Autor Tópico: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB  (Lida 28594 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Online: 26 de Outubro de 2007, 22:25 »
Fonte (inglês): http://www.pendrivelinux.com/2007/09/28/usb-ubuntu-710-gutsy-gibbon-install/




Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB (Tradução)



USB Ubunu 7.10 install from Linux: Este tutorial habilita você a instalar, dar boot e rodar o Ubuntu 7.10 (Gusty Gibbon) a partir de um USB. Além de instalar o Ubuntu num dispositivo USB e dar boot pelo USB, este tutorial e irá habilitá-lo para salvar automaticamente suas mudanças e configurações   de volta e depois restaurá-las em cada outro boot usando uma segundo “casper-rw” persitent partition .
 
O tutorial foi escrito para aqueles que já estão familiarizados em trabalhar com o ubuntu ou outro ambiente Linux desktop.Se você não tem acesso ou prefere não usar um computador Windows (numa lanhouse por exemplo), este tutorial do Ubuntu Linux num pendrive é pra você.

Ubuntu 7.10 está com o boot um pouco mais lento que em versões anteriores. No entanto, uma vez instalado e rodando, a performance é muito melhor que de quando é executado a partir do  LiveCD.

Pré-requisitos para ter o Ubuntu 7.10 num USB:

-Ubuntu 7.10 ISO
-Gravador de CD
-Dispositivo USB de 1GB (recomendado – 2GB ou mais)
-U710fix.tar


Ubuntu 7.10 USB – Tutorial de instalação:


Dica: Você acelera drasticamente  o processo de instalação copiando (Ctrl+c) e colando (Ctrl+v) comandos no terminal ao invés de digitá-los manualmente. Não esqueça de substituir o “x” nos comandos pela letra correspondente ao seu drive.


1. Faça download da ISO Ubuntu 7.10  e grave-o em um CD.


2. Insira o CD e o Pendrive USB na máquina.


3. Reinicie seu computador a partir do LiveCD.


4. Abra a janela do terminal e digite sudo su


5. Digite fdisk -l para listar os dirves/partições disponíveis. Anote qual o dispositivo do seu pendrive (por exemplo: /dev/sda). Durante todo o tutorial substitua “x” pela letra correspondente ao ao seu pendrive. Por exemplo, se o seu pendrive é [/b]sdb[/b], substitua “x” por “b”.


6. Digite umount /dev/sdx1


7. Digite fdisk /dev/sdx

- Digite p para mostrar a partição existente e [/b]d[/b] para deletá-la
- Digite p novamente para mostrar qualquer partição restante (se existir partições, repita o primeiro passo)
- Digite n para criar uma nova partição
- Digite p para partição primária
- Digite 1 para fazer desta a primeira partição.
- Aperte enter para usar o primeiro cilindro padrão.
- Digite +750M para definir o tamanho da partição.
- Digite a para tornar a partição ativa.
- Digite 1 parea selecionar a partição 1.
- Digite t para modificar o sistema de arquivos da partição.
- Digite 6 para selecionar o sistema de arquivos fat16
- Digite n para criar uma nova partição
- Digite p para partição primária
- Digite 2 para tornar esta a segunda partição
- Aperte enter para usar o cilindro padrão
- Aperte enter novamente para usar o último cilindro padrão.
- Digite w para escrever a nova tabela de partições


8. Digite umount /dev/sdx1 para ter certeza que a primeira partição está desmontada. 
 

9. Digite mkfs.vfat -F 16 -n ubuntu710 /dev/sdx1 para formatar a primeira partição.


10. Digite umount /dev/sdx2 apenas para ter certeza de que a segunda partição está desmontada 


11. Digite mkfs.ext2 -b 4096 -L casper-rw /dev/sdx2 para formatar a segunda partição


12. Remova e recoloque seu pendrive. 


13. Volte ao terminal e digite apt-get update


14. Digite apt-get install syslinux mtools


15. Digite syslinux -sf /dev/sdx1


16. Digite cd /cdrom


17. Digite cp -rf casper disctree dists install pics pool preseed .disk isolinux/* md5sum.txt README.diskdefines ubuntu.ico casper/vmlinuz casper/initrd.gz /media/ubuntu710/
Ignore qualquer erro do tipo "cannot create symbolic link"


18. Digite cd /home/ubuntu


19. Digite wget pendrivelinux.com/downloads/U710fix.zip


20. Digite unzip -o -d /media/ubuntu710/ U710fix.zip


21. Reinicie o computador, configure sua BIOS ou boot menu para iniciar pela USB e reinicie novamente.
 

Você deve possuir agora um pendrive USB Ubuntu 7.10 Gusty Gibbon que salva automaticamante suas mudanças e as restaura no boot seguinte.

Nota: Se você está tendo problemas para fazer o Ubuntu dar boot, seu pendrive pode estar com com a MBR corrempida.
Para reparar a MBR do seu dispositivo USB, vá ao terminal e digite sudo apt-get install lilo. Depois digite lilo -M /dev/sdx (substitua x pela letra correspondente ao seu pendrive)
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2007, 12:15 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 num dispositivo USB
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2007, 22:25 »
Tradução terminada. Se encontrarem algum erro, por favor avisem que eu altero o tópico.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2007, 22:49 por gabriel0085 »

Offline henrique_melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 num pendrive USB
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2007, 11:22 »
Realmente funciona, porem vc não está instalando o ubuntu no pendrive e sim criando um live cd mais veloz, apenas tranferiu os arquivos de instalação do live cd para o pendriver. Obrigado.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 num pendrive USB
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2007, 11:47 »
Realmente funciona, porem vc não está instalando o ubuntu no pendrive e sim criando um live cd mais veloz, apenas tranferiu os arquivos de instalação do live cd para o pendriver. Obrigado.
Também fiquei com a mesma ideia...
No entanto excelente dica Gabriel!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2007, 12:19 »
Realmente funciona, porem vc não está instalando o ubuntu no pendrive e sim criando um live cd mais veloz, apenas tranferiu os arquivos de instalação do live cd para o pendriver. Obrigado.
Também fiquei com a mesma ideia...
No entanto excelente dica Gabriel!

Bem, como é possível fazer alterações na instalação e recarregará-las no próximo boot, é como se fosse o mesmo comportamento é de uma instalação padrão.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2007, 13:45 por gabriel0085 »

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2007, 13:27 »
Mas e os aplicativos como o por exemplo, podem ser instalados normalmente e utilizados posteriormente?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2007, 13:49 »
Mas e os aplicativos como o por exemplo, podem ser instalados normalmente e utilizados posteriormente?

leandromdelima,

confesso que não cheguei a testar a dica, pois esse tema - linux em pendrives - não me interessa muito.

Eu encontrei a dica na net e achei que poderia ser interessante para alguém aqui do fórum, então eu traduzi e postei.

O pessoal que se interessa pelo tema ficaria muito agradecido se alguém pudesse testar a dica e verificar essas dúvidas.   
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2007, 13:51 por gabriel0085 »

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2007, 22:52 »
gostei, mesmo por que com o livecd, eu acho que demora muito a instalação :(

Offline profbaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:27 »
Problemas ao voltar o Pen-Drive....

Olá galera tudo bem? Fiz igualzinho ao tutorial e funcionou perfeitamente, e já até instalei o Ubuntu, agora estou com o seguinte problema o meu pen-drive é de 2GB e gostaria de voltar ele a situação anterior com os 2 GB de espaço livre no entando ele não deixa... só coloca 515 ou 750 mb.
Como eu faço para alocar todo o espaço novamente do pen-drive? Já tentei remontar a partição primária não fazendo nada com a outra mas mesmo assim não deu certo. Fiz desta maneira
Citar
7. Digite fdisk /dev/sdx
- Digite p para mostrar a partição existente e [/b]d[/b] para deletá-la
- Digite p novamente para mostrar qualquer partição restante (se existir partições, repita o primeiro passo)
- Digite n para criar uma nova partição
- Digite p para partição primária
- Digite 1 para fazer desta a primeira partição.
- Aperte enter para usar o primeiro cilindro padrão.
- Digite +2063M para definir o tamanho da partição.
- Digite a para tornar a partição ativa.
- Digite 1 parea selecionar a partição 1.
- Digite t para modificar o sistema de arquivos da partição.
- Digite 6 para selecionar o sistema de arquivos fat16  (JÁ MUDEI PARA O 7 QUE É NTFS também)
- Digite w para escrever a nova tabela de partições

No entando não acontece nada... SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Resposta #9 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:53 »
Verifique os arquivos ocultos.
Existe uma pasta .trash (ou .Trash) que precisa ser esvaziada.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline profbaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2008, 12:14 »
Eu já verifiquei não tem nada de oculto pois nas na frente eu formato o pen-drive. Alguma outra sugestão?

Offline Mitzgitari

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2008, 22:27 »
Eu tentei usar este tutorial, mas não está funcionando.
Na hora do boot aparece:
Código: [Selecionar]
Unknow keyword in syslinux.cfg.
Unknow keyword in syslinux.cfg.
Unknow keyword in syslinux.cfg.
Could not find kernel image: linux
boot:

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2010, 16:20 »
Estava lendo este tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22138.0.html e como direcionava para este tópico e achei ele bastante desatualizado resolvi postar:

Para instalar o Ubuntu 9.10 pelo pen-drive eu abaixei a imagem "iso" do Ubuntu 9.10, abaixei o programa UNetbootin (disponível no Windows e Linux) e por este programa criei a inicialização no pen-drive para funcionar como como CD.

Aí na inicialização é só escolher iniciar pela USB. No meu laptop que possuo preciso ficar clicando na tecla F9 para escolher a opção de boot, escolho o pen-drive e inicializa a instalação.

« Última modificação: 24 de Abril de 2010, 16:22 por toso51 »
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline silva.jesse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2010, 10:38 »
Senhores,

Tentei instalar o 10.4 no meu pendrive (268GB) e não consegui que o mac desse boot pelo pendrive.
Tentei formatar meu pendrive para usa-lo normalmente novamente, e fiquei com uns 400mb presos e que estão dando trabalho pois o pendrive não aceita algumas opções de formatação.
Alguém poderia me dizer como retirar isso?

Outra, tem como instalar o Ubuntu no pendrive e usa-lo tanto em mac como em pc? Como?

Grato,
-J.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB
« Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2010, 11:39 »
Tentei instalar o 10.4 no meu pendrive (268GB) e não consegui que o mac desse boot pelo pendrive.
Ola,

Pendrive de 268 Gigas? Onde tem isto para vender?
(poste um link, estou interessado, mas aqui em São Paulo, Brasil, só encontro de 64 gigas)

Senhores,
Tentei formatar meu pendrive para usa-lo normalmente novamente, e fiquei com uns 400mb presos e que estão dando trabalho pois o pendrive não aceita algumas opções de formatação.
Alguém poderia me dizer como retirar isso?

Para formatar um pendrive deste tamanho, voce deve ver no site do fabricante qual formato é suportado e se seu pen aceita varias partições.

Se tem um mac, tente formatar no format nativo do mac => http://www.kenstone.net/fcp_homepage/partitioning_tiger.html

Crie uma partição primaria em FAT32 ( a primeira do pen ) para instalar o Ubuntu ( pode ter uns 3 gigas que dá e sobra para isto ) o resto do pen deixe como formato do Mac

Outra, tem como instalar o Ubuntu no pendrive e usa-lo tanto em mac como em pc? Como?

Para Windows e Linux existe o Unetbootin =>http://unetbootin.sourceforge.net/

Numa maquina com GNU/linux ( pode der um live cd rodando no seu mac ), baixe o unetbootin e a .Iso (com o md5sum devidamente checado por erros ). Grave via unetbootin diretamente no pen drive ( naquela partição FAT32 criada ) a Iso do Ubuntu.

E pronto, use o pen drive em mac, linux e windows.

[],s

P.S. da próxima vez que postar, evite pegar "carona" em topicos antigos, é sempre melhor criar um novo. ok?
« Última modificação: 01 de Julho de 2010, 11:41 por Tota »