Aquele tutorial http://cafe-ti.blog.br/30~ubuntu-compiz-fusion.html detonou geral meu compiz, nada funcionava mais. Consegui voltar ao antigo acho, só que vo problema dle também retornou (quando to com compiz ativado, as vezes inicio o linux e aparece uma borda bizarra nos menus o.O
Não se esqueça que você NÃO DEVE USAR O REPOSITORIO DO TUXFAMILY. Tem que usar o repositorio do ubuntu que tem a ultima versão do compiz.
Aquele tutorial explica a instalação no 7.04, por isso ele fala para adicionar os repositorios do tuxfamily. No 7.10 você não deve adicionar nenhum repositorio. Usando somente o do Ubuntu você consegue fazer funcionar tudinho.
Aqui no meu notebook está funcionando tudo, compiz com emerald, sem colocar nada na "sessão". Eu apenas fui naquela aba de efeitos e coloquei personalizado e configurei com o botão que tem do lado ("personalizar").
A dica é personalizar antes de ativar os efeitos. Depois deve funcionar tudo.
Eu aconselho você a remover tudo do compiz e instalar tudo novamente seguinte o tutorial, mas sem adicionar repositorio nenhum. Porque tem um arquivo la que vai comflitar e é justamente o cara responsavel por configurar o compiz.
Ontem consegui fazer essa joça rodar de vez e conclui que não tem mais os plugins da versão 7.04 e não adianta chorar. Mas ta funcionando tudo. Instalei no notebook os pacotes de 64bits e ta rodando perfeito.
Se tiver tempo vou fazer um tutorial detalhado de como isntalar e fazer funcionar sem precisar nem mesmo colocar comando na sessão.