Autor Tópico: Instalação do ethereal  (Lida 2875 vezes)

Offline gpsamt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalação do ethereal
« Online: 27 de Outubro de 2007, 18:49 »
Boa tarde.
Pessoal sou novo em Linux e mais ainda em Ubuntu. Estava utilizando o Slackware, mas como já havia ouvido falar muito bem do ubuntu e o livro que comprei utiliza o sistema como demostração resolvir mudar. Instalei uma maquina virtual no win xp e instalei a versão server 7.
Pessoal utilizando o slackware aprendi a utilizar uma ferramenta chamada ethereal que por motivos de força maior agora chama Wireshark. Mas procurando na internet achei uma versão antiga que roda em modo texto utilizando o comando tethereal que muito me ajudou na configuração do iptables e de roteamento, pois ela possibilita ver todo o trafego na rede. Com ela fica muito facil.
Ai começa meu problema, pois fui no endereço http://www.ethereal.com/distribution/ethereal-0.99.0.tar.gz e baixei o arquivo. Ai segue os passo que realizei
sudo tar -zxvf ethereal-0.99.0.tar.gz
cd ethereal-0.99.0
sudo ./configure
Apos rodar esse comando ele gera um monte de codigo mas não gera o make nem o make install. Tei tambem instalar outros programas utilizando esses comandos e não consegui. No Ubuntu não tem como instalar esse arquivos? Gostaria que alguem com experiencia no assunto pudesse me ajudar.
Antes que me esqueça já rodei o sudo apt-get install build-essential
Obrigado.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Instalação do ethereal
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2007, 08:02 »
"sudo apt-get install wireshark"

Offline gpsamt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do ethereal
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2007, 23:58 »
Boa noite
Obrigado mas não quero usar o wireshark, pois pelo que vi ele só roda em modo grafico.
E meu servidor será somente modo texto. Preciso da ajuda para instalar aquele pacote que coloquei o link, pois já estou na segunda instalação do ubuntu-server e quase voltando para o Slackware.