Autor Tópico: Script, pra rodar programa?(Resolvido)  (Lida 3162 vezes)

Offline Hyako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • The Black Info
Script, pra rodar programa?(Resolvido)
« Online: 13 de Novembro de 2007, 13:12 »
Pessoal td bem? Eu ja sô usuário a um certo tempo, porém to com uma dúvida pois nunca fiz algo desse tipo.

Preciso acessar um arquivo de um jogo para executa-lo porém aquele executavel só executa apartir da pasta dele(não adianta colocar ele no /usr/bin).

Preciso saber se é possível criar um script que faça dois comandos do tipo: cd /media/Arquivo/.../Sytem/
e em seguida faça o comando ./arquivo

Isso tudo no terminal pois toda vez que quero executar a aplicação tenho que entra na pasta pelo modo gráfico/terminal e  executar o arquivo.

Só quero fazer isso pra facilitar minha vida.

Se alguem puder me ajudar agradeço muito!
« Última modificação: 13 de Novembro de 2007, 14:42 por Hyako »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como executar um aplicativo
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2007, 13:53 »
Você pode criar este script (exemplo abaixo), dar permissão de execução a ele, e criar um lançador para ele no seu desktop, facilitando a execução da sua aplicação.

Citar
#!/bin/bash
#

cd DIRETóRIO
./Aplicativo_a_rodar

Dando permissão de execução a rotina
Código: [Selecionar]
chmod 775 ROTINA


Um adendo quanto ao seu tópico: Ele esta infringindo as Regras de Utilização do Fórum, e pode ser travado por conta disto, sugiro trocar o título obedecendo as regras, em especial a 7, reproduzida abaixo.

Citar
7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopaicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e/ou sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Hyako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • The Black Info
Re: Script, pra rodar programa?
« Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2007, 14:00 »
Amigo e qual seria o comando pra criar (sudo gedit /xxx/script.sh)? E em que pasta eu colocaria esse script? /usr/bin?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Script, pra rodar programa?
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2007, 14:03 »
Amigo e qual seria o comando pra criar (sudo gedit /xxx/script.sh)? E em que pasta eu colocaria esse script? /usr/bin?

Se for apenas para seu usuário você pode criar o script dentro do seu próprio diretório home, e usando a opção Aplicações > Acessórios > Editor de Texto para criar seu script, mas caso este script tenha que ser acessado por um usuário diferente recomendo você a criá-lo em um diretório comum a todos, como o /opt, ou até mesmo dentro de /usr/bin.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Hyako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • The Black Info
Re: Script, pra rodar programa?
« Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2007, 14:17 »
Deu certo, criei no /usr/bin!! Ta massa clcampos levei 4 meses pra pensar em postar aqui... ja tinha cansado de procurar o trem tava dificil! Abraço!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Script, pra rodar programa?
« Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2007, 14:28 »
Deu certo, criei no /usr/bin!! Ta massa clcampos levei 4 meses pra pensar em postar aqui... ja tinha cansado de procurar o trem tava dificil! Abraço!

Pois é, esta comunidade é maravilhosa, e participar dela, trazendo dúvidas ou ajudando, e é uma excelente fonte de aprendizado.

Precisando estamos as ordens. Poderia agora alterar a primeira mensagem do tópico, adicionando RESOLVIDO ao título.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!