Autor Tópico: Dúvida  (Lida 2014 vezes)

Offline celomorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Dúvida
« Online: 09 de Novembro de 2007, 12:35 »
Olá galera estou com duvidas. particionei o meu hd que tem o windows xp com 5gb para o linux ubuntu, so que instalei tudo certinhu no linux versão 7.4 dai tudo ok, so que eu fui fazer as atualizações e eu não tinha espaço suficiente para ele, dai voltei no windows xp para particionar com o programa partition magic, so que o hd 1 que estar com o linux e xp estar como BAD e naum tem como aumentar nem diminuir a partição so formatar, fazendo isso perco tudo e agora o que devo fazer, nao quero formatar de jeito nenhum, mas a minha maquina ta funcionando normal com o windows xp e linux 7,4 o que que houve, alguem saberia me esxplicar?

agradeço

arlei

  • Visitante
Re: Dúvida
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2007, 13:38 »
Olá celomorais, seja bem vindo amigo.

Bem primeiramente é bom termos em mente que mexer em partições ativas é sempre um risco, embora possível e comumente realizado sem maiores problemas. O ideal é sempre fazer um backup destas partições antes de redimensiona-las no caso de um eventual problema.

Aumentar uma partição eu nunca fiz, portanto nem posso comentar, mais já redimensionei diminuindo o tamanho muitas vezes inclusive de partições windows em NTFS.

Eu no seu caso faria o seguinte, com um live CD qualquer use o programa gParted e diminua o tamanho de sua partição windows de forma suficiente, sendo que para tal é importante antes fazer uma desfragmentação com o próprio windows desta partição.

No espaço vago que ira sobrar, crie outra partição Linux (EXT3, ReiserFS, ...), e depois monte nesta partição o seu /home deixando então a antiga partição de 5 GB apenas para o sistema (/). Para isso vc pode usar o link abaixo de forma a guia-lo neste sentido.

http://wiki.ubuntubrasil.org/ColocarHomeEmNovaParticao

Nota: Para uso do gParted via live CD eu particularmente recomendo o uso do Parted Magic, que é muito simples e possui além desta, muitas outras ferramentas interessantes, embora isso possa ser feito com o próprio CD do Ubuntu (Desktop).

T+
Arlei

Offline celomorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Dúvida
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2007, 15:02 »
so que no Gparted ele mostra que naum tem nada instalado , so da pra cirar outra partição e é justamente nessa particação que estar instalado o windows Xp se eu criar ele vai formatar e eu vou perder meu windows xp porque assm, tenhu um hd de 40GB ai divide ele em 5Gb  para ubuntu e 768 para swap so que agora não tem a opção de diminuir nem aumentar nem formatar no Gparted so tem a opção criar. O que eu faço?

arlei

  • Visitante
Re: Dúvida
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2007, 15:36 »
Amigo,

sinceramente peço desculpe, mais não entendi praticamente nada.
Esperamos que outro possa entender seu problema e ajuda-lo.

T+
Arlei


Offline celomorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Dúvida
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2007, 17:41 »
éé achu que não deixei bem claro não =/

assim... tenho o cd de boot do ubuntu 7.4 certo? dai eu tenho no meu pc instalado o windows xp em uma hd de 40GB e tenhu outro de 80gb, dai eu particionei com o partition magic o hd de 40gb para eu instalar o ubuntu, particionei 4.2gb para o linux e 768 de swap certo? pronto, reiniciei a maquina para entrar no cd do linux, instalei o ubuntu normal, só que é a versão antiga dai eu pedi pra atualizar pro ubuntu 4.10 ok, so que ele disse que não tem espaço suficiente desde então não entendi, então cancelei para voltar no windows xp e no partition magic expandir esses 4.10Gb para poder assim fazer a atualização so que ai que ta o meu problema, o partition magic não consegue mais fazer nada no hd de 40gb nem expandir nem formatar a partição onde ta o linux nem nada, tou com ubuntu instalo so que a versão antiga, o partition magic e o Gparted detecta que não tem como fazer modificações no hd de 40gb, não quero formatar meu pc pq irei perder todos os programa instalados e são muitos =/ e o outro hd tra cheio de dados. O que devo fazer para insrtalar o linux versão 7.10 se eu não posso expandir nem nada no partition magic e o Gparted muito menos na hora da instalação do ubuntu no passo 5, DETALHE, eu quero instalar o linux no hd de 40gb, pois o outro eu utilizarei paras outras aplicações...
aguardo uma ajuda

valew

Offline celomorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Dúvida
« Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2007, 01:11 »
up