Autor Tópico: Conexão via Tim Web  (Lida 22157 vezes)

Offline Arkad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #15 Online: 17 de Dezembro de 2007, 10:00 »
Fabiano, muito obrigado pela resposta. Vou ver com calma depois, mas agora estou com um problema ainda maior... Postei nos temas de ambiente grafico GNOME . Dá p/ a gente ficar maluco...

Abraço!

Offline Arkad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #16 Online: 19 de Dezembro de 2007, 21:54 »
Fabiano e pessoal...

consegui instalar o KPPP,mas onde que coloco nele apenas o comando sudo wvdial?

Outra coisa que era omais importante: nele eu não tenho um tempo de conexão que fique gravado ao encerrar cada sessão, né? Era mais disso que eu precisava para controlar minha conexão da TIM. Existe algum outro programa que faça isso?

Valeu!

Offline FabianoRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • .:: User Linux #544632 ::.
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #17 Online: 20 de Dezembro de 2007, 20:16 »
Olá Arkad!!

Não precisa "colocar" o comando wvdial, basta clicar em "CONFIGURE..." aí vai abrir uma telinha para tu criar uma conexão.

Clique em "NEW..."

Escolha "Manual Setup"

Preencha o nome da conexão em "Conection Name: (no meu caso Tim Web Móvel)

Em Phone Number coloque *99# e clique em "ADD..."

Na guia "ACCOUNTING" marque "Enable accounting"

Escolha "Brasil/Brasil"

Em "Volume Accounting" escolha "Bytes in & out" clique em "OK"

Agora de volta à tela de KPPP Configuration escolha a guia "Modems"

Escolha "New..."

Na tela New Modem preencha o nome do modem (no meu caso Huawei E220)

Em Modem Device escolha /dev/ttyUSB0

Em Connection Speed escolha 460800

agora vá a guia Modem e clique em Query Modem (perguntar ao modem)

depois de aparecer as perguntas e respostas do modem basta clicar em OK.

Feche  a tela de configuração  e aparecerá a tela de conexão então coloque o login "PPP" e ponha a senha "PPP" (tanto faz se maiúsculo ou minúsculo) e clique em conectar...

Voilá!!! está conectado, agora quer ver o relatório com as conexões datas, horas e trânsito de bytes?

Clique no menu do sistema "Aplicações->Internet->kPPPLogview

E lá aparecerá tudo o que você procura, todas as estatísticas.


Legal né???


Se precisar de mais alguma coisa não se acanhe, estamozaí!!!

Um abraço a todos... 8)
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 22:42 por FabianoRS »
Linux rules!!!!
Desktop velho de baixo custo, rodando Ubuntu 18.4 LTS com ambiente Cinnamon (Pentium Dual Core + NVidia Geforce GT 640)
.:: User Linux #544632 ::.

Offline Arkad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
query
« Resposta #18 Online: 22 de Dezembro de 2007, 19:56 »
FAbiano e pessoal, tudo bem?

Cara, tava indo tudo bem até clicar em "query modem". REtornou uma msg que ele é incapaz (unable) para abrir o modem. Tentei conectado e desconectado. E uso normal através docomando wvdial.

Outra coisa: no meu menu de arquivos, não tem o kppp logview, só o kppp. Tentei procurar no synapctics e idem, mesma coisa.

E agora...?

Abraço,

Offline FabianoRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • .:: User Linux #544632 ::.
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #19 Online: 23 de Dezembro de 2007, 00:47 »
Olá Arkad!!!

Não importa, achei mesmo que tu irias ver este problema, comigo também aconteceu isso algumas vezes, mas experimentei simplesmente clicar em cancel e ir logo para a janela de conexão coloquei o login e a senha e mandei conectar e tudo funcionou como deveria, experimente!!!

Não sei porque isso acontece mas funciona...

Já o kppplogview aparece como uma instalação obrigatória quando marco o kppp para instalar.
Será que é porque meu ubuntu é gutsy?
Qual é o seu?
Talvez o kppplogview não funcione no seu?
Não tem o Kppplogview no seu synaptic?
Conseguiste modificar o teu arquivo de souces list?

Um abraço....
Linux rules!!!!
Desktop velho de baixo custo, rodando Ubuntu 18.4 LTS com ambiente Cinnamon (Pentium Dual Core + NVidia Geforce GT 640)
.:: User Linux #544632 ::.

Offline Arkad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #20 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:36 »
Fabiano, valeu, vou tentar...

kppplogview não aparece nem no synaptics. Meu ubuntu é esse mesmo, 7.10.

Agora modificar o meu arquivo da sources list já não sei, pois já modifiquei algumas vezes seguindo algumas discussões nos fóruns (principalmente para codecs) e não sei se interferiu em algo. Tem algum lugar que eu possa copiar para testar?

Valeu!

Offline FabianoRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • .:: User Linux #544632 ::.
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #21 Online: 26 de Dezembro de 2007, 23:37 »
 ;D Desculpe Arkad...

Fiz confusão, na verdade o Kppplogview aparece em:

"Aplicações->Adicionar/Remover Aplicações"

Se tu não tiveres esta opção ativa vá em :
"Sistema->Preferências->Menu Principal" e marque a Opção "Adicionar/Remover Aplicações

Aí sim, já dentro de Adicionar/Remover...(é parecido com o Synaptic) veja no canto superior direito e marque "Exibir: Aplicações suportadas"

Então é só marcar o Kppplogview e depois em "Aplicar"

e correr pro abraço...

Tamozaí... 8)
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2007, 23:50 por FabianoRS »
Linux rules!!!!
Desktop velho de baixo custo, rodando Ubuntu 18.4 LTS com ambiente Cinnamon (Pentium Dual Core + NVidia Geforce GT 640)
.:: User Linux #544632 ::.

Offline Arkad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #22 Online: 27 de Dezembro de 2007, 23:04 »
Fabiano, valeu pela paciencia, mas nada feito...

OK, ignorei a tela do modem unable. Tentei a ligação PPP/PPP e dá que ele não pode achar /dev/usb/ttyUSB0.

Daí fui no adicionar... e o kpppview já assinalado! MAs ele não aparece mesmo nas Aplicações/Internet.

Não entendo mais nada. O fato é que estou meio desanimado (já) com o linux. O suporte, que diziam que era excelente, na verdade só vc tenta ajudar. Já postei mais duas questões aqui no forum e ninguem responde.Veja essa de 22/12: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25857.60.html

É muito problema. E eu estou começando a me perguntar pq não volto logo ao Windows...

De qq forma,, muito obrigado pela atenção.


Offline FabianoRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • .:: User Linux #544632 ::.
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #23 Online: 29 de Dezembro de 2007, 07:12 »
Olhe Colega Arkad, tenha calma, essas coisas novas demoram um pouco mesmo para serem resolvidas.

Mas se não se importa peço que siga os passos descritos abaixo:
Citar
Entre neste tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,18757.msg101282.html#msg101282 e siga as intruções do colega RC2006 para atualizar tua lista de repositórios, pois na instalação do Ubuntu a lista de fontes(sources list) é padrão e não tem um monte de programas que nos interessam e tem outros que são o inverso...

O colega RC2006 sabe das coisas dê-lhe um crédito...

Com isso tu vais colocar tua souces list em dia, vais conseguir com que apareça o kppplogview e de quebra vais resolver os teus problemas de multimídia.

Depois de feito isso, tenha em mente que sempre que tu leres algo do tipo:
"Instale o codec tal", ou "Instale a libconf-não-sei-das-quantas"

Faça isso pelo Synaptic, procure primeiro no Synaptic

Sobre o problema do Kppp não encontrar teu modem, comigo isso também aconteceu e fiz assim:

Depois de fazer aquela coisa toda da instalação do modem, notei que quando replugo o modem e tento conectar imediatamente, sempre dá isso que tu descreveste, então comecei a esperar uns dez segundos após replugar para (só depois desses dez segundos) mandar conectar. Sempre funciona!!

Caso ainda tenha alguma dúvida de como instalar, abaixo transcrevo um arquivo que fiz do passo-a-passo que eu seguia antes de usar o kppp, e vou mandar para ti, por e-mail a pasta do huawei onde tem os arquivos(traduzidos em parte) da instalação e configuração do modem:

Minimodem Huawei E220 no Linux

Testado no Ubuntu 7.04 e 7,10 por ffabianox
Também funciona no SUSE, Fedora Core, Mandriva, mas para essas distribuições é preciso seguir o que foi testado e escrito por oozie
1.Primeiro extrair a pasta compactada huawei.tar.bz2 para um local de sua preferência;
2.Abra o terminal(console), com o comando cd vá para o diretório(pasta) para onde você extraiu o conteúdo;
3.Mude para usuário root (não necessariamente, pode-se usar "sudo")
4.Use make info para ver as instruções de uso
5.Siga as intruções de acordo com sua distribuição;
6.Após o comando para instalar, está pronto para conectar;
7.Siga esta etapa se o código pin do chip SIM estiver ativo:
1.Alternativa: Coloque o chip em um celular da mesma operadora e desabilite o pedido do código SIM.
2.Alternativa: Se a operadora for TIM, basta instalar o modem em um computador com Windows XP, entre na opção “Ferramentas” do programa e desabilite o pedido do código SIM.
8.Abra o terminal(console)
9.Dê o comando para conectar

   Abaixo há um roteiro à prova de falha dos passos a serem seguidos:

fabiano@Fabiano:~$ cd /home/fabiano/huawei
fabiano@Fabiano:~/huawei$ sudo make info
Password:

 Minimodem HUAWEI E220 in Linux

 =================================

 Instruções:

 make install_suse / make uninstall_suse(para remover)
 - testado no openSUSE 10.2 e SUSE 10.1

 make install_fedora / make uninstall_fedora
 - testado no Fedora Core 5 versão do kernel 2.6.15

 make install_ubuntu / make uninstall_ubuntu
 - testado no Ubuntu 6.06, Ubuntu 7.04 e 7.10

 make install_mandriva / make uninstall_mandriva
 - testado no Mandriva Free2007Spring kernel 2.6.17

 make config / make remove_config

 isto irá apenas copiar/remover os arquivos de configuração

 make generic_install / make generic_uninstall

 Tente a opção genérica se sua distribuição não está listada acima

 Isto é mais ou menos o que estas opções fazem

        Linux / kernel 2.6.20-15-generic

fabiano@Fabiano:~/huawei$ sudo make install_ubuntu
Installing sample configuration for Linux

cp conf/wvdial-huawei.conf /etc/

mkdir -p /etc/chatscripts/

cp conf/huawei-e220.chat /etc/chatscripts/

cp conf/huawei-e220 /etc/ppp/peers/

cp files/99-huawei.rules /etc/udev/rules.d/

cp files/huawei-mobile.sh /lib/udev/

udevcontrol reload_rules

 Agora replugue seu minimodem Huawei. (Importante fazer isso e esperar 10 segundos)

 -> Se você não conseguiu conectar na primeira vez, feche o terminal e replugue o modem

fabiano@Fabiano:~/huawei$ exit

As próximas vezes que quiser conectar-se:
Abrir o terminal;

fabiano@Fabiano:~$ sudo wvdial --config /etc/wvdial-huawei.conf &

--> WvDial: Internet dialer version 1.56

--> Cannot get information for serial port.

--> Initializing modem.

--> Sending: ATZ

ATZ

OK

--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2

ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2

OK

--> Modem initialized.

--> Sending: ATDT*99#

--> Waiting for carrier.

ATDT*99#

CONNECT

--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.

--> Starting pppd at Mon Nov 12 01:53:08 2007

--> Pid of pppd: 9983

--> pppd: �[0b][06][08]

--> Using interface ppp0

--> pppd: �[0b][06][08]

--> pppd: �[0b][06][08]

--> pppd: �[0b][06][08]

--> pppd: �[0b][06][08]

--> pppd: �[0b][06][08]

--> pppd: �[0b][06][08]

--> local  IP address 189.65.11.24

--> pppd: �[0b][06][08]

--> remote IP address 10.64.64.64

--> pppd: �[0b][06][08]

--> primary   DNS address 189.40.238.6

--> pppd: �[0b][06][08]

--> secondary DNS address 189.40.238.7

--> pppd: �[0b][06][08]

Pronto está conectado!!!

Mas não sei se tu vais precisar fazer isso de novo pois acho que tu disseste que já conseguiste conectar através do "wvdial" não é?

Vamo lá cara, nada de parar agora, vamo lá... :) (ou será que vai "pedir prá sair"?) :D
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 07:29 por FabianoRS »
Linux rules!!!!
Desktop velho de baixo custo, rodando Ubuntu 18.4 LTS com ambiente Cinnamon (Pentium Dual Core + NVidia Geforce GT 640)
.:: User Linux #544632 ::.

Offline Arkad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #24 Online: 29 de Dezembro de 2007, 16:57 »
FAbiano, valeu cara pela resposta! Não vou desistir (ainda), mas tenho desanimado um pouco. O fato é que eu não tenho muito tempo p ficar no computador, entende? Então, eu queria algo mais vapt-vupt...

Então, cara, atualizei a lista de repositorios como o colega RC2006 disse. Beleza, nada de erro. Abri o Adicionar e remover programas e o kppplogview já está lá MARCADO. Quer dizer, diz que já está instalado. Mas na arvore Aplicações/internet, nada! Tentei o synaptics também e lá ele nem aparece, apenas o kppp. Não é estranho?

Tentei remover o kppp (pata depois reinstalar) e ele marca os dois ao mesmo tempo. Mas depois que "apliquei" as mudanças, a janela de adicionar/remover programas travou. E enquanto estou escrevendo esta msg, tentei forçar o fechamento mas ela não destrava nao. Acho que vou ter que reiniciar o computador...

Mas enquanto isso, vamos ao modem:

Esse lance que vc comentou acontece algo parecido,mesmo qdo uso o terminal. Muitas vezes eu ligo ocomputador e a luzinha verde não pisca. Qdo isso acontece, nem adianta tentar conectar. Nãoadianta esperar, conectar o cabo e desconectar. Eu tenho que reiniicar o computador mesmo. MAs as vezes  aluzinha pisca. Daí sim eu consigo conectar com o terminal.

Agora, todas estas informações que vc passou eu já havia feito para instalar o modem, tanto que ele funciona pelo terminal. Adianta rever isso? Meu medo daí é nem funcionar mais a internet... :-) O problema mesmo é o kppp, que agora, nem estou tanto querendo o kppp (me acostumei com o terminal), mas eu preciso de umcontador de minutos mensal, que possa ser zerado quando eu quiser....

(A janela do adicionar... continua travada... tá complicado...)

Valeu Fabiano, abraço!

Offline FabianoRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • .:: User Linux #544632 ::.
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #25 Online: 30 de Dezembro de 2007, 19:23 »
Citar
Então, cara, atualizei a lista de repositorios como o colega RC2006 disse. Beleza, nada de erro. Abri o Adicionar e remover programas e o kppplogview já está lá MARCADO. Quer dizer, diz que já está instalado. Mas na arvore Aplicações/internet, nada! Tentei o synaptics também e lá ele nem aparece, apenas o kppp. Não é estranho?
Desculpe! eu te falei como fazer para instalá-lo mas esqueci de dizer como tornálo disponível:

Siga estes passos:
a)Sistema->Preferências->Menu Principal

b)Abrirá a janela "Menu Principal" escolha no lado esquerdo "Internet", no lado direito aparecem em letras maiores o que tem a caixinha marcado e está ativo no menu, portanto basta marcar a caixinha do kppplogview que ele aparecerá lá no menu

Agora sobre essas vezes que tudo congela ou trava ou tranca, realmente não sei porque isso acontece, aqui no meu isso já aconteceu várias vezes, mas como eu já estava acostumado com o ruindows não me assusto muito com isso.
Pelo menos agora posso desisntalar tudo e reinstalar se precisar e saber como configurar tudo numa boa.

Mas estou trabalhando no aprendizado de backup para que não seja presciso baixar todas as atualizações cada vez que isso acontece.

E é verdade não mencionei mesmo, mas nas vezes que conecto o modem e ele não acende a luzinha não adianta mesmo, nada vai acontecer.

Vamo que vamo...
Linux rules!!!!
Desktop velho de baixo custo, rodando Ubuntu 18.4 LTS com ambiente Cinnamon (Pentium Dual Core + NVidia Geforce GT 640)
.:: User Linux #544632 ::.

Offline Arkad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #26 Online: 31 de Dezembro de 2007, 17:37 »
Beleza, Fabiano,não sabia deste detalhe. Agora apareceu o kpplogview!

Vamos lá, voupassar a vc os progressos, mas ainda estou tendo que conectar pelo terminal (wvdial).

1) Tentei usar o GNOME PPP, que havia visto em alguma discussao do forum. Não consegui, pois ele dá o seguinte na janela de log quando tenta conectar:

WvDial<*1>: WvDial: Internet dialer version 1.56
WvModem<*1>: Cannot get information for serial port.
WvDial<*1>: Initializing modem.
WvDial<*1>: Sending: ATZ
WvDial Modem<*1>: ATZ
WvDial Modem<*1>: OK
WvDial<*1>: Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
WvDial Modem<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
WvDial Modem<*1>: OK
WvDial<*1>: Modem initialized.
WvDial<*1>: Sending: ATM1L3DT*99#
WvDial<*1>: Waiting for carrier.
WvDial Modem<*1>: ATM1L3DT*99#
WvDial Modem<*1>: CONNECT
WvDial<*1>: Carrier detected.  Waiting for prompt.
WvDial<Err>: Connected, but carrier signal lost!  Retrying...
WvDial<*1>: Sending: ATM1L3DT*99#
WvDial<*1>: Waiting for carrier.
WvDial Modem<*1>: ^BOOT:67991051,0,0,0,6

MAs este programinha fez algo interessante: na sua configuração ele detectou o modem colocando na porta dev/ttyUSB1. Daí euconfigurei o KPPP usando estecaminho e surpresa: ele detectou o modem (lembra que antes ele não achava?). Pois é, daí tentei conectar com o kppp e ele deu a seguinte msg a janela de log:ATZ
OK
ATM1L1
OK

^BOOT:67991051,0,0,0,6
ATDT*99#

MAs não completa a ligação.

Assim, tive que voltar ao terminal... Alguma sugestão agora?

Valeu cara, e se a gente não se falar mais hoje, feliz ano novo para vc!


Offline victorfranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #27 Online: 01 de Janeiro de 2008, 21:03 »
Olá,
acompanhei o fórum, e venho procurando uma solução há 2 dias para o problema da conexão com o Tim Web. Quando tento fazer tudo pelo terminal, parece que tudo funciona direitinho, quando eu executo sudo wvdial o modem conecta, a luz verde se acente, mas na hora de navegar, nada! Já reiniciei o sistema várias vezes e continuo na mesma: a conexão aparece na parte de gerenciamento de rede, os programas (ex: pigidin, firefox, etc) ficam esperando uma resposta do modem e nada....
Se alguem tiver uma ideia de como resolver isso, muito obrigado.

Offline Arkad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #28 Online: 02 de Janeiro de 2008, 19:58 »
Vitor, para mim isso acontece algumas poucas vezes mas é pelo fato do sinal da TIM mesmo estar com problemas. Tanto que depois para confirmar eu entro pelo Windows e também nãofunciona (vc testou e não é sinal mesmo?). MAs em termos de configuração do Ubuntu eu não conheço para poder te ajudar.

At,

Offline FabianoRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • .:: User Linux #544632 ::.
    • Ver perfil
Re: Conexão via Tim Web
« Resposta #29 Online: 06 de Janeiro de 2008, 00:16 »
Olá colegas...

Sobre o Gnome:
Citar
1) Tentei usar o GNOME PPP, que havia visto em alguma discussao do forum

Aqui para min tanto o Gnomeppp quanto o Kppp funcionaram do mesmo jeito e detectando o modem no mesmo lugar "dev/ttyUSB0" mas optei pelo Kppp porque li em algo dito pelo colega Alarcon que o Gnomeppp está com bug e acho que é por isso que meu Gnomeppp não minimizava quando completava a ligação.

Realmente não sei porque teu Gnomeppp detectou o modem em "dev/ttyUSB1"

Sobre o sinal:
Citar
Olá,
acompanhei o fórum, e venho procurando uma solução há 2 dias para o problema da conexão com o Tim Web. Quando tento fazer tudo pelo terminal, parece que tudo funciona direitinho, quando eu executo sudo wvdial o modem conecta, a luz verde se acente, mas na hora de navegar, nada! Já reiniciei o sistema várias vezes e continuo na mesma: a conexão aparece na parte de gerenciamento de rede, os programas (ex: pigidin, firefox, etc) ficam esperando uma resposta do modem e nada....
Se alguem tiver uma ideia de como resolver isso, muito obrigado.

Esta é uma sugestão, quando quero saber se conectou eu abro o monitor do sistema, pois nele dá para saber se está havendo trânsito de dados entre a rede e meu PC.
Caso tu não saiba, para ativar o monitor do sistema, clique com o botão direito em qualquer painel que você tenha (superior, inferior ou laterais) e escolha a opção "Adicionar ao painel...";
Abrirá uma janela com as diversas opções que podem ser adicionadas, basta escolher o "Monitor do Sistema";

Outra forma de saber se conectou é adicionando ao painel um "monitor de rede" isso pode ser feito da forma descrita acima;

Mas (na minha opinião) a melhor forma de conectar-se e verificar se tudo está ocorrendo como deveria é mesmo instalando o Kppp e Kppplogview;

Colega Vitor isso te ajuda?

Colega Arkad quem sabe tu experimentas usar no terminal o comando:

$ cd huawei (para entrar no diretório do modem)
$ sudo make uninstall_ubuntu

Com isso tu vais desinstalar teu modem huawei E220 do ubuntu
Depois basta seguir à risca o passo-a-passo que descrevi neste tópico em 29/12/2008 utilizando a pasta que te enviei por e-mail.

Não duvido que funciona mas quem sabe se não tem alguma configuração diferente aí, pode ser algo bem pequenininho mas que faz toda a diferença.

Só estou sugerindo isso porque é a forma pela qual fiz tudo aqui e funciona bem, não é obrigatório que tu faças tudo igual, afinal o objetivo é que funcione e sejamos felizes não é???

Se tu conseguires isso de outra forma que te pareça conveniente é o que importa né?

A propósito, obrigado pela lembrança e feliz ano-novo a você também (Arkad) e a todos os demais colegas...
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2008, 10:03 por FabianoRS »
Linux rules!!!!
Desktop velho de baixo custo, rodando Ubuntu 18.4 LTS com ambiente Cinnamon (Pentium Dual Core + NVidia Geforce GT 640)
.:: User Linux #544632 ::.