Autor Tópico: (resolvido)Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64  (Lida 10945 vezes)

Offline adias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Consegui colocar uma pasta compartilhada no UBUNTU e acessar(a partir dele) as pastas compartilhadas do Windows. usei as dicas deste tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14197.30.html .

Mas meus conhecimentos sobre linux são insuficientes para resolver dois problemas:
1) Quando , do PC com WINDOWS, tento acessar a pasta compartilhada que criei no UBUNTU, é solicitado um nome de usuário e uma senha. Já tentei todas e não consegui;
2) No Windows,quando tento instalar uma nova impressora(hp psc 1315) em rede que está diretamente ligada ao PC com UBUNTU, não aparece nada. O windows não "enxerga" essa impressora. Já coloquei está impressora como compartilhada.

Eu uso velox através de um modem router, ligado por cabo a um switcher. Os dois PC são ligados por cabos ao switcher.Cada PC tem apenas uma placa de rede.
Se alguém souber como resolver, agradeço.

P.S. Já tentei resolver pesquisando no fórum. Há muito material, mas creio que estou cometendo algum erro. Faz duas semanas que faço "experiências" e nada.


 
« Última modificação: 27 de Novembro de 2007, 03:39 por adias »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2007, 22:47 »
Não sei se pode ajudar, mas vamos lá...

1) Verifique se a pasta compartilhada no UBUNTU está liberada para todos os usuários, e se todos tem direito de leitura e escrita nela. Explique melhor como está tentando acessar essa pasta através do Windows.

2) No Windows, tente adicionar manualmente essa impressora colocando como caminho o IP da máquina UBUNTU onde ela está ligada desta forma:
Código: [Selecionar]
xxx.xxx.xxx.xxx:631

Boa sorte!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2007, 00:30 »
Eu iria sugerir a utilização de um software chamado FREENX que se encontra disponível para download no site http://www.nomachine.com/

Precisa baixar o nxclient, nxnode e o nxserver e instalar via dpkg -i cada um deles.

Precisa tambem de instalar o ssh, usando sudo apt-get install ssh

Depois adicionar uma linha no arquivo /etc/ssh/sshd_config
AuthorizedKeysFile /usr/NX/home/nx/.ssh/authorized_keys2

Restartar o ssh com o comando sudo /etc/init.d/ssh restart

Verificar se o nxserver está configurado com sudo /usr/NX/bin/nxserver --status

Na maquina cliente colocar o nxclient e configurar uma sessão com o freenx wizard, não se esquecendo que se for acessar o Ubuntu informar que a sessão é Gnome e não KDE (default)

Nessa sessão freenx você pode dizer que quer usar a impressora e a parte multimidia da maquina de destino, a servidora que deve estar conectada e funcionando com a impressora.

Fiz esse teste hoje e a partir do meu notebook com placa wireless rodando o XP acessei o desktop rodando Ubuntu 7.10 e imprimi remotamente.

O caminho inverso também é possível.

Tem a vantagem de ser facil e seguro pois usa encriptação SSH.

Seria, portanto, uma outra forma de fazer.

A propósito.  Essa dica acima peguei no forum do site Ubuntu em Ingles.

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=204976

Boa sorte.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2007, 10:19 »
ola!

vou me meter pq acho q vc esta indo para o caminho errado.

esse topico é para compartilhar a internet, o que vc precisa é compartilhar arquivos e impressoras entre máquinas windows e linux,  e o programa q vc precisa aprender a mexer é o SAMBA :D

o samba já está bastante consolidado para essas tarefas, ele é um pouquinho chatinho, mas  acredito q  vc vai conseguir.

dá uma pesuisada em samba, se não ocnseguir avisa ai ;)



Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2007, 11:01 »
Mas Dudu, ele diz que quer compartilhar recursos entre máquinas.  O SAMBA realmente se presta para isso assim como os programas do NOMACHINE.  Não é isso?
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2007, 13:33 »
ola csat! tudo bem?

Eu uso bastante o nomachine e ele é muito bom para várias coiss, inclusive nesse exato momento estouem um pc  com duas sessões abertas uma para o pc de casa e outro para um servidor ltsp na rede interna, mas acho que o adias quer apenas acessar uma pasta compartilhada, algo simples mesmo.

mas vamos aguardar ele se manifestar e ver o que ele realmente ta preisando ;)

Offline adias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2007, 03:43 »
Não sei se pode ajudar, mas vamos lá...

1) Verifique se a pasta compartilhada no UBUNTU está liberada para todos os usuários, e se todos tem direito de leitura e escrita nela. Explique melhor como está tentando acessar essa pasta através do Windows.

2) No Windows, tente adicionar manualmente essa impressora colocando como caminho o IP da máquina UBUNTU onde ela está ligada desta forma:
Código: [Selecionar]
xxx.xxx.xxx.xxx:631

Boa sorte!

VB5


Obrigado pelas respostas de todos.
Estou buscando ajuda depois de pesquisar muito, inclusive sobre o samba. Acontece que eu não resolvi meu problema e acabei formatando o HD, pois já não me lembrava de tudo que baguncei. Estou começando do zero novamente.

Por hora, vou tentar a primeira sugestão(de VB5).

Por outro usuário no PC com UBUNTU, consegui ler e copiar o arquivo na pasta compartilhada, mas não pude excluí-lo.
No windows, em exibir computadores do grupo de trabalho, aparece o computador com o UBUNTU como:PC3-desktop server (Samba Ubuntu) (PC3-desktop). Mas ao clicar no símbolo correspondente, é solicitado um nome de usuário e uma senha que desconheço.
Colocando no Windows, para adicionar impressora,  como caminho o IP da máquina com o UBUNTU, a resposta é que o Windows não pode se conectar a impressora. Nome errado ou impressora não está conectada ao servidor.
Do UBUNTU eu consigo acessar tranqüilamente as pastas compartilhadas no Windows XP.
Eu não tenho conhecimento suficiente, mas parece que o UBUNTU está impedindo o acesso como um FIREWALL. Eu não instalei nenhum. Preciso fazê-lo ou o Ubuntu já tem alguma espécie de proteção nativa?
Agradeço a todos.

isdiru

  • Visitante
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2007, 07:38 »
Boas,se voce já tem o Samba, faça isso:. Vá  no terminal e  digite:sudo smbpasswd -a usuario
Usuario nesse caso é o seu login de sistema....vc vai ter que digitar a nova senha duas vezes!
Apos vc ter configurado a senha é só usa-lá

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2007, 18:56 »
Por outro usuário no PC com UBUNTU, consegui ler e copiar o arquivo na pasta compartilhada, mas não pude excluí-lo.

É que seu outro usuário tem apenas direito de leitura na pasta; não pode apagar ou gravar arquivos nela. Basta que você mude as permissões dele ne pasta para que isso se resolva.

Citar
No windows, em exibir computadores do grupo de trabalho, aparece o computador com o UBUNTU como:PC3-desktop server (Samba Ubuntu) (PC3-desktop). Mas ao clicar no símbolo correspondente, é solicitado um nome de usuário e uma senha que desconheço.

Provavelmente não há nenhuma pasta compartilhada no Ubuntu. Experimente criar uma pasta "publico" ( ou o nome que quiser) e dar a todos direito de escrita e leitura nela.

Citar
Colocando no Windows, para adicionar impressora,  como caminho o IP da máquina com o UBUNTU, a resposta é que o Windows não pode se conectar a impressora. Nome errado ou impressora não está conectada ao servidor.

Verifique o nome da impressora no Ubuntu, e não esqueça de acrescentar o ':631' ( a porta a ser usada) logo após o IP da máquina onde a impressora está.

Citar
Do UBUNTU eu consigo acessar tranqüilamente as pastas compartilhadas no Windows XP.
Eu não tenho conhecimento suficiente, mas parece que o UBUNTU está impedindo o acesso como um FIREWALL. Eu não instalei nenhum. Preciso fazê-lo ou o Ubuntu já tem alguma espécie de proteção nativa?

Entende porque o Linux é mais seguro?...  ;D Sim, o Ubuntu já tem uma firewall interna, o IPTables, instalada por default. Entretanto, ela não bloquearia o acesso à impressora. Se necessitar configurar essa firewall conforme suas preferências, instale ( pelo Synaptic) o Firestarter, que é uma interface gráfica para ela.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline adias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:30 »
Boas,se voce já tem o Samba, faça isso:. Vá  no terminal e  digite:sudo smbpasswd -a usuario
Usuario nesse caso é o seu login de sistema....vc vai ter que digitar a nova senha duas vezes!
Apos vc ter configurado a senha é só usa-lá

Consegui acessar a minha pasta compartilhada do UBUNTU a partir do pc com Windows, inclusive, excluindo o arquivo que havia salvado nela. Mas, teria como permitir o acesso apenas a esta pasta sem solicitação de usuário ou senha? Para as demais pastas eu quero que seja solicitada senha.

Quanto a adicionar a impressora, continuo com o mesmo problema...o windows não a "enxerga".

Instalei o Firestarter. Ele bloqueou a comunicação com a rede. Após algumas configurações, Do PC com UBUNTU, tenho acesso aos arquivos no PC com windows, mas o contrário não é permitido. Como liberar este acesso?

Obrigado a todos pelas dicas.

 
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 21:14 por adias »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2007, 21:37 »
Consegui acessar a minha pasta compartilhada do UBUNTU a partir do pc com Windows, inclusive, excluindo o arquivo que havia salvado nela. Mas, teria como permitir o acesso apenas a esta pasta sem solicitação de usuário ou senha? Para as demais pastas eu quero que seja solicitada senha.

No Ubuntu, vá nas permissões dess pasta e dê direitos de acesso para todo o mundo - ela deve estar pertencendo ao root ou ao seu usuário. O inverso vale para as demais pastas que compartilhar.

Citar
Instalei o Firestarter. Ele bloqueou a comunicação com a rede. Após algumas configurações, Do PC com UBUNTU, tenho acesso aos arquivos no PC com windows, mas o contrário não é permitido. Como liberar este acesso?

Não é a firewall... W$ não enxerga .EXT3,  exceto usando o Explore-2fs ( acho que é esse o nome) . Porém mesmo assim não poderá escrever em .EXT3.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline adias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2007, 03:37 »
VB5,

Eu não sei o que fiz de errado, mas do Windows, com o firewall firestarter do Ubuntu parado, eu entro na pasta compartilhada do UBUNTU e apago os arquivos, modifico-os, coloco outros etc. Isto sem instalar o programa que você citou.
Eu cliquei com lado direito do mouse na pasta compartilhada do Ubuntu e em propriedades/ permissões eu coloquei criar e excluir arquivos em todos. Mas para acessar a pasta através do Windows, é pedida a senha do samba. Tenho como eliminar a necessidade desta senha para esta pasta?
Ao iniciar o firewall através do firestarter, o acesso é bloqueado imediatamente. Eu concluo que o firewall firestarter do Ubuntu está bloqueando o acesso do Windows  à pasta compartilhada no Ubuntu.
Em política, no firestarter, coloquei permitir conexões com a máquina com Window(através do IP). Mas não adiantou. Qual o caminho para desbloquear?
Quanto à impressora conectada via usb no Ubuntu, não aparece de jeito nenhum no Windows. Tenho como resolver isso?

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2007, 11:17 »
Quando você tiver um tempo livre e conseguir resolver esses problemas antes apontados, além de gostar de experimentar outras soluções, tente o Guarddog.  Apesar de ele ser para a plataforma KDE ele trabalha bem no Gnome que o Ubuntu utiliza.

Acho ele mais fácil e direto do que o Firestarter.  O Guarddog pode ser inserido com o comando sudo apt-get install guarddog

Ele trabalha com parâmetros para a Internet e parâmetros para a rede local, inclusive com definições de portas feitas pelo usuário.

É só uma opção além de questão de gosto, não suprimindo, portanto, as recomendações feitas pelo uso do Firestarter.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2007, 21:22 »
VB5,

Eu não sei o que fiz de errado, mas do Windows, com o firewall firestarter do Ubuntu parado, eu entro na pasta compartilhada do UBUNTU e apago os arquivos, modifico-os, coloco outros etc. Isto sem instalar o programa que você citou.
Sim, pois você liberou leitura/escrita para todos nessa pasta; nesse caso, está certo.
Citar
Mas para acessar a pasta através do Windows, é pedida a senha do samba. Tenho como eliminar a necessidade desta senha para esta pasta?
Isso não deveria estar acontencendo. Verifique a configuração do Samba, e tente isto ( atenção, SEMPRE backup antes!...):
Código: [Selecionar]
Para adicionar usuários de rede:
Primeiro adicione o usuário ao sistema:
sudo useradd nome_do_usuário_de_sistema
***********************
Depois crie o arquivo smbusers:
sudo gedit /etc/samba/smbusers
e insira a seguinte linha no novo arquivo
system_username = "network username"
*********************
Para compartilhar pasta pessoal com direito de escrita:
      sudo cp /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf_backup
      sudo gedit /etc/samba/smb.conf
Procure esta linha:
      ...
      ;  security = user
      ...
e substitua-a pelas seguintes linhas:
      security = user
      username map = /etc/samba/smbusers

Procure este trecho:
      ...
      # By default, the home directories are exported Leia-only. Change next
      # parameter to 'yes' if you want to be able to write to them.
        writable = no
      ...
e substitua-o pelas seguintes linhas:
      # By default, the home directories are exported Leia-only. Change next
      # parameter to 'yes' if you want to be able to write to them.
        writable = yes

Salve o arquivo editado e execute:
      sudo testparm
      sudo /etc/init.d/samba restart


Citar
Ao iniciar o firewall através do firestarter, o acesso é bloqueado imediatamente. Eu concluo que o firewall firestarter do Ubuntu está bloqueando o acesso do Windows  à pasta compartilhada no Ubuntu.
Em política, no firestarter, coloquei permitir conexões com a máquina com Window(através do IP). Mas não adiantou. Qual o caminho para desbloquear?
Selecione o serviço a ser permitido, na janela logo abaixo. Escolha "SMB" e defina a máquina que tem permissões.
Citar
Quanto à impressora conectada via usb no Ubuntu, não aparece de jeito nenhum no Windows. Tenho como resolver isso?

Como é impressora usb, tente isto ( infelizmente não guardei o nome do autor para dar o devido crédito, mas está neste fórum):
Citar
Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows

Sou um usuario novo do Ubuntu 7.04 (10dias e estou adorando) pesquisei o forum todinho atras de uma soluçao para poder imprimir em uma impressora da rede compartilhada pelo windows. (sem exito na busca)

Minha impressora é uma HP - PSC 1410, configurei no Ubuntu usando o menu sitema - administracao - impressora - nova impressora - impressora de rede - impressora windows (SMB), coloquei a maquina da rede que esta a impressora e usei o drive que tem do ubuntu que e a PSC-1400.

Beleza, configurou tudo legal, a impressora ficou com o status de PRONTO, mas quando mando imprimir um documento, ele fica na fila de impressao do windows mas nao imprime. ESSE E O PROBLEMA.

A SOLUÇÃO QUE DEU CERTO AQUI COMIGO.

PASSO 1:
No computador que esta a impressora compartilhada com o OS windows, instalei uma impressoa GENERIC / TEXT ONLY. No windows va em impressoras, click no icone adicionar um impressora - avançar - desmarque a opçao de detectar e instalar automaticamente impressora plug and play - avançar - (agora que esta o segredo, rsrs.) eu redirecionei para a porta que esta a minha impressora que eh a seguinte: USB001 (Virtual printer port for USB) - avançar - Fabricante (Generico) - Impressora (Generic / Text Only) - avançar - (se quiser mudar o nome mude) avançar - Nome do compartilhamento (usei Ubuntu) - avançar - avançar - concluir.

PASSO 2:
No computador que esta o ubuntu, va instalando  a impressora normalmente em  menu sitema - administracao - impressora - nova impressora - impressora de rede - impressora windows (SMB), coloque a maquina da rede que esta a impressora e use a impressora generic texto (a que vc adcionou e compartilhou no  windows) na hora do drive da impressora escolha o drive correspondente a impressa, no meu caso é uma HP - PSC-1400.


AGORA ESTA IMPRIMINDO BELEZA.


Boa sorte!...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline adias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Qual o erro? PC com WINDOWS não acessa PC com UBUNTU 7.10 AMD64
« Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2007, 23:46 »
VB5,

Obrigado pelas dicas, mas não funcionou.
Agora, do PC com Windows, não posso mais acessar a pasta compartilhada que está no Ubuntu, mesmo com o firewall parado.

A dica sobre a impressora não seria para a impressora ligada ao PC com WINDOWS?
No meu caso, A impressora está ligada ao PC com o Ubuntu. Entendi corretamente?

Se eu formatar novamente o HD e começar do zero não seria mais fácil de conseguir solucionar estes problemas?
Eu só tenho a elogiar as ajudas que recebi .
Você ainda teria um resto de paciência para  outra orientação?
O que posso fazer?