Você pode até criptografar teus arquivos, mas duvido que mais que 10% das pessoa que usarem este recurso criptofarão seus arquivos com pelo menos 8 bits, quem dirá 1024!!!
O Google realmente tá acumulando muita informação, e claro que isso é um tanto quanto preocupante.
A minha sensação sobre isso é mista.
1º-- em relação ao email, não procede a critica ao Gmail em especifico, visto que qualquer empresa que forneça serviço de e-mail, como a microsoft, o Yahoo, entre outros, provalvelmente tem acesso, SE QUISEREM, aos email de seus usuários, então é algo geral, e não só do google. Por tanto, ou a gente cria o habito de baixar sempre os email pro computador,ou lemos e deletamos eles diariamente, ou faz um serviço de email num servidor proprio(improvavel para usuários comuns), ou deixamos as informações lá no servidor deles sem nos preocuparmos. Eu não vejo como ter garantias de privacidade mais fortes em um serviço de email de qualquer empresa do que o compromisso da empresa em não olhar os e-mail.Afinal, mesmo que eles colocassem criptografia, a criptografia seria deles, e, sendo assim, quebrariam facilmente se quisessem.
2º-- em relação as buscas do google, como em qualquer outro buscador, o pesquisante deveriar ser sempre anonimo, pois pra mim não faz sentido guardar informações que identifiquem quem está pesquisando no Google, no Yahoo, no serviço da microsoft ou em qualquer outro como o IP, como é corriqueiro eles fazerem por um determinado tempo, mas, como disse no caso do gmail, não adianta criticar o Google em especifico, os governos deveriam cobrar mais de TODOS detentores de serviços de pesquisas em relação a privacidade.
3º--Eu sou totalmente contra a ideia de se criar um desktop online onde o usuário poderia ate guardar seus arquivos pessoais. Ter alguns aplicativos como softwares de planilhas eletrônicas online para eventualidades é um coisa, agora fazer da net o teu computador pessoal é loucura!!!Primeiro por que a privacidade, já um tanto escassa, iria para o espaço, e segundo por que se já é possível pra um hacker invadir as informações de alguem estando elas no HD normal, deixa-las a disposição na internet é no mínimo loucura.Eu, sinceramente, não vou querer este serviço nunca.
Pra finalizar, o Google cresceu muito e não adianta ignorar que ele existe. Ele é útil, sim, em muita coisa, mas é preciso que tanto o Google, como o yahoo, microsoft, entre outros que detenham serviços online, encontrem limites para não ferir o direito de privacidade das pessoas.É preciso criar regras mais sólidas num mundo, a internet, que é costumeiramente conhecido por não telas, ou não reconhece-las. Se não nos tornaremos prisineiros de algo que na teoria deveria só abrir novos horizontes.