Autor Tópico: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?  (Lida 36786 vezes)

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #15 Online: 14 de Novembro de 2007, 16:05 »
Creio eu que será haverá muito ganho para o mundo Linux com a redução do número de distribuições, valendo lembrar que apenas algumas poucas podem ser consideradas amigáveis, já passou o tempo que Linux era coisa de nerd, sistema operacional é feito para ser utilizado, não para ficar recompilando o Kernel toda semana.

Eu vejo o futuro do Linux como alguns softwares de hoje, em que é disponibilizada uma versão gratuita para usuário domésticos e outra para empresas, com todos os recursos e com suporte. Tem que ser levado em conta que usuário comum quer apenas ligar seu computador e utilizá-lo, ouvir suas músicas, entrar na internet, digitar trabalhos, e não se precupar em compilar programas fonte, executar comandos no terminal ou recompilar o kernel, ou mesmo se preocupar em ter que comprar um programa para cada uso que ele fará de seu computador.

O Kurumin tinha essa visão, mas como tudo era centrado no Morimoto, chegou um momento em que ele já não pode mas tomar conta sozinho, ou muda suas diretrizes ou o jeito é abandonar o projeto. Só espero que a comunidade do Kurumin possa fazer algo a respeito, pois só pra citar um exemplo, eu consegui rodar o Kurumin numa placa-mãe defeituosa para recuperar alguns dados no HD, coisa que não consegui no ubuntu.

Enfim, aconteça o que acontecer com o projeto Kurumin, que nos sirva de lição para que não cometamos os mesmos erros, e falo para todos como profissionais, não para a comunidade ou o Ubuntu, estes dois até agora só tenho a elogiar.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #16 Online: 14 de Novembro de 2007, 16:10 »
Realmente chutou o pau...

Sei lá... nunca usei o kurumim, mas acho que Morimoto, fez bastante pela divulgação do Linux, assim como alguns aqui disseram que iniciaram pelo Kurumin.

Linux para seres humanos.

Seres humanos não são perfeitos.

abraços a todos.

Poxa... Eu escrevi, escrevi e escrevi mas o alexcosta67  falou tudo em uma única frase.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #17 Online: 14 de Novembro de 2007, 16:39 »
Bem Srs

Isso é motivo de muita tristeza, afinal estamos falando de uma distro BRASILEIRA.
Não conheço o Morimoto, não posso dizer nada a respeito de sua arrogância, mas vejo que neste tópico também existe muitos arrogantes e extremistas. 
Tenho por ele grande estima e respeito, poucos seriam capazes de fazer o que ele fez.
Em suma podemos dizer que o Linux no Brasil está dividido em duas partes, antes de Morimoto (AM) e depois de Morimoto (DM).
Desculpa ai

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #18 Online: 14 de Novembro de 2007, 17:29 »
Bem Srs

Isso é motivo de muita tristeza, afinal estamos falando de uma distro BRASILEIRA.
Não conheço o Morimoto, não posso dizer nada a respeito de sua arrogância, mas vejo que neste tópico também existe muitos arrogantes e extremistas. 
Tenho por ele grande estima e respeito, poucos seriam capazes de fazer o que ele fez.
Em suma podemos dizer que o Linux no Brasil está dividido em duas partes, antes de Morimoto (AM) e depois de Morimoto (DM).
Desculpa ai


Nelson Quintanilha,
nem precisa pedir desculpas...

Você conseguiu expressar o que eu estava pensando ao acompanhar este tópico. Palavra por palavra. Aliás, penso que é o fim da picada escurraçar alguém por qualquer motivo que seja, da forma como foi feito aqui. Independente da qualidade do trabalho e da personalidade do cara (e este último ponto, na minha opinião, nunca deveria ser tema de discussão profunda neste fórum como o foi), é uma perda sem dúvida. Trará vantagens, como foi dito por um colega sobre a diminuição do número de distros (mas não basta só essa, certo?), sim. Mas na minha visão simplista e estreita do mundo Linux (sou novato) achava bacana existir uma distro brazuca.

Enfim, vamos ver no que dá.

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #19 Online: 14 de Novembro de 2007, 17:42 »
Bem Srs

Isso é motivo de muita tristeza, afinal estamos falando de uma distro BRASILEIRA.
Não conheço o Morimoto, não posso dizer nada a respeito de sua arrogância, mas vejo que neste tópico também existe muitos arrogantes e extremistas. 
Tenho por ele grande estima e respeito, poucos seriam capazes de fazer o que ele fez.
Em suma podemos dizer que o Linux no Brasil está dividido em duas partes, antes de Morimoto (AM) e depois de Morimoto (DM).
Desculpa ai


Tudo bem, eu até concordo com você em parte. O Kurumin é uma distro é Brasileira e merecia não estar com os seus dias contados. Mais só que merece sumir do mapa, pois além de ser Brasileira tinha como mantenedor uma pessoa com pensamento tupiniquim. Do que adianta, nadar, nadar e morrer na praia.

Eu não quero que só o Kurumin suma do mapa, mais todas as outras nanicas que só atrapalha. E eu discordo veementemente que no Brasil o Linux se divide em duas partes, ante e depois de Morimoto.

O que ele fez? Uma pseudo distro amigável? Cheia de falhas, bugada, com milhares de scripts loucos, ícones mágicos que ao serem acionado acabam com o sistema, etc... ? Cadê a contribuição para o movimento do software livre?

Software livre é o mesmo que comunidade aberta, companheirismo, troca de conhecimento, divisão, ajuda, etc... Dr.. Morimoto é o pai da arrogância, o Sr. intocável com um monte de moderador pucha saco que fazem apenas as suas vontades. Me diga em que empresa séria ou repartição publica o Kurumin perdurou mais do que 2 meses!

Ele teve um papel momentâneo, coisa de 1 ou 2 anos, por criar numa época uma distro que tinha scripts, coodecs e ícones mágicos, que facilitava a vida dos iniciantes ou preguisosos. Sim e dai, o que isso mudou o cenário nacional do software livre para dividirmos o tempo entre antes e depois do Sr. Morimoto?.

Pra mim ele foi uma pessoa que teve seu sucesso, não sobre aproveitar, pois centralizou tudo em suas mãos para colher os louros sozinho. E com essa atitude manteve o desenvolvimento do Kurumin na mão de um punhado de pucha sacos, levando com essa atitude a morte do próprio Kurumin.

Ele não agrega nada a comunidade de software livre. Sua intenção hoje é ganhar dinheiro com livros e venda de cd´s e dvd´s. Esse elemento já teve seus dias de gloria e ponto final.

Quem faz o Linux acontecer no Brasil é a própria comunidade. Ai sim eu tiro o meu chapéu, pois essa cada dia vai crescer mais e impulsionar o uso do software livre.

Sem mais,
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #20 Online: 14 de Novembro de 2007, 18:04 »
Concordo c/ o Nelson Quintanilha e AquaMan

Lamento em passear hj no fórum do Kurumin as vezes e ver que lá se fala de tudo, menos do Kurumin, que foi a porta de entrada p/ muito no mundo do Linux, inclusive eu.

Sempre vou ter um carinho pelo Kurumim e jamais irei cuspir num prato onde comi.

Mas uma coisa me fez refletir nesse 1 ano do uso diário do Linux Ubuntu, afirmo c/ toda a convicção: eu prefiro as distros ligadas as empresas (Ubuntu - Canonical, OpenSeuse - Novell, Fedora - RedHat e Mandriva), tenho muito respeito pelas distros ligadas ao mundo acadêmico (Slackware, Debian...). Agora ñ gosto das distros de comunidade e nem recomendo p/ amigos, pois ai ñ existe o fator responsabilidade e cobrança. E esse caso agora de uma possível extinção do projeto Kurumim, ñ é 1º nem será o último entre as distros de comunidade.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #21 Online: 14 de Novembro de 2007, 18:05 »
Não gosto do Kurumin, acho uma distro de qualidade questionável em diversos aspectos. Contudo, não me agrada o modo hostil e até grosseiro com que alguns se referiram a figura do Morimoto.



Eu respeito o trabalho do Morimoto como um todo, o qual não se resume apenas ao Kurumin:

- O portal Guidohardware.net é sem dúvidas o melhor site de informática em língua portuguesa e com o maior conteúdo na área.

-Mesmo o kurumin, uma distro que não me agrada, teve sua importância quando surgiu. Há alguns anos atrás o Kurumin era sim uma das distros mais fáceis do universo linux e por isso muitos se iniciaram por ela.


No entanto, outras distros voltadas para usuário final a superaram e por isso sua existência perdeu o sentido. Pode-se colocar aqui o G-4 do linux para usuário final: Ubuntu, Fedora, openSuse e Mandriva.   
« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 18:12 por gabriel0085 »

alarcon

  • Visitante
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #22 Online: 14 de Novembro de 2007, 18:12 »

Não gosto do Kurumin, acho uma distro de qualidade questionável em diversos aspectos. Contudo, não me agrada o modo hostil e até grosseiro com que alguns se referiram a figura do Morimoto.


Eu respeito o trabalho do Morimoto como um todo, o qual não se resume apenas ao Kurumin:

- O portal Guidohardware.net é sem dúvidas o melhor site de informática em língua portuguesa e com o maior conteúdo na área.

-Mesmo o kurumin, uma distro que não me agrada, teve sua importância quando surgiu. Há alguns anos atrás o Kurumin era sim uma das distros mais fáceis do universo linux e por isso muitos se iniciaram por ela.


No entanto, outras distros voltadas para usuário final a superaram e por isso sua existência perdeu o sentido. Pode-se colocar aqui o G-4 do linux para usuário final: Ubuntu, Fedora, openSuse e Mandriva.   

Concordo plenamente, na parte que citei, com que o gabriel0085 disse.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 18:22 por alarcon »

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #23 Online: 14 de Novembro de 2007, 18:21 »
linux no brasil é dividido antes de Conectiva 10 e depois de Conectiva 10. Se kurumin tiver que sumir, que suma. Melhor que desapareça do que ver muita gente começar a usar linux numa distro toda bugada, afastando as pessoas e deixando a impressão que linux é cheio de problemas. é uma injustiça com quem trabalha sério e tem talento.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #24 Online: 14 de Novembro de 2007, 18:35 »
Conheço muita gente que começou com o Kurumin... e depois acabou se estabelecendo com Slackware, Ubuntu ou alguma outra distro boa. Tenho certeza que a contribuição de Morimoto foi imensamente positiva, só por esse fato. Ele de fato trouxe o Linux a uma quantidade muito grande de usuários brasileiros. Gente, não é de se desprezar e achar ruim!

Quanto ao produto, eu já comentei antes: é chegada a hora da seleção natural.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #25 Online: 14 de Novembro de 2007, 18:44 »
O próprio Morimoto coloca muito bem a situação atual do Kurumin:

Citar
Hoje em dia existem também um número muito grande de outras distribuições voltadas aos usuários domésticos e aos iniciantes, incluindo o Mandriva e o Ubuntu, que dispõe de uma fonte quase inesgotável de recursos financeiros. É um cenário bem diferente do que tínhamos em 2003, quando comecei a trabalhar no Kurumin, quando as distribuições eram muito mais problemáticas e difíceis de usar e o Linux era usado por bem menos pessoas.
Devido a tudo isso, é bem provável que o projeto seja encerrado, ou tenha seu escopo reduzido, passando a ser uma distribuição mais especializada, com um conjunto menor de recursos.

Carlos E. Morimoto

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #26 Online: 14 de Novembro de 2007, 18:45 »
Oi colega,
Vou tentar me expressar melhor.
Fico contente em poder trocar ideias com membros da família Dino.
Antes de mais nada, gostaria de dizer que quando digo "Dinos" estou fazendo com o máximo respeito, pois varias vezes já os reverenciei, são pessoas das quais me orgulho em relacionar.

Então ficam uns pontos para reflexão:
Além dos grandes Dinos quem mais conhecia o Linux no Brasil antes do Morimoto?
Existiu no Brasil uma pessoa que tenha divulgado o Linux com maior sucesso?

Talvez hoje o Kurumin deva ser reinventado, mas nunca descontinuado e continuo afirmando:
O Linux no Brasil está dividido em duas partes, antes de Morimoto (AM) e depois de Morimoto (DM).

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #27 Online: 14 de Novembro de 2007, 19:41 »
Como o próprio Morimoto reconheceu, está na hora das micro distros serem abandonadas para dar espaço para projetos mais profissionais.
 
Será que além do Kurumin, não estaria na hora de outras micro-distros e micro-comunidades encerrarem suas atividades?

- Isso diminuiria bastante a dispersão de usuários em diversos fóruns.

- E além disso, diminuiria também o desperdício de trabalho sem sentido, quando já há distros mais profissionais voltadas para usuários domésticos. E quando há outros projetos de softwares - que não distros - precisando de contribuição.




Será que não seria o momento de dar fim ao trabalho desperdiçado em projetos nacionais como:

-BIG Linux (3.440 usuários cadastrados no fórum)
-Kalango (1.598 usuários cadastrados no fórum)
-Resulinux (746 usuários cadastrados no fórum)
-Famelix (214 usuário cadastrados no fórum)
« Última modificação: 15 de Novembro de 2007, 02:22 por gabriel0085 »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #28 Online: 14 de Novembro de 2007, 20:33 »
Como o próprio Morimoto reconheceu, está na hora das micro distros serem abandonadas para dar espaço para projetos mais profissionais.
 
Será que além do Kurumin, não estaria na hora de outras micro-distros e micro-comunidades encerrarem suas atividades?

- Isso diminuiria bastante a dispersão de usuários em diversos fóruns.

- E além disso, diminuiria também o desperdício de trabalho sem sentido, quando já há distros mais profissionais voltadas para usuários domésticos. E quando há outros projetos de softwares - que não distros - precisando de contribuição.




Será que não seria o momento de dar fim ao trabalho desperdiçado em projetos nacionais como:

-BIG Linux (3.440 usuários cadastrados no fórum)
-Kalango (1.598 usuários cadastrados no fórum)
-Resulinux (746 usuários cadastrados no fórum)
-Famelix (214 usuário cadastrados no fórum)
-Muriqui

Vc tem toda a razão Gabriel, inclusive ñ podemos pensar somente nas nacionais, as internacionais também, tipo a inocula PCLinuxOS, entre outras tantas.

P/ mim hj GNU/Linux se resume ao G-4 do linux para usuário final: Ubuntu, Fedora, openSuse e Mandriva. Como vc mesmo citou num post acima e nas distros acadêmicas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #29 Online: 14 de Novembro de 2007, 20:54 »
é o que já foi discutido, ao fim do Kurumin, irá se notar um aumento do uso de distros mais evoluidas e que tem mais suporte, como é o caso do Ubuntu  ;D
e a tendencia é a diminuição das distros, aumentando cada vez mais a tecnologia e suporte do Linux