Olá pessoal,Digam o que quiserem, a imagem do Ubuntu foi manchada por esse episódio. O Windows gerencia corretamente mesmo esses discos "bugados". O Ubuntu também deveria ser capaz disso, mas não é. Ponto positivo para a Microsoft, ponto negativo para o Ubuntu.
Talvez alguns leitores não tenham visto o link para o post Alex França sobre o problema, então, abaixo segue um pequeno trecho do artigo para esclarecer os fatos:
Em tese, os fabricantes dos notebooks são os mais indicados para definir a melhor estratégia de carga/descarda dos HDs. Apesar disso as versões do Windows e do MacOS ignoram essas recomendações e impõem suas próprias estratégias de gerenciamento de energia. Ao contrário, por serem mais fiéis aos padrões da indústria, distribuições baseadas em GNU/Linux, como por exemplo o Ubuntu, realizam o gerenciamento de energia segundo as recomendações dos fabricantes. O problema é que a maioria dos fabricantes fornecem padrões absurdos ao sistema operacional.
Uma vez que os fabricantes de
hardware são os que mais entendem do assunto
hardware, por que a Microsoft não segue suas recomendações?
Não acredito que o Ubuntu ou qualquer outra distribuição esteja no caminho errado ao tentar melhorar a performance do sistema utilizando as regras fornecidas por esses fabricantes de
hardware. Se assim fosse para que usamos
drivers específicos para placas de vídeo, placas de som, monitores, modens, etc? Usamos
drivers específicos para conseguir obter a melhor performance de cada um desses dispositivos. Muitas vezes as regras de interface não são fornecidas aos desenvolvedores e isso os obriga a ter um duro trabalho de engenharia reversa para obtê-las. Felizmente esse não é o caso portanto questionemos as regras desses fabricantes e não as distribuições que as utilizam...
Vale lembrar que no
post do Alex França há também a solução do problema ocasionado PELO FABRICANTE.
PS: Eu quero os nomes desses fabricantes pois eles terão que se reportar a comunidade, caso contrário chamarei o Capitão Nascimento... =)
Grande abraço,
Guilherme Machado
Curitiba / PR / Brasil