Autor Tópico: Gravador antigo, nem Brasero nem Nautilus gravam CDs [RESOLVIDO]  (Lida 2817 vezes)

ChausDevereaux

  • Visitante
Gravador antigo, nem Brasero nem Nautilus gravam CDs [RESOLVIDO]
« Online: 11 de Outubro de 2007, 17:21 »
Eu arranjei um gravador meio velhinho (um LG CED-8080B, de 2001) e só consigo gravar com ele no XCDRoast. Brasero, Nautilus, não reconhecem a mídia. O Brasero sempre diz que "a mídia está ocupada" ("the inserted media is busy") e o Nautilus sempre diz que não tem mídia nenhuma, que isso é coisa da minha imaginação.

Não tenho mais tempo de procurar informações em outro lugar. No K3B ele funciona normal (testei com o Kubuntu). Alguém pode me tirar desta situação indefinidamente incômoda?

Detalhe: uso emulação de SCSI (vem como padrão no Ubuntu e é exigido pelo X-CD-Roast)

Desde já, agradeço.

<H>®
« Última modificação: 12 de Novembro de 2007, 10:26 por ChausDevereaux »

alarcon

  • Visitante
Re: Gravador antigo, nem Brasero nem Nautilus gravam CDs
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2007, 17:36 »
Eu arranjei um gravador meio velhinho (um LG CED-8080B, de 2001) e só consigo gravar com ele no XCDRoast. Brasero, Nautilus, não reconhecem a mídia. O Brasero sempre diz que "a mídia está ocupada" ("the inserted media is busy") e o Nautilus sempre diz que não tem mídia nenhuma, que isso é coisa da minha imaginação.

Não tenho mais tempo de procurar informações em outro lugar. No K3B ele funciona normal (testei com o Kubuntu). Alguém pode me tirar desta situação indefinidamente incômoda?

Detalhe: uso emulação de SCSI (vem como padrão no Ubuntu e é exigido pelo X-CD-Roast)

Desde já, agradeço.

<H>®

Já tentou usar o gnomebaker ou o Graveman para ver se com um deles funciona?

Você pode instalá-los via menu Aplicações > Adicionar/Remover.... e procurar por eles lá. Antes escolha exibir todos os aplicativos disponíveis em Exibir:

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Gravador antigo, nem Brasero nem Nautilus gravam CDs
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2007, 17:41 »
Vou tentar. Aliás, já baixei o Gnomebaker; só faltou instalar.

Mando notícias.

alarcon

  • Visitante
Re: Gravador antigo, nem Brasero nem Nautilus gravam CDs
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2007, 17:44 »
Vou tentar. Aliás, já baixei o Gnomebaker; só faltou instalar.

Mando notícias.

outra coisa pode ser que o método de detecção de velocidade de gravação não esteja funcionando de maneira correta visto que o seu é driver é antigo, então aconselho a usar a forma manual e escolher uma velocidade baixa tipo 4x, por exemplo.

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Gravador antigo, nem Brasero nem Nautilus gravam CDs
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2007, 14:37 »
Não sei se é relevante, mas o Ubuntu 6.06 reconhece de boa meu gravador. Dá a impressão de que o sistema lê o disco no local certo, mas na hora de gravar aponta para o lugar errado.

outra coisa pode ser que o método de detecção de velocidade de gravação não esteja funcionando de maneira correta visto que o seu é driver é antigo, então aconselho a usar a forma manual e escolher uma velocidade baixa tipo 4x, por exemplo.

A questão vai um pouco além disso. Nem escolhendo manualmente a velocidade os programas detectam a mídia. Mesmo no XCDRoast não consigo gravar imagens ISO porque "não há mídia".

alarcon

  • Visitante
Re: Gravador antigo, nem Brasero nem Nautilus gravam CDs
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:16 »
Não sei se é relevante, mas o Ubuntu 6.06 reconhece de boa meu gravador. Dá a impressão de que o sistema lê o disco no local certo, mas na hora de gravar aponta para o lugar errado.

outra coisa pode ser que o método de detecção de velocidade de gravação não esteja funcionando de maneira correta visto que o seu é driver é antigo, então aconselho a usar a forma manual e escolher uma velocidade baixa tipo 4x, por exemplo.

A questão vai um pouco além disso. Nem escolhendo manualmente a velocidade os programas detectam a mídia. Mesmo no XCDRoast não consigo gravar imagens ISO porque "não há mídia".

humm pode ser problema com o fstab. Deve está errado por lá para este gravador que está usando.

Cola aqui o conteúdo dele, mas também veja na pasta /dev/ para onde os links: cdrom, cdrw, dvd e dvdrw estão apontando.

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Gravador antigo, nem Brasero nem Nautilus gravam CDs
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:20 »

Minha cuca fundiu de tanto pensar nisso:

Os links cdrw e cdrom apontam para /dev/scd0

Não lembro de cor do meu fstab (estou no trabalho agora), mas a linha que se refere ao CD-ROM está exatamente assim:
Código: [Selecionar]
/dev/scd0    /media/cdrom0       udf,iso9660      user,exec,noauto,utf8     0   0

alarcon

  • Visitante
Re: Gravador antigo, nem Brasero nem Nautilus gravam CDs
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:26 »

Minha cuca fundiu de tanto pensar nisso:

Os links cdrw e cdrom apontam para /dev/scd0

Não lembro de cor do meu fstab (estou no trabalho agora), mas a linha que se refere ao CD-ROM está exatamente assim:
Código: [Selecionar]
/dev/scd0    /media/cdrom0       udf,iso9660      user,exec,noauto,utf8     0   0

Um erro que ocorre com frequencia é que no fstab para alguns está assim:

/dev/hdc    /media/cdrom0       udf,iso9660      user,exec,noauto,utf8     0   0

mas o  correto deveria ser assim:

/dev/scd0    /media/cdrom0       udf,iso9660      user,exec,noauto,utf8     0   0

A forma de saber qual seria o verdadeiro é verificando na passta /dev/ para onde os links cdrom, cdrw, dvd e dvdrw estão apontando e então corrigir no fstab se estiverem diferentes. O interessante deste erro é que mesmo estando errado ele abre normalmente o CD e você pode ver seu conteúdo, mas já se você  fosse adicionar este CD como uma fonte de repositório do sources.list do apt-get ele não dava certo dando erro. Só depois da correção no fstab é que passava a funcionar, então pode ser algo parecido o problema pelo qual você está passando.

No seu caso não seria /dev/hdc ou /dev/hdd já que você mesmo disse que o driver é antigo. Geralmente os /dev/scd0 e /dev/sdc1 são dos mais novos.

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Gravador antigo, nem Brasero nem Nautilus gravam CDs
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2007, 16:15 »
O driver é antigo, mas o Ubuntu ativa a emulação de SCSI por padrão, que transforma os dispositivos IDE em SCSI -- o meu HD, que era hda, e o gravador, que era hdc, passaram a ser, respectivamente, sda e scd0.

O gravador é mesmo /dev/scd0.

O fstab aponta para o arquivo certo, mas parece que isto pouco importa aos programas.

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Gravador antigo, nem Brasero nem Nautilus gravam CDs
« Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2007, 10:25 »
É o gravador. Do Ubuntu 6.06 pra cá, perdeu-se a compatibilidade com o meu gravador velhaco.

Obrigado pela ajuda.