Autor Tópico: Arquivos atualizados do Ubuntu  (Lida 15607 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #30 Online: 05 de Dezembro de 2007, 19:01 »
Rapaz, mas que fuzuê esse tópico gerou, hehehe, mas falou-se, falou-se e não 'respondeu-se'. Vou dar um exemplo à nível de Windows. Qdo se atualiza arquivos no Windows, por exemplo, via Windows Update, os arquivos que são substituídos são colocados em pastas escondidas dentro da pasta Windows com o nome sugestivo de "$Uninstall bá-bá-bá" para cada uma das atualizações feitas, que é para no caso de alguma zica o usuário pode repor os arquivos originais, ou seja, o Windows Update atualiza os arquivos (substitui os antigos por arquivos novos) e salva os arquivos antigos originais nas referidas pastas para "referências futuras". Com isso e ao longo de várias atualizações (estou aqui exemplificando o Windows Update, ainda tem programas que atualizam outros arquivos e guardam cópias dos originais para os mesmos fins), tais arquivos de backups fazem um volumão e gastam espaço em disco à toda (não estou falando dos arquivos baixados ou atualizados, mas sim dos SUBSTITUÍDOS).

E no Linux, o que acontece com os arquivos substituídos (não precisa ser o pacote, mas os arquivos em si)? Os arquivos substituídos simplesmente 'somem', ou seja, são sobrescritos pelos arquivos mais recentes ou, além dessa substituição, há também a implementação de alguma pasta de backup para onde os arquivos (ou pacotes) substituídos são colocados pelas mesmas razões que acontecem no Windows?

Por exemplo, um pacote "perereca.versão1.deb" original tem uma atualização "perereca.versão2.deb", uma versão mais recente. No Windows, as especificações das versões dos arquivos vem dentro de tags dentro do próprio arquivo, ou seja, para um mesmo arquivo de nome MFC42.DLL há várias definições de versões, diferente de como é feito nos pacotes para Linux, que é mais direto. Voltando ao pacote perereca.versão1.deb, os arquivos pertinentes a esse pacote vão ser substituídos pelos arquivos do pacote perereca.versão2.deb, certo? E para onde vão os arquivos que estariam no perereca.versão1.deb e que foram substituídos? Somem ou viram backup em algum lugar?

Acho que agora todo mundo "pega" a pergunta, hehehe...
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 19:13 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #31 Online: 05 de Dezembro de 2007, 20:08 »
Acho que o alarcon disse tudo aqui nesta mensagem.

Para mim os arquivos antigos são substituídos.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #32 Online: 05 de Dezembro de 2007, 20:34 »
Vou entrar nessa com alguns comandos :

apt-cache showpkg pacotes - mostra informações sobre os pacotes

apt-cache show pacotes - mostra registros dos pacotes, igual a dpkg --print-avail.

apt-cache pkgnames - rápida listagem de todos os pacotes instalados no sistema.

dpkg -S nome_arquivo - qual foi o pacote que instalou este arquivo?

dpkg -L pacote - Mostra os arquivos instalados pelo pacote.

apt-file search NomeArquivo - Este comando procura por um pacote, não necessariamente precisa estar instalado, que inclua o arquivo passado junto a linha de comando (NomeArquivo. Ou seja, muito útil para localizar facilmente arquivos individuais dentro de pacotes que ainda nem se encontram instalados no seu sistema.

apt-get autoclean - Execute este comando periodicamente para excluir os arquivos .deb que não estão mais instalados no seu sistema. Pode-se ganhar uma grande quantidade de espaço em disco fazendo isso. Se você está desesperado por espaço em disco, apt-get clean é mais radical, e removerá todos os arquivos .deb, mesmo de pacotes instalados. Como na maioria dos casos você não precisa destes arquivos .deb, não hesite em usar este comando quando precisar de uns megas extras.

Esses comandos iniciais podem dar uma pista dos arquivos substituidos.
Eu particularmente, acho que os arquivos substituidos são sumariamente deletados.
Se assim não for tal como no Windows o Linux não precisa desses arquivos...então basta usar o apt-get autoclean ou mesmo radicalmente o apt-get clean.

Fonte : http://wiki.ubuntubrasil.org/AptGet#head-ae93e3bdf4f8bb7cb592c06f5296fd65dd20d66c
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog