.noarch.rpm
Na primeira vez que você executar o BrOffice.org após o processo de instalação, serão apresentadas algumas telas de configuração onde você verificará o licenciamento do pacote, informará dados básicos e registrará sua cópia.

4. Entre normalmente no sistema com seu usuário de trabalho. Se o processo de instalação do BrOffice.org terminou com sucesso, você poderá verificar que foi criado um grupo de programas chamado BrOffice.org no menu do botão Iniciar.

5. Clique em qualquer componente do BrOffice.org como, por exemplo, o BrOffice.org Writer. Uma janela de Boas-vindas será apresentada.

6. Clique em Próximo para ir até a tela de licenciamento do pacote.

Com a barra de rolagem, vá até o final do texto e clique em Aceitar.

7. Se você tiver uma versão anterior do BrOffice.org instalada, aparecerá a tela de tranferência de dados pessoais. Se você desejar manter os dados de uma instalação anterior, marque a opção e clique em Próximo.

8. Será mostrada a tela de Informações do Usuário.

Os dados que você inserir aqui serão úteis em propriedades de documentos e modelos quando você compartilhá-los com outros usuários. Esses dados poderão ser modificados a qualquer momento através do menu Ferramentas > Opções.

9. Depois de completar o formulário, clique em Próximo para ir até a tela de registro.

10. Na tela de registro, você precisará estar conectado a Internet se marcar a opção "Gostaria de me registrar agora". Nesse caso, ao clicar em Finalizar, o seu navegador irá até a página do OpenOffice.org e você será redirecionado para uma página de informações.

Se você não estiver conectado a Internet, poderá escolher por se registrar mais tarde.

O registro e a pesquisa são opcionais e não são necessários para o uso completo do BrOffice.org.

O registro também não está vinculado a qualquer participação em listas de usuários.

Ao clicar em Finalizar você terá completado o processo de instalação do BrOffice.org!

Parabéns! Para mais informações, consulte a Ajuda (menu Ajuda) do pacote ou o portal www.broffice.org.

Fontes: http://www.broffice.org/instrucoes_basicas_de_instalacao e http://hamacker.wordpress.com/2006/12/12/instalando-o-broffice-204-no-ubuntu-remake/

Espero ter ajudado!!
Nei Freitas

Offline Boxxer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2008, 09:26 »
Xubuntu é um pé mesmo cara, to começando a perceber que não devia ter tirado o Ubuntu.

hum?


Cara, não faça isso. Você está generalizando só pq alguem teve problema com a instalação de uma determinada versão do linux/ubuntu ela não presta?

Isso é muito relativo. Tu não ganha nada generalizando dessa maneira a não ser criar preconceitos o que o linux já tem demais

E sim uso o Xubuntu e fora o monitor de bateria que agora quando reinstalei o xubuntu, o monitor ficou um pouco "maluco" mas é o de menos, na instalação antiga tudo rodava perfeitamente.


Abraços.


Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Re: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 11:38 »
Instalei o broffice com o pacote pra debian do site do broffice, segui as instruções do site e instalou direitinho, o unico problema, pelo menos pra mim que estou remasterizado o xubuntu pra usar no centro de inclusão digital em que trabalho, é que os atalhos no menu aplication/escritorio so abre aquela tela inicial do broffice, onde tenho que clicar em novo e escolher o que quero se é um texto ou uma planilha, etc. Para mim como usuario não há problema, mas vou utilizar a distro com pessoas que estarão tento seu primeiro contato com coputadores e é preciso faciliar ao maximo.
Bem a questão é: como faço pra mudar estes atalhos no menu aplication/escritorio para que quando o aluno clicar em writer (exemplo) seja aberto o writer?
Ubuntu tá no pário!!

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Resposta #8 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 22:53 »
marcinhostudiopro, os programas broffice e openoffice são chamados com um parâmetro para já iniciar o que você quer, caso queira writer ou impress..então você cria um ícone no desktop ou no menu com o seguinte comando: broffice -writer, broffice -calc ou broffice -impress (este último não tenho certeza) com o openoffice acho que segue o mesmo.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Re: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 11:43 »
vlw!!! [reolvido]

O meu broffice ocupa uns 400MB no disko, é normal?
Ubuntu tá no pário!!

Offline carbonyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Resposta #10 Online: 25 de MAR?O de 2009, 18:40 »
Boa dica ares, estava com esse problema no meu BrOffice 3.0, no Ubuntu Intrepid Ibex.
Depois de uma atualização parcial os aplicativos dessa suíte deixaram de iniciar... sobrescrever o arquivo deu certinho!
Obrigado pela dica e por ter me ajudado a trazer meu BrOffice de volta!
Pensei que ia ter que reinstalar o Ubuntu... rsrs.
o/

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: .Xubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) + BrOffice/OpenOffice = Tem como?
« Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2009, 12:23 »
sudo apt-get install broffice.org -d
sudo dpkg -i --force-overwrite /var/cache/apt/archives/broffice.org_1%3a2.3.0-1ubuntu5_all.deb

OBS: talvez o pacote broffice seja atualizado, logo apenas digite "broffice.org" e aperte tab no final do segundo comando.
OBS2: espalhem essa solução, resolve tudo...



Valeu Ares, estava com esse problema no Xubunntu 9.04 e resolveu.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.