Autor Tópico: [DICAS] CLipper no Linux - DOSEMU  (Lida 10177 vezes)

Offline cruzcarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
[DICAS] CLipper no Linux - DOSEMU
« Online: 23 de Outubro de 2007, 02:07 »
Muita gente ainda tem programas Clipper em atividade e querem portá-los para o linux especificamento o kurumin, existem 2 opções de programa para rodar o seu programa clipper sem ter que recompilá-lo: O Dosemu e Dosbox, o dosbox é interessante porém não suporta impressão.
Falemos sobre o Dosemu

1. Instalação :
sudo apt-get install dosemu
Esse pacote do dosemu já vem com o freedos inslredirtalado, se você precisa de alterações específicas no config.sys e autoexec.bat, terá qua alterá-los aqui também. Vc podé instalar o MSDOS 6.22 se quiser também.

2. Opções de utilização:
2.1 "dosemu" - Vai abrir o dosemu no X
2.2 "dosemu -t" - Vai abrir o dosemu no terminal com nítido aumento de performance ficando mais rápido inclusive do que o programa original rodando no Windows 98.

3. Alterando as configurações
Todas as configurações do dosemu são feitas no arquivo /etc/dosemu/dosemu.conf
Abra o arquivo e edite o que for necessário

Editando o dosemu.conf
3.1 Dica para Acentuação e Teclado para dosemu - t
$_internal_char_set = "cp850"

3.2 Dica para Teclado para o modo x(dosemu)
modo X, com está opção abaixo o teclado pode ser melhor reconhecido. A acentuação que tem outra dica pra funcionar mas que não me lembro :
$_X_keycode = (off)

3.3 Impressão
no Kurumin é preciso acrescentar que o comando de impressão é o kprinter ao invés do lpr
$_lpt1 = "kprinter" ( O Ideal seria kprinter --nodialog para não abrir a caixa de diálogo, mas não funcionou comigo)

Problemas :
Problema comum relatado pelas pessoas é que num local onde utilizam-se máquinas linux e windows, após abertura do programa no linux, nenhuma máquina windows consegue mais abrir o programa do clipper, a solução que a maioria usa é abrir primeiro todas as máquinas o windows e só assim abrir as linux, o que é no mínimo chato. Não sei a solução.

Para mapear a rede use o comando mount -t smbfs...
Se quiser mapear pelo fstab utilize também smbfs
Outra opção é usar o smb4k, marcar para ele remapear a rede automaticamente e colocar na inicialização para chamá-lo

A partir daí edite o autoexec.bat
use o comando lredir botar seu caminho de rede como por exemplo
lredir d: linux\fs%DOSDRIVE_D%


Tou voltado a usar o dosemu, expero trocar experiências...

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: [DICAS] CLipper no Linux - DOSEMU
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2007, 07:52 »
cruzcarneiro,
muito boas as suas dicas sobre o teclado.  Estão funcionando aqui comigo.  Estou usando o DRDOS ao invés do FREEDOS, ouvi dizer que o primeiro é melhor do que o último e até mesmo do que MSDOS.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br