Muita gente usa, em seu Desktop, a fonte
Sans que vem como padrão no sistema. A maioria muda no máximo o tamanho. Depois de algum tempo usando ela, resolvi procurar outra fonte legal e encontrei:
Dejavu Sans Condensed. Isso foi há alguns meses, e na época me deparei com um problema que me impediu de usá-la: o Firefox não a reconhecia e, ao invés dela, usava a fonte
Sans em sua interface (se não entendeu, experimente usar a
DSC e veja você mesmo). Bom, há alguns dias estava no canal
#archlinux.br do
Freenode e, por coincidência, descobri como resolver esse problema. Resolvi, então, colocar a solução aqui, já que procurei muito por ela na internet e nunca encontrei.
É necessário criar o arquivo
userChrome.css na seguinte pasta:
Pasta pessoal > .mozilla > firefox > [seu perfil] > chrome
Obs1: a pasta .mozilla é uma pasta oculta. Para exibir as pastas ocultas no Nautilus, aperte Ctrl+h.
Obs2: [seu perfil] é algo parecido com 62uvvxj6.defaultSe preferir, crie o arquivo pelo terminal com o comando:
gedit ~/.mozilla/firefox/*.default/chrome/userChrome.css
Cole o seguinte conteúdo no arquivo e salve-o:
* {
font-family: "Dejavu Sans Condensed";
}
Para melhor visualização, sugiro as seguintes configurações em
Sistema > Preferências > Aparência, aba
Fontes:
- Use o tamanho de fonte igual a 9;
- Vá em Detalhes. Em Suavização, escolha Escala de cinza e em Dicas escolha Discreto.
Reinicie o Firefox e aproveite a nova cara do seu Desktop! Eis uma captura de tela do resultado:
Espero que seja útil para bastante gente!
P.S.: Essa dica foi testada no Arch Linux, mas tenho 99,9% de certeza que ela funciona pra qualquer distribuição utilizando o Gnome (até agradeço se alguém testar no Ubuntu e me disser o resultado).