Autor Tópico: Conexão via Tim Web  (Lida 22191 vezes)

ffabianox

  • Visitante
Conexão via Tim Web
« Online: 10 de Novembro de 2007, 17:53 »
Como faço para criar alguma rotina em que eu possa clicar e com isso o computador seja conectado à internet sem que eu precise toda a vez entrar no terminal para dar todos aqueles comandos. Eu posso fazer isso e para min até acho legal mas minha esposa acha muito difícil fazer aquele monte de coisas que no windows ela faz com um clique (conectar). Alguém tem isso pronto ou pode me dizer como fazê-lo?

Detalhes:
O modem usado é o Huawei E220
Baixei o pacote de instalação desse modem e tudo funciona bem
A versão linux que tenho instalada é a Ubuntu 7.04

arlei

  • Visitante
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:05 »
Olá ffabianox,

acredito que o link abaixo irá lhe ajudar nesta questão.

http://wiki.ubuntu-br.org/TimWeb

T+
Arlei

ffabianox

  • Visitante
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:14 »
Obrigado, mas...

Já segui este link e graças a ele é que conecto pelo modem mencionado, mas acho que não fui claro, o que preciso aprender/descobrir é uma forma de automatizar todo aquele processo para que eu possa conectar com um ou dois cliques.

De qualquer forma agradeço muito pela boa-vontade colega Arlei (apesar do teu time...)

arlei

  • Visitante
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:24 »
ffabianox,

pelo que vi no link passado, após todo processo de configuração do modem e instalação dos pacotes necessários, para conectar basta o comando abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo wvdial
É isso realmente, ou não consegui interpretar o conteúdo da documentação. Amigo se for isso mesmo não estou entendendo qual realmente então sua dificuldade!?!

T+
Arlei

ffabianox

  • Visitante
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:42 »
Tá bom vou detalhar... :)

Quando quero conectar faço isso:
 
1° abro o terminal
2° digito su
3° digito minha senha de root
4° digito cd para ir até o diretório onde está a pasta huawei
5° digito wvdial --config /etc/wvdial-huawei.conf

a partir daí está conectado, mas sem dar nenhuma mensagem nem nada, para saber que está conectado abro o gerenciador de rede aí vejo que funcionou, abro o firefox e navego normalmente.

Mas não posso fechar o terminal senão desconecta, esquisito né?

Acho que deveria haver algo como um discador para isso acontecer, o que você acha??(Arlei) ???

arlei

  • Visitante
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:55 »
Opa,

pelo que estou vendo então esta com o usuário root habilitado. Bem apenas comentando, isso não é recomendado tanto que o mesmo não vem habilitado por padrão no Ubuntu.

http://wiki.ubuntu-br.org/RootSud

Bueno, para sua internet conectar automaticamente sugiro duas opções:

1. Criar um arquivo de script (executável) e inserir no mesmo a linha de comando necessária para habilitar sua conexão. Depois insira este arquivo para iniciar junto com a seção do Gnome.
2. Coloque a linha de comando sem o sudo no final do arquivo /etc/rc.local, antes do exit 0 que o mesmo será executado na inicialização do sistema.

Outra coisa, para executar um comando pelo terminal sem que o mesmo fique "preso" enquanto o comando esta em execução, adicione um "&" ao final do comando (sem as aspas).

T+
Arlei

ffabianox

  • Visitante
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2007, 19:09 »
Ah é mesmo... (Arlei, o paciente)

No início eu usava o su, depois aprendi a usar o sudo e assim faço.

Agora se não for abusar de sua boa-vontade, sabe onde posso aprender específicamente a criar o script que tu mencionaste??

Obrigado, obrigado, obrigado...

arlei

  • Visitante
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2007, 19:13 »
Tente isso amigo e vamos ver se funciona:

Em um terminal execute o comando abaixo.

Código: [Selecionar]
sudo gedit /bin/ativanet.sh
Lembre, vc pode usar o nome que desejar para o arquivo.

Isso irá abrir seu editor de texto, então cole no mesmo o conteúdo abaixo.

Citar
#!/bin/bash
# ##########################################
# Script para ativar minha internet TimWeb
# Data: 10-11-2007
############################################
wvdial --config /etc/wvdial-huawei.conf

Nota: Observar que se for necessário passar ao comando o path (caminho) do arquivo wvdial, o faça seguindo o exemplo abaixo

Código: [Selecionar]
/local/wvdial --config /etc/wvdial-huawei.conf
Configure o seu script como executável executando o comando abaixo.

Código: [Selecionar]
sudo chmod +x /bin/ativanet.sh
Bem, agora va em Preferências > Sessões e na guia Programas Iniciais clique em Novo. Em Nome escreva algo do seu desejo e no campo abaixo (Comando) escreva ativanet.sh (lembre, o nome do arquivo que criou). Feche a janela de sessões e pressione Crtl+Alt+Backspace para reiniciar o Gnome e ver se funciona.

T+
Arlei

ffabianox

  • Visitante
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2007, 19:24 »
Puxa vida, será que um dia vou saber tanto???

fazer issso tudo e depois respondo como ficou, por enquanto,

Obrigado, obrigado, obrigado...

arlei

  • Visitante
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2007, 19:29 »
Puxa vida, será que um dia vou saber tanto???

hahaha,

meu amigo ffabianox,

para começar eu não sei tanto assim, e o que sei devo muito a esta comunidade aqui e as ótimas e prestativas pessoas que por aqui passam todos os dias.
Portanto, só posso lhe disser que se vontade tiver ira saber isso e muito mais.  ;)

[]'s
Arlei

Offline FabianoRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • .:: User Linux #544632 ::.
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web(RESOLVIDO)
« Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2007, 01:35 »
Olá Arlei!!

Bem depois de muitas idas e vindas:
-Fui para o Feisty voltei para o Gutsy;
-Aprendi um pouco sobre Shell Script;
-Consegui fazer funcionar aquela sugestão de script que tu tinhas colocado aí em cima;
-Desisti da idéia do script executável;
-Instalei o gnome ppp, descobri que está com algum bug (não minimiza)
-Instalei o kppp, aprendi como usá-lo

E Finalmente tudo acabou ficando como eu queria, tenho o ícone do kppp no desktop e com apenas dois cliques posso conectar-me à internet com toda a comodidade e estabilidade...

Ufa! Cansou um pouco mas vale a pena, obrigado pela ajuda de todos os que se interessaram pela solução...

Agora vou começar tudo denovo para solucionar outros dois problemas que colocarei em dois outros tópicos, um abraço a todos...
Linux rules!!!!
Desktop velho de baixo custo, rodando Ubuntu 18.4 LTS com ambiente Cinnamon (Pentium Dual Core + NVidia Geforce GT 640)
.:: User Linux #544632 ::.

Offline FabianoRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • .:: User Linux #544632 ::.
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2007, 01:37 »
Ah esqueci de mencionar, troquei meu usuário antigo (ffabianox) por FabianoRS
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 22:40 por FabianoRS »
Linux rules!!!!
Desktop velho de baixo custo, rodando Ubuntu 18.4 LTS com ambiente Cinnamon (Pentium Dual Core + NVidia Geforce GT 640)
.:: User Linux #544632 ::.

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2007, 02:22 »
Para que tiverm um modem Huawei E220...

Visitem este tópico...
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,21786.0.html

Ou tambem este site...
https://forge.vodafonebetavine.net/projects/vodafonemobilec/
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2007, 02:25 por nuno_nunes »

Offline Arkad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2007, 16:03 »
Fabiano e comunidade, boa tarde!

Sou marinheiro de primeiríssima viagem! Nesta manhã de Domingo resolvi testar o ubuntu. Já fiz uma besteira logo de cara e deixei minha particao windows sem mais nenhum espaço... acabei deixando 40GB p ubuntu rsrs mas aí não tem mais jeito... coisa de principiante...

MAs meu problema maior é coneccao via internet também,pois tenho o modem da TIM WEB. Eu consegui fazer todos os comandos mas tenho o mesmo problema q vc tinha. quero algo mais prático e além disso, sinto falta da janela do TIMWEB que me mostra velocidade de coneccao, quantidades de bytes baixados no mês (pois a gente tem um limite) e não tenho nada disso no ubuntu.

Tentei digitar o comando sudo aptitude install vnstat e o sudo aptitude install gnome-ppp, mas nao acontece nada. No repositorio (janela de atualizacao) também nao tem a possibilidade de instalar estes programas. Como vc achou?

Grande abraço!

Levo outras duvidas do ubuntu também, como encontrar um software que reproduz arquivos do RealPlayer. Onde procuro isso?

Offline FabianoRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • .:: User Linux #544632 ::.
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2007, 23:33 »
Puxa que legal, já posso ajudar alguém...

Lá vai o passo a passo:

1) Entre neste tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,18757.msg101282.html#msg101282 e siga as intruções do colega RC2006 para atualizar tua lista de repositórios, pois na instalação do Ubuntu a lista de fontes(sources list) é padrão e não tem um monte de programas que nos interessam e tem outros que são o inverso...

2)Feito isso, entre no synaptic e marque para instalação o KPPP que é o discador que eu mencionei anteriormente. Poderá achá-lo mais facilmente digitando kppp na procura do synaptic. Com esse programa tu poderás matar dois coelhos com uma "caixa dágua" só, pois depois de instalado basta deixar o ícone na área de trabalho e mandá-lo conectar e além disso tem um log de conexão do próprio KPPP que faz as estatísticas que tem no discador original da TIM

Acho que é só isso, mas se precisar de alguma ajuda direta podemos conversar por msn ffabianox@hotmail.com

Um Abraço a todos...
Linux rules!!!!
Desktop velho de baixo custo, rodando Ubuntu 18.4 LTS com ambiente Cinnamon (Pentium Dual Core + NVidia Geforce GT 640)
.:: User Linux #544632 ::.