Autor Tópico: (resolvido) Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!  (Lida 8575 vezes)

Offline Markos_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
(resolvido) Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Online: 23 de Outubro de 2007, 08:50 »
Eu instalei o Gutsy amd64 do zero no meu note, antes usava o feisty amd64 que rodava legal mas eu ouvi dizer que a nova versão melhorava o desempenho do disco e tal e eu tava um pouso insatisfeito com relação a isso, então resolvi instalar o 7.10!!

Realmente pude comprovar fazendo bechmark das taxas de transferência de HD e rede local que houve melhorias...

Bom a única coisa que eu não gostei foi o compiz (nunca gostei do compiz) pq ele é muito pesadão, qualquer coisa o uso da CPU vai lá pra cima... Ao contrário do Beryl que é muito mais levinho e fácil de configurar!!

Removi completamente o compiz e o emerald compatível com ele, coloquei os repositórios do feisty no sources.list (pq o gutsy n tem os pacotes beryl)...

Bom, ele instalou o beryl e rodou beleza, o único problema foi na decoração das janelas (emerald), que o synaptic teima em instalar a versão mais nova do emerald que no beryl dá erro na aplicação da decoração das janelas...

Alguem sabe como posso fazer pra fazer o gutsy instalar a versão do emerald compativel com o beryl do feisty??
« Última modificação: 27 de Outubro de 2007, 14:34 por Markos_BR »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2007, 10:57 »
O beryl foi descontinuado, e passou a integrar o compiz-fusion. Sabia?
Eu acho o compiz-fusion mais veloz do que o beryl.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Markos_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2007, 11:26 »
Bonitinho e rapidinho, mas ordinário!!

Vc já viu o uso da CPU quando ta dando uma simples girada no cubo??

O compiz usa 50, 60 70% ou bem mais dependendo dos efeitos que vc botar (tomando como base o processador do meu notebook é claro).

Já no Beryl pouco passa de 10% dependendo dos efeitos bem menos que isso... Testei no 7.04 e agora no 7.10 e deu o mesmo resultado.

Nâo interessa pra mim uma coisa que gaste tanta CPU só porque é "bonitinho" ou "rapidinho", quero um gerenciador de desktop 3d que gaste o mínimo possível de CPU e tenha bons efeitos como o beryl.

Pra mim o projeto compiz fusion não teve nada de evolução pq ficou pesadão e ladrão de CPU.

 Quer conferir? É só botar um programa que monitore o uso da CPU, como o Gkrellm por exemplo pra vc ver como qualquer bobeira que vc faça com o compiz o uso da CPU vai lá pra cima... Todo mundo só fala em compiz pra lá compiz pra cá e ninguém vê isso?

« Última modificação: 27 de Outubro de 2007, 12:05 por Markos_BR »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2007, 11:35 »
Bonitinho mas ordinário!!

Vc já viu o uso da CPU quando ta dando uma simples girada no cubo??

O compiz usa 50, 60 70% ou bem mais dependendo dos efeitos que vc botar (tomando como base o processador do meu notebook é claro).

Já no Beryl pouco passa de 20% dependendo dos efeitos bem menos que isso... Testei no 7.04 e agora no 7.10 e deu o mesmo resultado.

Nâo interessa pra mim uma coisa que gaste tanta CPU só porque é "bonitinho", quero um gerenciador de desktop 3d que gaste o mínimo possível de CPU e tenha bons efeitos como o beryl.

Pra mim o projeto compiz fusion não teve nada de evolução pq ficou pesadão e ladrão de CPU.

 Quer conferir? É só botar um programa que monitore o uso da CPU, como o Gkrellm por exemplo pra vc ver como qualquer bobeira que vc faça com o compiz o uso da CPU vai lá pra cima... Todo mundo só fala em compiz pra lá compiz pra cá e ninguém vê isso?



Engraçado! Fiz o teste com meu notebook, e o compiz chegou a 23% de CPU, isto após deixar o cubo lá por quase um minuto, pois enquanto dei apenas uma volta nele chegou a um pico de 15%/.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Markos_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2007, 11:37 »
A transparência do cubo estava ativada??

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2007, 12:02 »
A transparência do cubo estava ativada??

Estava não, está!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline p4ul0r0g3ri0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2007, 12:04 »
O compiz no Ubuntu 7.10 tá bem leve, pode ser alguma aplicação que esteja pesando ao ser executada com ele.

Offline Markos_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2007, 12:26 »
Na verdade não quero criar polêmica nem discussão de qual é melhor ou pior...
                                                 
Já testei o compiz no feisty e no gutsy, não gostei nem um pouco do dempenho e ponto final!!!  Vcs podem amar o compiz, adorar, achar o máximo, não tenho nada a ver com isso, cada um tem o direito de gostar do que quiser...

A questão em discussão é se alguém sabe como posso instalar a versão do emerald 0.21 pra funcionar junto com o beryl...
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 12:31 por Markos_BR »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2007, 14:02 »
Na verdade não quero criar polêmica nem discussão de qual é melhor ou pior...
                                                 
Já testei o compiz no feisty e no gutsy, não gostei nem um pouco do dempenho e ponto final!!!  Vcs podem amar o compiz, adorar, achar o máximo, não tenho nada a ver com isso, cada um tem o direito de gostar do que quiser...

A questão em discussão é se alguém sabe como posso instalar a versão do emerald 0.21 pra funcionar junto com o beryl...

Rapaz você esta em um fórum. Vão aparecer mensagens a favor do que você diz e contra também, esta falta de educação não vai levar você a nada aqui. Reveja seus conceitos, e o que mais tem aqui é gente querendo ajudar.

Citar
O compiz usa 50, 60 70% ou bem mais dependendo dos efeitos que vc botar (tomando como base o processador do meu notebook é claro).

Já no Beryl pouco passa de 20% dependendo dos efeitos bem menos que isso... Testei no 7.04 e agora no 7.10 e deu o mesmo resultado.

Inclusive já te falei que meu compiz-fusion tem desempenho idêntico ou melhor que o beryl tem ai para você, então o problema que você tem ai é localizado, e talvez seja melhor tentar acertar do que usar algo que não terá mais atualização.

Estamos dispostos a ajudar, mas ser intransigente não ajuda. Por fim espero que obtenha sucesso ai.

[]'s

Cristiano.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 14:04 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Markos_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2007, 14:50 »
Não vi falta de educação nenhuma...

Cada um tem seu gosto e seu jeito,  só estava reconhecendo e respeitando isso...

Inclusive eu tenho o direito de preferir o beryl ora...

Se não tem como ajudar tudo bem, sem problema...

Mas quero testar, experimentar, fuçar, fazer o que ninguém fez ainda e não aceitar tudo como cordeirinho...  ;D

Offline Markos_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2007, 18:45 »
Bom o beryl tá funcionando aqui no Gutsy beleza...

Agora para os defensores do compiz tenho o seguinte desafio a fazer:

Pra provar que o Beryl é mais leve fiz o seguinte teste:
- botei pra rodar quatro vídeos ao mesmo tempo;
- habilitei o efeito de neve;
- habilitei o efeito de chuva;

Vejam o resultado:
Uso da CPU fazendo isso tudo: 44%!



Desafio a qualquer usuário compiz fazer a mesma coisa e postar aqui uma tela com o uso da CPU pelo Gkrellm!!

Ah sim diga também a cpu, pq a minha é um sempron 3500+ através de um note HP/Compaq v6210br e tem que se levar em conta a difereça se alguém postar aí  o screen de um processador bem mais potente tipo dual ou quad-core.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 18:57 por Markos_BR »

Offline canha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2007, 20:20 »
 Realmente tambem devo concordar com o Markos-BR o uso da CPU está mais elevado ao rodar o Compiz , estou com os dois sistemas o 7.04 e o 7.10 o Beryl está mais leve no 7.04
 Agora por favor Markos-BR poderia passar mais detalhes de como voce instalou o Beryl no 7.10 ou continuando nest post ou em outro assim poderia ajudar mais pessoas que queiram instalar o Beryl inclusive eu.
  Valeu.
BIGLINUX 4
SIDUX 2008.03 OUREA
UBUNTU ULTIMATE EDITION 1.8

Offline fabioal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2007, 21:41 »
Fiz um teste aqui, mais por questão de curiosidade mesmo, nunca me importei muito com o percentual do processamento, afinal sempre funcionou redondo aqui em casa.

Aqui é o Ubuntu 7.10, rodando o Compiz-Fusion em um AMD 64 3800+ com 2x512gb RAM.

No teste botei para rodar o seguinte:

- 5 vídeos divx no mplayer;
- Efeitos de chuva, gears, transparência, reflexo do cubo e filtro de textura no modo mais elevado e mais alguns como esmaecimento das janelas, foco, etc, etc.;

E ainda tinha rodando o Openoffice Calc que eu estava brincando com os gráficos em 3D, para ver se eram melhores que no MS Office, dando uma retocada em uma foto da minha filha e um download de um torrent no Deluge, mas acho que isso não deve fazer tanta diferença assim.

Realmente com os 5 vídeos ativados e o efeito chuva o processamento ficou oscilando entre 80% e 90%, mas ainda assim o computador estava tranqüilo para se trabalhar, senti uma pequena lentidão em abrir algumas coisas, mas nada de tão absurdo. Parando o efeito da chuva cai para uns 60% o processamento.

Fechando 4 videos e deixando um só o processamento caiu para a casa dos 20% a 40%. Girando o cubo aí vai para uns 80% mas logo volta para baixo de 40%.

Bom, o processamento pode até ser mais alto que no Beryl, mas eu sinto que o Compiz-Fusion é mais otimizado que o Beryl, o 3D roda liso.



Nas imagens tem alguns erros, mas é que aqui quando o ambiente de trabalho em 3D está ativado, a captura de tela não funciona direito, não sei se é bug ou eu que sou uma anta e não sei usar o aplicativo.

Acho que é isso, mas qual ser humano vai trabalhar assistindo 4 ou 5 vídeos ao mesmo tempo e usando o efeito de chuva ou neve?  :P

[]'s

Offline Hotbit

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • HB-8000
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2007, 22:02 »
Bom, estão querendo comparar Beryl vs Compiz-fusion mas só postaram porcentagens de uso de CPU.
Só isso não indica nada.

Vocês precisam informar também:

Qual placa de vídeo estão usando? Quanta memória esta placa tem?;
Qual driver estão usando (versão)?;
Estão usando XGL? Ou usando AIGLX?

O beryl e o compiz são apenas uma parte do mecanismo que cria aqueles efeitos de desktop.

Offline Markos_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Beryl no Gutsy 7.10 - desafio!
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2007, 23:41 »
[
Fiz um teste aqui, mais por questão de curiosidade mesmo, nunca me importei muito com o percentual do processamento, afinal sempre funcionou redondo aqui em casa.

Aqui é o Ubuntu 7.10, rodando o Compiz-Fusion em um AMD 64 3800+ com 2x512gb RAM.

Realmente com os 5 vídeos ativados e o efeito chuva o processamento ficou oscilando entre 80% e 90%, mas ainda assim o computador estava tranqüilo para se trabalhar, senti uma pequena lentidão em abrir algumas coisas, mas nada de tão absurdo. Parando o efeito da chuva cai para uns 60% o processamento.

Fechando 4 videos e deixando um só o processamento caiu para a casa dos 20% a 40%. Girando o cubo aí vai para uns 80% mas logo volta para baixo de 40%.

Acho que é isso, mas qual ser humano vai trabalhar assistindo 4 ou 5 vídeos ao mesmo tempo e usando o efeito de chuva ou neve?  :P

[]'s

Números ruins hein? Os números do meu Sempron 3500+ com beryl  estão bem melhores que os do seu AMD 64 3800+ com o compiz!

Pois é quase ninguém liga pra o uso da CPU mas pra mim é uma coisa muito importante!! Esse foi um dos motivos que me fez desistir do Vista e me interessar de vez pelo Linux!!!

Mas tô vendo que os caras que fazem o compiz parece que tão aprendendo com os caras da Microsoft a deixar as coisas mais pesadas..  :D :D :D

Claro que ninguém vai assistir vários vídeos de uma vez com chuva e com neve ne??

A intenção disso era fazer um stress test!!

Fazendo o mesmo teste dos 44% que eu fiz acima, o resultado quando fiz com o compiz ficava lascado quase nos ou a 100% o tempo todo!! e o cooler do notebook disparado como louco...

Pra mim mais uso de CPU = menor duração da bateria do meu notebook
           mais uso de CPU = menor poder de processamento para outros aplicativos, já que destop 3D é uma coisa puramente estética!!                     

« Última modificação: 24 de Outubro de 2007, 08:22 por Markos_BR »