Autor Tópico: voltar privilégios de administrador no modo gráfico  (Lida 2390 vezes)

Offline alepieske

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
voltar privilégios de administrador no modo gráfico
« Online: 13 de Novembro de 2007, 17:53 »
Caros amigos

Esta é a minha primeira mensagem no fórum, apesar de acompanhá-lo há algum tempo.
Sou um estreante no mundo Linux e no Ubntu.
Instalei o 7.10 há alguns dias e no menu Administração desmarquei os privilégios de administração de meu usuário, deixando apenas para o root esta tarefa.
O problema é que não sei como entrar como root no terminal e como o Gnome só aceita entrar como usuário (que está sem privilégios de adminstrador) não consigo mais instalar/desinstalar programas e fazer outras tarefas administrativas.
Tentei seguir algumas dicas do forum e do wiki mas não foi feliz.
Quem puder ajudar, agradeço.
Abraços
Alexandre

alarcon

  • Visitante
Re: voltar privilégios de administrador no modo gráfico
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2007, 18:13 »
Caros amigos

Esta é a minha primeira mensagem no fórum, apesar de acompanhá-lo há algum tempo.
Sou um estreante no mundo Linux e no Ubntu.
Instalei o 7.10 há alguns dias e no menu Administração desmarquei os privilégios de administração de meu usuário, deixando apenas para o root esta tarefa.
O problema é que não sei como entrar como root no terminal e como o Gnome só aceita entrar como usuário (que está sem privilégios de adminstrador) não consigo mais instalar/desinstalar programas e fazer outras tarefas administrativas.
Tentei seguir algumas dicas do forum e do wiki mas não foi feliz.
Quem puder ajudar, agradeço.
Abraços
Alexandre

Não sei se entendi corretamente, mas você criou uma senha root e desabilitou o seu usuário como adiministrador do sistema, é isso?

se foi isso um simples comando: su e depois sua senha root não torna o terminal em modo root?

Ou seja:

su

sua senha root

adduser usuario admin

este último comando tornaria novamente o seu usuario administrador.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2007, 18:18 por alarcon »

Offline alepieske

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: voltar privilégios de administrador no modo gráfico
« Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2007, 18:57 »
Perfeito, Alarcon.
Funcionou e agora consigo acessar todo o menu Administração.
Muito obrigado pela ajuda.
Abraços
Vou acompanhar o fórum para aprender mais.