Autor Tópico: Virtualbox... ajuda ai....  (Lida 17000 vezes)

Offline sottam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 317
    • Ver perfil
Virtualbox... ajuda ai....
« Online: 22 de Outubro de 2007, 11:40 »
Boa Tarde pessoal... galera consegui instalat o virtualbox tranquilo no meu pc.... so que pra mim poder conseguir instalar e rodar  um programa nele tenho q entrar com esse comando....

sudo virtuqal box

Esse é o erro que da se eu não entro como root....



The VirtualBox kernel driver is not accessible to the current user. Make sure that the user has write permissions for /dev/vboxdrv by adding them to the vboxusers groups. You will need to logout for the change to take effect..
VBox status code: -1909 (VERR_VM_DRIVER_NOT_ACCESSIBLE).


Código de Resultado:
0x80004005
Componente:
Console
Interface:
IConsole {1dea5c4b-0753-4193-b909-22330f64ec45}

 

alguem sabe como resolvo isso... ja dei uma pesquisada aqui no forum  e até encontri algumas coisas mas nada deu certo.. tipo essa dar pérmição a esse earquivo... /dev/vboxdrv com esse comando

sudo chmod +w /dev/vboxdrv


não sei se esse comando ta certo.....



outra coisa também... como eu caço pra deixar a tela full??? como faço pra voltar pro ubumto sem precisar fechar o virtualbox???
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2007, 14:20 por sottam »

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2007, 11:43 »
bom dia pessoal, instalei o virtualbox mas quando voi iniciar da esse erro...




alguem pode ajudar???

Dá uma olhada no meu blog, a solução está lá.

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2007, 12:45 »
O proprio aviso te dá a resposta. abra um terminal e digite  sudo /etc/init.d/vboxdrv start
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline sottam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 317
    • Ver perfil
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:14 »
O proprio aviso te dá a resposta. abra um terminal e digite  sudo /etc/init.d/vboxdrv start


opa amigo..... ja tentei fazer o que o aviso diz e olha só....

sottam@sottam-desktop:~$ sudo /etc/init.d/vboxdrv start
[sudo] password for sottam:
 * Starting VirtualBox kernel module vboxdrv                                    FATAL: Error inserting vboxdrv (/lib/modules/2.6.22-14-generic/misc/vboxdrv.ko): Invalid argument

 * Modprobe vboxdrv failed. Please use 'dmesg' to find out why.
sottam@sottam-desktop:~$



alguma idéia???

Offline sottam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 317
    • Ver perfil
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:23 »
bom dia pessoal, instalei o virtualbox mas quando voi iniciar da esse erro...




alguem pode ajudar???

Dá uma olhada no meu blog, a solução está lá.

opa blz amigo... desculpe minha ignorancia... mas fui até teu blog e não entri nada q pudesse me ajudar ...

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2007, 10:42 »
bom dia pessoal, instalei o virtualbox mas quando voi iniciar da esse erro...




alguem pode ajudar???

Dá uma olhada no meu blog, a solução está lá.

opa blz amigo... desculpe minha ignorancia... mas fui até teu blog e não entri nada q pudesse me ajudar ...

Precisamos criar um grupo ‘vboxusers’ e acrescentar os usuarios que utilizaram o virtualbox a esse grupo :

sudo groupadd vboxusers
sudo usermod -G vboxusers -a login_do_usuario

Precisamos mudar as permissões de ‘/dev/vboxdrv’ objetivando permissão a esse disposito pelos usuarios do grupo ‘vboxusers’ :

sudo chmod 660 /dev/vboxdrv
sudo chgrp vboxusers /dev/vboxdrv

Para prevenir que as permissões de ‘/dev/vboxdrv’ não sejam apagadas no momento do boot, precisamos fazer algumas modificações no sistema de boot do Ubuntu. Dê um ALT+F2 e execute “gksu gedit /etc/udev/rules.d/40-permissions.rules”, e por fim acrescente ao final do arquivo :
KERNEL==”vboxdrv”, GROUP=”vboxusers”, MODE=”0660″

(cuidado, acima é usado aspas duplas, esse blog tem a mania de troca-lo por outros caracteres. Também, se trocar 660 por 666 vai tornar o dispositivo público)



Leia com atenção :

Dentro do VirtualBox existe uma tecla especial denominada “HostKey”, essa tecla serve para voce cambiar entre o sistema operacional “Host” e anfitrião. Se voce estiver dentro da máquina virtual e desejar retornar para o Linux, voce deverá teclar justamente a HostKey. O padrão do VirtualBox para a Hostkey é a tecla CTRL do lado direito. Porém, essa tecla pode ser inconveniente para usuários de Notebooks onde alguns modelos tem a tecla CTRL apenas do lado esquerdo do teclado. Se este for também o seu caso, a primeira coisa a fazer é trocar a “HostKey”, para isso vá em File->Global Settings->Input e então ligue a opção “auto caputure keyboard” e clicando com o mouse dentro do campo denominado “HostKey” pressione uma tecla do seu teclado que seja conveniente para ser usada como “HostKey”, dê absoluta preferência a tecla mortas no seu sistema, isto é, teclas que não tem utilidade (teclados multimidia são cheios destes) ou cuja utilidade é minima. Eu por exemplo, uso aquela tecla que chama o menu popup do windows, não sei como ela se chama, mas tem o logo do microsoft windows nele.


Compartilhando Arquivos entre Host e Guest machine

No host linux, abra o terminal e digite "VBoxManage sharedfolder add "winxp" -name MySharedFolder -hostpath "/home/user_name"
Mude user_name para o nome do seu usuário
-winxp = nome da VM que você quer compartilhar os arquivos
-MySharesFolder = nome da pasta que será apresentado no OS guest.
-/home/user_name = Diretório no host que vai ser compartilhado, nesse caso, sua home folder.

Dentro do OS guest, abra o terminal no windows e digite
"net use E: \\vboxsvr\MySharedFolder"
Pode ser escolhido qualquer letra em vez de E:

Agora no windows deverá aparecer um drive conectado ao linux, pode acontecer de ficar como disconnected, mas funciona mesmo assim, um bug da microsoft ;-)

Ve se resolve......

Offline sottam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 317
    • Ver perfil
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2007, 14:22 »
Boa Tarde pessoal... galera consegui instalat o virtualbox tranquilo no meu pc.... so que pra mim poder conseguir instalar e rodar  um programa nele tenho q entrar com esse comando....

sudo virtuqal box

Esse é o erro que da se eu não entro como root....



The VirtualBox kernel driver is not accessible to the current user. Make sure that the user has write permissions for /dev/vboxdrv by adding them to the vboxusers groups. You will need to logout for the change to take effect..
VBox status code: -1909 (VERR_VM_DRIVER_NOT_ACCESSIBLE).


Código de Resultado:
0x80004005
Componente:
Console
Interface:
IConsole {1dea5c4b-0753-4193-b909-22330f64ec45}

 

alguem sabe como resolvo isso... ja dei uma pesquisada aqui no forum  e até encontri algumas coisas mas nada deu certo.. tipo essa dar pérmição a esse earquivo... /dev/vboxdrv com esse comando

sudo chmod +w /dev/vboxdrv


não sei se esse comando ta certo.....



outra coisa também... como eu caço pra deixar a tela full??? como faço pra voltar pro ubumto sem precisar fechar o virtualbox???


Offline jader_justino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2008, 01:22 »
Valeu aniquilator eu estava exatamente com o mesmo problema e essa sua última citação foi a que resolveu...um bjo ;D
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 20:31 por jader_justino »
Asus M2N-X - 1 GB DDR2 800   - AMD 4000+ (duo core 2100)   2 HD de 160 GB   -   Geforce 7100 GS - CD - DVD -  Ubuntu 11.01

Offline boron08

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2008, 14:55 »
Obrigado pelo tutorial. Ajudou muitissimo, mas ainda tenho problemas no USB.
Fiz tudo o que voce escreveu, finalmente na opção USB aparece meus 2 pendrives com vendor, produto, rev., mas na propria tela do virtualbox a indicação de usb fica cinza, indicando filtro de dispositivos 2 ativos.
Quando eu inicio o windows na propria tela na parte inferior onde indica HD, CDROM, a figura do USB fica cinza dizendo Estado não disponível.

O que falta para fazer funcionar.

Estou usando o virtualbox completo(não OSE), Ubuntu 8.04LTS
Obrigado

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #9 Online: 20 de Setembro de 2008, 20:00 »
Aniquilator,

Parece que você é o tampa em Virtualbox por aqui, por isso preciso de uma dica sua.

Após seguir o tutorial que você nos forneceu, estou agora obtendo o seguinte erro na tentativa de iniciar a máquina virtual:

Citar
VirtualBox kernel driver cannot be opened.
VBox status code: -1911 (VERR_VM_DRIVER_OPEN_ERROR).

Código de Resultado: 0x80004005
Componente: Console
Interface: IConsole {1dea5c4b-0753-4193-b909-22330f64ec45}

Tem alguma orientação para mim?

Obrigado,

Marcelo

 

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2008, 22:15 »
Caros,

Já resolvi o problema. Bastou usar o Synaptic para instalar os drivers que faltavam.

Mas, como estamos no Linux, algo tinha que dar errado, certo?

Depois que instalei os drivers, perdi som e aceleração gráfica. Meu PC tem placa de som Soundblaster e placa gráfica NVidia Geforce 8400. Nenhuma das duas funciona mais.

Alguém pode me socorrer?

Obrigado,

Marcelo

Offline andrake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • gregh@andrake.org
    • Ver perfil
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2008, 17:58 »
Permissão Full: chmod 777
Primeiramente, cadastre seu usuário no grupo ‘vboxusers’ :

    sudo adduser seulogin vboxusers

É intrigante que você seja obrigado a reiniciar sua sessão gnome para que o comando acima passe a valer, portanto feche o seu login e entre novamente.

Aumentar a tela: Durante o processo de instalação não há como aumentar, porém deopis de instalado o windows, modifique
a sua resolução no ambiente de virtualização para 800 * 600.


: Espero ter ajudado.

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Virtualbox... ajuda ai....
« Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2008, 19:04 »
Infelizmente, só consegui resolver o problema reformatando o HD e recomeçando do zero. Antes disso, não houve jeito de eu conseguir que alguém me ajudasse.

Valeu pela intenção mesmo assim.