Autor Tópico: Dolphin  (Lida 4920 vezes)

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Dolphin
« Online: 20 de Agosto de 2007, 12:10 »
Bom pessoal, eu tenho usado o o Gutsy e digo, ele é bem bacana, mas cuidado ele não vem com o o KDE4 vem com o kde3.5.7.
Ele vem com um gerenciador de arquivos chamado Dolphin (mas o padrão ainda é o konqueror), tenho usado o Dolphin para algumas coisa principalmente quando preciso de acesso como root a um determinado diretorio ou arquivo.

Prós:
-Facilidade na manipulação de arquivos e diretórios com a opçao de "open as root"
-Visual bem agradável, bem configurável, informações faceis de localizar.

Contras:
-Toda vez que fecho ele da um erro dizendo q não tem acesso a um dirtório /home/mura/....., ou seja o meu usuário não tem direito em alguma coisa, ja alterei os direito do diretório todo mas vez por outra o problema ocorre.
-Não consegui configurar a navegação do painel lateral para usar pastinhas como o "+", só aparece ícones grandes.

Ah, também tentei instalar o kde4, mas falta muuuuito ainda, cheio de bugs e tals, os menus não funcionam as vezes, travam, não tem ainda um tray-notification alias, ele nao funciona trava o menu.
As configurações também não funcionam direito, fica td meio bugado.
Os ícones não aparecem.
Enfim, ainda não vale a pena usar o kde4, mas sem duvida vai ser um grande avanço em diversos aspéctos.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2007, 12:13 por RickMura »

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Dolphin
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2007, 13:43 »
Boa análise, Mura.

Eu ainda não experimentei o Dolphin, nem o Gutsy (só quando estiver pronto) ou o KDE 4 (idem), mas é bom esclarecer alguma coisa para quem não sabe (ao contrário de ti): o Dolphin será o gerenciador de arquivos padrão do KDE 4, e suspeito que seja exatamente por este motivo que o Gutsy já o trará por padrão, ou seja, para acostumar os usuários enquanto o KDE 4 não chega à distro. O Konqueror continuará existindo no KDE 4 e continuará sendo o navegador padrão; para quem gostar menos do Dolphin, o Konqueror continuará tendo suas funcionalidades de gerenciador de arquivos. Aliás, ambos projetos (Dolphin e Konqueror) estão sendo feitos de modo a dividirem o quanto puderem de código.

Não sei dizer se o Dolphin já pode ser considerado pronto, também. Isto talvez explicaria alguns dos problemas que o Mura encontrou em seu teste.

Agora, é importante que as pessoas tenham em mente ao experimentarem o Gutsy e o KDE 4 que estes produtos ainda estão longe de prontos! :) Logo, não se espantem com problemas que encontrarem: relatem suas experiências inclusive, pois isto pode ajudar no desenvolvimento deles.

Em tempo: segundo o site oficial do Dolphin:

Citar
The KDE 3 version of Dolphin is in beta stage, but provides already most features for daily usage. Currently Dolphin gets ported for KDE 4.0.

Ou seja, ele não pode ainda ser considerado pronto.

Aliás, pelo que li, ao contrário do Konqueror, o Dolphin será apenas um gerenciador de arquivos. O Konqueror continuará sendo o canivete suíço que é: navegador, gerenciador de arquivos, visualizador de documentos e diretórios, etc etc.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2007, 13:49 por celsofaf »
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline sidney richards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Dolphin
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2007, 21:43 »
Aliás, pelo que li, ao contrário do Konqueror, o Dolphin será apenas um gerenciador de arquivos. O Konqueror continuará sendo o canivete suíço que é: navegador, gerenciador de arquivos, visualizador de documentos e diretórios, etc etc.
[/quote]

com essa vantagem toda do konqueror, porque será que ele vai deixar de ser padrão???

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Dolphin
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2007, 22:17 »
Esse quesito de vantagem é meio pessoal. Não acho exatamente uma vantagem; se quero apenas organizar meus arquivos, não preciso carregar na memória coisas "inúteis" como um navegador web, um visualizador de documentos, e por aí vai. Tanto que, mesmo usando KDE, acabo instalando e usando o Thunar para gerenciar meus arquivos, e quase nunca uso o Konqueror. Rápido, prático, direto ao ponto. Espero que o Dolphin fique no nível do Thunar, ou melhor. :D
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline sidney richards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Dolphin
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2007, 22:48 »
Tem como colocar o dolphin em português??? eu instalei e depois posto se gostei ou não.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Dolphin
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2007, 23:16 »
Se ele já estiver traduzido para o português, tem.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline cruzcarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Dolphin
« Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2007, 15:11 »
A vantagem do dolphin é que ele é muiiiito mais rápido do que o konqueror!!!!

Offline ronimc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Dolphin
« Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2007, 19:17 »
O Kubuntu Gusty veio com o KDE 3.5.8 e não 7.
Estou usando desde que foi lançado e não estou tendo problema nenhum. Funciona perfeito.
Inclusive estou rodando junto com o compiz-fusion. Sem bugs por enquanto.
Na verdade é a melhor versão do kubuntu que experimentei.
E está em todo em português.
Só não sei onde foi parar o comando Ctrl+E. Estou precisando dele.

« Última modificação: 27 de Outubro de 2007, 19:29 por ronimc »

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Dolphin
« Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2007, 16:42 »
Aliás, pelo que li, ao contrário do Konqueror, o Dolphin será apenas um gerenciador de arquivos. O Konqueror continuará sendo o canivete suíço que é: navegador, gerenciador de arquivos, visualizador de documentos e diretórios, etc etc.

com essa vantagem toda do konqueror, porque será que ele vai deixar de ser padrão???
[/quote]

Porque o pessoal do konqueror vai se concentrar somente na ferramenta web-browser. O konqueror quer chegar aos pés dum safari, firefox ou internet explorer.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Dolphin
« Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2007, 18:12 »
O 7.10 está rodando bem, alguns pequenos bugs mas nada que atrapalhe, até a minha wireless está rodando.
O Dolphin deu esse problema mesmo porém eu desinstalei e instalei novamente e agora roda redondo, até estou gostando dele pela praticidade (nota: se vc tem todos os pacotes de linguas ele já ficará em português, o meu está tudo ok).

Ainda continuo tendo problemas nas pré-visualizações qdo se quer adicionar fotos arquivos no Orkut, Gmail, etc, veja: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27739.msg160456.html#msg160456