Autor Tópico: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel  (Lida 28678 vezes)

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #30 Online: 12 de MAR?O de 2007, 08:29 »
Eu que agradeço o seu empenho em ajudar a quem tem somente um modem para se conectar ;)
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #31 Online: 26 de Outubro de 2007, 19:07 »
Bom como somente agora consegui instalar o Ubuntu 7.10 Gutsy no meu PC, resolvi fazer outro pacote para a instalação e ativação automática (ou quase isso :-)) dos modems que utilizam o driver PC-Tel, pois havia recebido muitos pedidos neste sentido.

Coma já havia falado em outra oportunidade aqui neste tópico do fórum, meu PC antigo que tinha um  modem que usava o driver Smartlink pifou e então com este novo PC o meu modem passou a ser outro, portanto o pacote que fiz não foi testado para saber se está funcionando adequadamente para o Ubuntu 7.10 Gutsy, entretanto segui a mesma lógica dos pacotes anteriores que tinha feito para o Ubuntu 6.06 Dapper e que se mostrou eficiente para muitos usuários que o testaram.

Estou disponibilizando o link aqui para que algumas “cobais” :-) se apresentem para testá-lo no Ubuntu 7.10 Gutsyr e relatar o sucesso ou fracasso do mesmo. Já tive ajuda de dois usuários nos testes, um ainda não me relatou nada e o outro me informou que no seu caso foi necessário fazer uns ajustes para que o seu modem funcionasse bem.

Antes de fornecer o link quero fazer umas considerações:

No caso do Ubuntu 7.10 Gutsy, para se instalar corretamente o modem é necessários instalar alguns pacotes .deb que não foram instalados durante o processo normal de instalação do LiveCD do Ubuntu 7.10 Gutsy, mas que se encontram dentro do LiveCD. Nesta nova versão do Ubuntu o CD não está incluído no sources.list do apt-get como na versão anterior, então eu adicionei um comando no script para adiconar o CD-Rom como fonte de busca para pacotes .deb, mas não sei se a forma que fiz está totalmente correta, pois não testei, pq agora tenho outro tipo de modem. Mas o que fiz no script foi o seguinte:

Adicionei o comando apt-cdrom add, quando da execução do script, que irá fazer a seguinte pergunta no terminal para vc:

Citar
Usando ponto de montagem de CD-ROm /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco ...
Por favor, insira um Disco no leitor e pressione enter

Ou seja, ele está pedindo para que vc coloque o LiveCD do Ubuntu no driver de CD-Rom e depois precione ENTER para ele adicionar o CD-ROM no sources.list do apt-get. Depois de colocar o LiveCD e pressionar ENTER continue com o processo de instalação respondendo ao que for perguntado quer seja por via do terminal, quer seja por via de janelas gráficas que se apresentem durante o processo de instalação, portanto fique atento.

OBS: Deixe o LiveCD no driver de CD-ROM durante o processo de instalação pq ele será necessário como já foi dito logo acima.

O processo de utilização deste pacote é o mesmo que das versões anteriores, ou seja baixe o pacote aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/pctel-arquivos-v4.tar.gz?download

De posse deste arquivo coloque o mesmo em uma pasta do Ubuntu e faça o seguinte:

Abra um terminal em Aplicações > Acessórios > Terminal e digite:

   
Citar
sudo su
    Password: sua senha



para virar root (superusuário)


e entre na pasta onde vc colocou o arquivo pctel-arquivos-v4.tar.gz

   
Citar
cd /caminho do arquivo



descompacte-o assim:

   
Citar
tar -zxvf pctel-arquivos-v4.tar.gz



entre na pasta descompactada:

   
Citar
cd pctel-arquivos-v4



e dê premissão de execução para o script que tem lá assim:

   
Citar
chmod +x install-modem.sh



e por fim execute o script que se encarregará do resto:

   
Citar
./install-modem.sh



OBS: lembrando que antes da barra inclinada "/"  tem um sinal de ponto "."

O instalador irá perguntar o chipset para o qual será gerado o módulo (no terminal, preste atenção), responda pct789 se o seu é o HSP56 Micromodem ou responda cm8738 se o seu é um PCTel onboard C-Media CM8738. Os outros módulos ainda não funcionam no Kernel 2.6 nesta versão do driver.

Citar
please enter your hal type
choose one of: pct789, cm8738, i8xx, sis, via686a
hal type: pct789 (por exemplo)

aguarde o processo terminar e anote qualquer mensagem de erro e depois REINICIE o seu sistema para ver se tudo deu certo.

Dentro da pasta pctel-arquivos-v4 tem um arquivo chamado de Leia-me para possível dúvida quanto ao uso ok.

OBS: Todos os passos devem ser dado em um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal)) e como root (sudo su comando para virar root em um terminal)

Caso após a instalação do pacote seu modem continue sem funcionar ou o mesmo se encontre instável faça a seguinte:

abra um terminal (Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

gedit .wvdial.conf

isto irá abrir o arquivo de configuração do gnome-ppp

Altere a seguinte linha deste arquivo:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

para

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0

ou para

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34

tente as duas (uma de cada vez, é claro) opções diferente da padrão, para ver qual é a melhor para o seu caso. Salve e sai do arquivo de configuração e veja se agora seu modem funciona corretamente.


Atenção: Tem um tipo de modem que no windows é reconhecido como Intel 537ep e no linux como HSP56 Micromodem que na verdade não usa nem o driver da Intel e nem o driver da PCTel e sim o driver da Smartlink e para saber se é esse o seu caso, abra um terminal e digite lspci -d 134d:2189 se retornar algum tipo de informação sobre modem então o no seu caso vc deverá usar o driver da Smartlink.