Autor Tópico: Firefox: Minhas extensões prediletas  (Lida 6492 vezes)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Firefox: Minhas extensões prediletas
« Online: 23 de Junho de 2005, 21:54 »
Firefox: Minhas extensões prediletas

Sou usuário do Firefox desde quando este ainda se chamava Phoenix, e uma das coisas que sempre me agradou foram as extensões.

A primeira vez que precisei realmente de uma delas foi ao tentar acessar alguns sites de revistas nacionais e os menus simplesmente não funcionavam no navegador. Como não queria sair do Linux para o Windows só para acessar o site, acabei achando a solução na forma da extensão User Agent Switcher, que permite que o usuário troque a identificação do browser. A partir daí, volta e meia visito o site do Firefox em busca de novidades. Neste artigo, apresento algumas das extensões que mais utilizo.

Importante: Ao tentar instalar as extensões descritas a seguir, se você estiver utilizando o Firefox atualizado e empacotado para o Ubuntu 5.04 (ou a versão compilada no projeto Ubuntu Backports), vai se deparar com uma página de alerta do Firefox, indicando que há uma versão mais nova disponível. Não há nenhum problema com o seu navegador. A política do Ubuntu é não incluir novas versões de software na distro estável, mas realizar backports para resolver problemas de segurança. Para não receber este aviso é necessário realizar a modificação sugerida no relato deste problema, no Bugzilla do Ubuntu. O terceiro comentário do bug 10681 aponta a solução:

    * Abra a url about:config no seu Firefox
    * Mude o general.useragent.vendorSub para 1.0.4
    * Feche e abra novamente o seu browser

Vamos à lista:

   1. User Agent Switcher: permite que o usuário troque a identificação do browser, bastante útil para aqueles sites que insistem em só atender ao Internet Explorer
   2. ForecastFox: recebe informações do serviço AccuWeather.com e apresenta, entre outros lugares, na barra de status do Firefox, as informações de tempo para a localidade selecionada
   3. AdBlock: apesar de sua validade estar sendo discutida, principalmente por quem faz publicidade via web, esta extensão permite que o usuário bloqueie a exibição de anúncios nas páginas acessadas pelo Firefox, muito útil para aqueles sites que insistem em encher a minha tela de banners
   4. BlogThis: adiciona um menu de contexto para que o usuário possa postar no Blogger a partir de uma página aberta no Firefox
   5. FireFTP: um cliente de FTP completo em seu browser
   6. Save Link in Folder: permite que o usuário defina alguns diretórios nos quais pretende salvar seus downloads e selecioná-los com esta opção ao clicar com o botão direito sobre o link
   7. Scrapbook: esta extensão permite salvar e gerenciar páginas completas de sites da Web, além de realizar busca e filtragem do conteúdo das páginas armazenadas
   8. Wikipedia: adiciona uma barra de tarefas e alguns menus de contexto que facilitam a edição de texto na Wikipedia
   9. Pong!: Nenhum de nós trabalha o tempo todo, certo? Pois bem, esta extensão adiciona o famoso jogo Paredão (para quem conheceu o Telejogo Phillips) ao seu browser. Útil? Nem tanto. Divertido? Com certeza!

Esta é uma lista muito pequena diante da quantidade de extensões disponíveis. Se você procura novas funcionalidades, embelezamentos ou simples diversão, faça uma visita ao site de add-ons do Firefox.

by André Moraes http://www.linuxdailylog.com/

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Firefox: Minhas extensões prediletas
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2005, 16:03 »
Aproveito pra postar mais algumas extensões excelentes (embora eu esteja usando muito mais Opera ultimamente):

Tabbrowser Preferences
adiciona algumas funções a mais de controle das abas
PDF Download
abre uma janela perguntando se você quer que o próprio firefox execute o PDF ou se você quer baixar..
GMail Notifier
fica ali embaixo, no cantinho, dizendo quantos e-mails novos você tem no seu gmail e seu espaço em disco, podendo acessar a página do seu e-mail com um clique.
AutoCopy
copie textos apenas selecionando-os (estilo IRC) com várias opções.
WebDeveloper
essa é pra quem desenvolve sites, simplesmente PERFEITA! Totalmente recomendada, dêem uma fuçada e vocês vão entender do que estou falando.
infoRSS
essa é pra receber notícias RSS, bem legal embora deixe meio poluída a barra de status.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

pubuntu

  • Visitante
Firefox: Minhas extensões prediletas
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2005, 18:21 »
como usar o apt-get para actualizar o firefox?
tenho a versao 1.0.2 e nao consigo actualizar :\

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Firefox: Minhas extensões prediletas
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2005, 20:19 »
Minhas:

Sage - leitor RSS
Adblock - pau nas pop-ups & propagandas em geral
DictionarySearch - não precisa explicar
Google Lite - barra do Google
Download Manager Tweak - cara nova pro gerenciador do Firefox
Forecastfox - previsão do tempo; nem sempre acertam, mas fica bonito no navegador lá embaixo
CuteMenus - ícones legais pro Firefox
SmoothWheel - pro mouse escorregar macio. Vou tirar porque não notei diferença nenhuma até hoje...
You can't always get what you want

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Firefox: Minhas extensões prediletas
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2005, 13:15 »
Perdão por estar levantando o tópico, mas esta é excelente:

Google Customize
Permite alterar diversas coisas na página do Google, como retirar as propagandas (você escolhe se quer na página de imagens, na principal, no GMail, ...), bloquear sites falsos da pesquisa, colocar links para outros sites (aparece lá em cima "Try your search on Yahoo, Ask Jeeves, AllTheWeb, Teoma, MSN, Lycos, Technorati, Feedster, Bloglines, Altavista") e muito mais. É bem interessante!

pubuntu, pra atualizar você precisa primeiro colocar os repositórios dos backports na sources.list. Depois dá apt-get update e abre o Ubuntu Update Manager. ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Firefox: Minhas extensões prediletas
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2005, 18:10 »
Citação de: "pubuntu"
como usar o apt-get para actualizar o firefox?
tenho a versao 1.0.2 e nao consigo actualizar :\



Código: [Selecionar]
sudo apt-get upgrade firefox

Offline Kendi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Firefox: Minhas extensões prediletas
« Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2005, 07:51 »
No momento utilizo essas:
All-in-one Sidebar Como o nome diz e uma sidebar (barra lateral) com várias funções.http://firefox.exxile.net/index.php
Media Player Conectivity Serve para abrir links de stream em seu player favorito, bom pra quem tem problemas com plugins.http://membres.lycos.fr/sethnakht/
Tab X Adiciona um botão na aba para fecha-lahttp://clav.mozdev.org/
Gmail Notifer Este já foi explicado pelo colega LaSSarDhttp://www.nexgenmedia.net/extensions/
Nightly Tester Tools Esse pertime que extensões aparentemente nao compatíveis funcionem nos firefox nightly ou betas, como no caso do Firefox 1.5 beta http://users.blueprintit.co.uk/~dave/web/firefox/buildid/nightly.html

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Firefox: Minhas extensões prediletas
« Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2005, 12:45 »
Legal essa Tab X, fica no estilo do Opera :D
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)