A escolha entre kdm e gdm é uma configuração feita na instalação de um dos dois. Como vc já tem ambos instalados, vc tem duas opções. A melhor seria reconfigurar o kdm, mas como não me lembro de cor, tudo que posso te dizer é para procurar por "reconfigure". Outra solução, menos elegante, é:
sudo apt-get reinstall kdm
Durante a instalação vai abrir um diálogo perguntando o menager padrão, kdm ou gdm?
sacou?
Editado: Foi mau cara, isso não resolve. Seria necessário remover o kdm e reinstala-lo, mas, ele é dependência do kubuntu-desktop. Mas a solução é simples. No synaptic, clique no pacote kdm ou gdm e vá o menu > pacote > configurar. Isso irá abrir o diálogo que falei acima.
Todavia, aqui não funcionou. Outros pacotes no boot dependem do gdm, e o boot trava. Ou seja, essa migração gdm para kdm no ubuntu não é automática. Isso é um bug, na verdade. E eu não sei resolve-lo, por hora.
Se conseguir posta ai.
Tentei usar essa dica, mas não da certo.
Quando tento o comando abaixo:
sudo cp /usr/lib/kde4/share/apps/kdm/sessions/kde.desktop /usr/share/xsessions/kde4.desktop
Diz que o diretório não existe. Estou usando o gerenciador de login gdm e não sei como mudar por kdm.
So sei que esse comando não funcionou e não sei como fazer. Ja verifiquei e o kde 4 está instalado, o kdm também está.
Aguardo ajuda...