lr.gamito para o usuário final eu acho o gnome mais simples, pois tem um porção de opções diferentes arranjados em 1 menu de configurações - um usuário final acha tudo. Mas com relação a organização, o KDE é mais. Pense na organização que ele sempre teve em cima do centro de controle e se você usa o menu de acesso (eu uso) ainda sim é mais organizado.
ucastrobr os Mega-Pacotes estão disponíveis para ambos no ubuntu, razão pela qual a distro é tão utilizada - distribuição de usuário. Particularmente eu prefiro ter o máximo automático, pois quando estou com pressa é isso que me ajuda. Saber fazer é muito divertido, mas nem sempre isso ajuda, costuma atrasar a gente.
Esse parágrafo não é para ninguém em específicoO peso do KDE se deve aos diversos itens de interface e aplicativos para facilitar sua vida como klipper. Se você escolher um outro esqueme de cores e ícones e fechar alguns aplicativos como o klipper e alguns serviços fica mais rápido que o gnome.
Comecem a instalar os aplicativos com essa mesma função, colocar um esquema de cores e ícones mais elaborado que verão que o Gnome fica mais pesado. Os aplicativos que você usa normalmente também interferem. Por exemplo, eu uso como navegador mais o konqueror e o Opera do que o firefox, uso o ktorrent ou o qbitTorrent, o amarok, etc... Aplicativos KDE ou qt que são mais leves na minha interface, com isso não preciso ficar carregando as bibliotecas GTK (que são muito pesadas) o tempo inteiro.
1) Quem já utilizou um aplicativo GTK no KDE ou Windows? Ficou rápido? Mesmo abrindo um navegador web junto?
2) Quem já utilizou um aplicativo Qt no Gnome ou Windows? Ficou rápido? Mesmo abrindo um navegador web junto?
Para mim os aplicativos GTK ficam lentos em outra interface (que não tenham bibliotecas GTK na interface) e os em Qt sempre ficam bons - normal, nada surpreendente!!!!! rs.
Já foi feito um teste de performance entre o Qt e o GTK e lembro que o primeiro foi mais rápido, mas nem tenho idéia do link para o teste...
Resumo (): Depois dessa quantidade enorme de informações, quero dizer que acho o Qt muito mais rápido que o Gtk e o peso de qualquer interface depende do peso do tema e aplicativos de interface que utiliza.