É uma pena ver que o fabricante não está nem aí para o consumidor. Todos os sistemas operacionais tem usado parâmetros diferentes dos Oficiais. Como é que pode um fabricante construir uma coisa que não funciona com sua especificação. É um absurdo completo. Mas enfim, cada fabricante teu seu hardware e sua mentira pra contar. A comunidade faz o seu melhor, mas as vezes não é o suficiente. A distro não tem culpa e não acho que essa solução vai funcionar para todos mesmo. Como eu disse, meu Windows XP dá estalos no note da HP, e essa solução resolveu o problema no Ubuntu. O jeito é nós mesmos acharmos uma solução ou então mover uma ação conjunta contra o fabricante, o que acho que não vai acontecer.
Depois que vi a samsung vendendo monitor com 3 fabricantes diferentes de tela, sendo que um era pior que o outro, eu perdi a fé nessas empresas. Até descobriram um jeito de identificar o fabricante da tela, para assim escolher o melhor, mas a samsung simplesmente ocultou o método de identificação ao invés de trabalhar somente com o fabricante melhor. Sempre considerei a samsung um grande fabricante. Mas todas elas são safadas. Deveria ter um hardware open source, é uma pena que isso não seja possível. Aí sim nunca mais teriamos problemas desse tipo.
Até la vamos nos virando.