Autor Tópico: Restauração do Sistema  (Lida 4690 vezes)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Restauração do Sistema
« Online: 08 de Novembro de 2007, 12:36 »
Como eu já vi alguns amigos aqui no fórum questionando sobre uma função de ponto de restauração do sistema análogo ao do Windows, eu encontrei uma dica simples que talvez possa ajudar. 
No site http://mikesubuntu.blogspot.com/feeds/posts/default?start-index=26&max-results=25 há um procedimento simples, embora não muito ortodoxo, para realizar isso.

Código: [Selecionar]
    sudo su
    cd /
    tar -cvpzf backup.tgz --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/backup.tgz --exclude=/mnt --exclude=/sys --exclude=/media

Basicamente é uma cópia compactada completa do sistema excluindo algumas pastas irrelevantes, como lost+found e media.  Obviamente dependendo do espaço utilizado em disco isso leva horas. Tentei dar uma melhorada nesse procedimento criando alguns scripts de forma a otmizar essa função:

1° Script para realizar o backup somente do sistema e aplicativos instalados.
Como geralmente a maior utilização de espaço é da pasta home (fotos, vídeos e músicas), acredito que seja interessante realizar a compactação excluindo também a pasta home, para agilizar esse primeiro passo:

Código: [Selecionar]
    sudo su
    cd /
    tar cpzf backup_sistema.tgz --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/backup.tgz --exclude=/mnt --exclude=/sys --exclude=/media --exclude=/home /

2° Script para realizar o backup somente dos arquivos de usuários.
Esse aqui faz a compactação somente da pasta home:

Código: [Selecionar]
    sudo su
    cd /
    tar cpzf backup_dados.tgz /home

3° Script para a famosa recuperação do sistema.
Esse script basicamente descompacta os dois arquivos anteriores, restaurando tudo como era no momento de suas criações:

Código: [Selecionar]
    sudo
    cd /
    tar -xvpfz backup_sistema.tgz
    tar -xvpfz backup_dados.tgz


Acho interessante realizar a compactação em dois arquivos diferentes tanto para agilizar quanto para evitar redundâncias, pois dessa forma não é preciso compactar tudo sempre.  No meu caso eu raramente instalo uma aplicação nova, ao passo que um backup do sistema pode ser feito uma vez por mês.  Já para meus arquivos eu realizo um backup semanalmente.

Torno a frisar que essas compactações podem levar horas, então o interessante é executar esses scripts em background, de preferência em horários de inatividade (o autor do blog disse que executa quando vai dormir).  Uma opção interessante é agendar essas execuções no crontab, assim automaticamente o sistema vai ter pontos de restaurações.


Atenção!

Cuidado ao executar script de para recuperação.  Ele sobrescreve tudo recursivamente!  Arquivos alterados após uma compactação serão revertidos e arquivos excluídos serão restaurados.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2007, 13:42 por leandromdelima »
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Restauração do Sistema
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2007, 21:43 »
E como isso seria usado no caso de um kernel panic ou perda de dados que não seja possível entrar no sistema? Dar boot via cd e usar o terminal pra recuperar o bagulho funcionaria? Se não for o caso é uma perda de espaço em disco danada. Pode-se com isso, via uma instalação limpa do zero, rodar essa "recuperação" depois e ter tudo de volta?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Restauração do Sistema
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2007, 10:29 »
Bom, isso depende do objetivo da restauração.  Para dados de usuário a pasta home pode reverter e/ou restaurar todos os arquivos pessoais e dados de configurações de programas de um determinado ponto de compactação.  Isso independe da versão instalada, pois a estrutura de diretórios não muda entre versões.  Acredito que isso deve funcionar até mesmo entre distros diferentes, basta que nomes de usuários sejam iguais entre elas.

Já para programas instalados, isso é extremamente relativo, uma vez que programas são compilados baseado em libs e no kernel já existente.  Realizar a recuperação completa a partir de uma instalação limpa pode não funcionar, porém ainda não tive como realizar eu mesmo uma recuperação completa da raiz, mas assim que experimentar posto aqui minha experiência.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.