Autor Tópico: Script para fazer backup de /home  (Lida 9974 vezes)

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Script para fazer backup de /home
« Online: 04 de Novembro de 2007, 23:53 »
olá,eu gostaria de pedir um script que fizesse o backup da minha partição /home para o meu hdb1,alguem ajuda ?

tambem queria saber se alguem tem um script para limpar o Cache,Cookies,historico,sessoes autenticadas,lista de downloads e dados de formularios do firefox


ps:não sei se aqui é o lugar cert
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Script para fazer backup de /home
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2007, 01:01 »
Um método bem tosco e nada inteligente é simplesmente digitar:
Código: [Selecionar]
cp -rf /home/usuário/* /pasta/de/backup/Porém, o que isto faz é simplesmente copiar todo o conteúdo de sua pasta (e das pastas dentro desta) para o destino, sobrescrevendo o que for necessário. Nada interessante: preferimos um backup inteligente, onde apenas as coisas mais novas são sendo copiadas de cada vez, certo? Com certeza alguém aqui vai aparecer com uma solução, pois eu também gostaria de saber. :)

Inclusive, um script/comando para fazer "backup em duas vias" também seria interessante, ou seja: também copiar de /pasta/de/backup/ para /home/usuário/ o que estiver mais novo nela (por exemplo, se sua /pasta/de/backup/ for um pendrive e você alterou/acrescentou coisas lá em outro computador). Isto seria mais interessante ainda de se saber. Agradeço de antemão.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Script para fazer backup de /home
« Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2007, 21:36 »
Fucei um pouco e achei este interessante texto sobre o rsync, em inglês: http://www.enterprisenetworkingplanet.com/netos/article.php/10951_1573881_1

Basicamente, uma boa pedida para fazer backup sem cópias desnecessárias seria:
Código: [Selecionar]
rsync -av /pasta/de/origem /pasta/de/destino
Note que não coloquei "/pasta/de/origem/" (similarmente para a outra).

Vou começar a usar este procedimento para fazer sincronismo via pen-drive dos meus dados no computador do trabalho e no computador em casa.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Script para fazer backup de /home
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2007, 12:21 »
Fucei um pouco e achei este interessante texto sobre o rsync, em inglês: http://www.enterprisenetworkingplanet.com/netos/article.php/10951_1573881_1

Basicamente, uma boa pedida para fazer backup sem cópias desnecessárias seria:
Código: [Selecionar]
rsync -av /pasta/de/origem /pasta/de/destino
Note que não coloquei "/pasta/de/origem/" (similarmente para a outra).

Vou começar a usar este procedimento para fazer sincronismo via pen-drive dos meus dados no computador do trabalho e no computador em casa.

celsoaf,
eu usava no Windows (quando eu usava esse SO...) um programinha para sincronizar o Pendrive com o HD super bacana, pequeno e grátis. Quando migrei pro Ubuntu fiquei órfão dessa funcionalidade. E agora com sua dica acho que encontrei a solução.

Mas...

Há um tempo atrás, fuçando pela net, eu encontrei o Conduit, que ainda não baixei nem testei, que se propõe a fazer a mesma coisa, só que com interface GUI (veja maiores detalhes no sítio do projeto). Bem, não fui a fundo e não posso dar opiniões, mas fica aqui essa alternativa.

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Darcamo

  • Visitante
Re: Script para fazer backup de /home
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2007, 17:47 »
Uma boa dica é usar o grsync.
É um interface gráfica para o grsync e torna as coisas muito mais fáceis e práticas.
Utilizo para sincronizar meus arquivos de casa com os da faculdade por ssh.

Ele também tem profiles evitando que você precise fornecer toda a informação sempre que for fazer a sincronização.

Offline brunu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Script para fazer backup de /home
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2007, 16:45 »
dd if=/home of=/dev/hdb1
  Linux, simples assim!

Quanto a parte de apagar os cokies e etc., não sei.
Bruno
Salvador-BA

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Script para fazer backup de /home
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2007, 17:02 »
Uma boa dica é usar o grsync.
É um interface gráfica para o grsync e torna as coisas muito mais fáceis e práticas.
Utilizo para sincronizar meus arquivos de casa com os da faculdade por ssh.

Ele também tem profiles evitando que você precise fornecer toda a informação sempre que for fazer a sincronização.

Darcamo,
baixei e instalei o grsync e achei bem legal. Mas ele está com um bug meio chato. Quando quero salvar um perfil de sincronismo (Adicionar) ele fecha automaticamente, apesar de salvar. Ok. Uma vez salvo, abro o grsync e peço para importar (função disponível no menu) um perfil salvo: ele fecha automaticamente.

É uma pena, pois a GUI dele é bem bacana, o programa funcionar - uma vez você tendo parametrizado como você quer -, mas essa instabilidade obriga você a refazer um perfil de sincronismo a cada vez que quer executar o tal perfil.

Vou ficar atento às atualizações e usá-lo na medida do possível, pois era exatamente um aplicativo assim que estava procurando para usar o Linux.

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Script para fazer backup de /home
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2007, 22:41 »
Vejam este post http://www.andrelop.org/blog/2007/10/29/prevencao-virtual-102-usando-backups-pessoais-versionados-the-even-cheaper-way/ , ele criou um script usando o rsync que faz backup versionado.

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Script para fazer backup de /home
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2007, 09:50 »

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline warlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
    • warlinux.blogspot.com
Re: Script para fazer backup de /home
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2007, 10:53 »
Eu uso o rsync com a seguinte sintaxe para copiar o home e algumas coisas mais do sistema para um HD externo, e também move para uma pasta DEL os arquivos que foram deletados da pasta original.

Segue
Código: [Selecionar]

rsync -avz --delete-during --backup --backup-dir=/mnt/backup/rsync/del/ /home /etc /root /var . >> log.txt


Falow Abraços
"O difícil é aprender a ler, o resto está escrito"
Tutorial de instalação Debian Netinstall
http://warlinux.blogspot.com