Autor Tópico: Permissões em partição NTFS [resolvido]  (Lida 8868 vezes)

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Permissões em partição NTFS [resolvido]
« Online: 18 de Novembro de 2007, 04:08 »
Olá a todos. Eu tenho um partição em NTFS que uso para guardar arquivos em geral. Está em NTFS para eu poder acessar os arquivos do Windows e do Linux. Com meu usuário o sistema monta a partição em modo de leitura e escrita. Estou querendo fazer outro usuário que só tenha permissão de leitura para essa partição. Será que tem algum jeito de fazer isso, visto que o linux não dá suporte a permissões em partição NTFS.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 14:18 por alessandro_ufms »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Permissões em partição NTFS
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2007, 10:27 »
Bem, eu não lembro o arquivo que você teria que editar mas posso sugerir uma gambiarra.


na verdade o meu método só é eficiente se os outros usuários não tiverem muito conhecimento em informática e linux.

A idéia é a seguinte:

1 - Você retira montagem da partição do FSTAB, assim a aprtição não será montada em qualquer inicialização do sistema.

2 - Você coloca o comando de montagem na inicialização do seu usuário em: Sistema > Preferência > Sessões.

Código: [Selecionar]
ntfs-3g /dev/hdax /mount/hdax
Onde "x" é a letra  correspondente a sua partição NTFS.

Depois posta aí se deu certo.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Permissões em partição NTFS
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2007, 10:32 »
Desculpa, eu sou uma anta mesmo.  :P

Acabei de pensar numa solução bem inteligente que a anterior. E mais lógica também.

Você pode continuar deixando o FSTAB montar a partição, apenas mude a permição da pasta onde for o ponto de montagem. Use estes dois códigos em sequência, fazendo as devidas modificações:


Código: [Selecionar]
sudo chwon seu-usuario /media/sua-patição-NTFS
Código: [Selecionar]
sudo chmod 700 /media/sua-patição-NTFS
Desse modo só você poderá ler ou alterar o que há na sua partição NTFS




Se quiser que os outros apenas leiam, basta modificar o comando para:

Código: [Selecionar]
sudo chmod 744 /media/sua-patição-NTFS



Eu não excluí o post anterior pois pode ser útil pra alguma coisa.

Mas eu acho melhor você usar essa segunda idéia.  :D
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 10:48 por gabriel0085 »

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Permissões em partição NTFS
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2007, 14:07 »
Opa, vlw aew. Pesquisando em outros fóruns achei uma solução prática só alterando o fstab. Por exemplo, o ntfs-3g por padrão coloca desse jeito:

Código: [Selecionar]
UUID=9CC0D7E4C0D7C326 /media/sda1 ntfs-3g defaults,locale=pt_BR.UTF-8 0 1
Onde o "defaults" significa que todos tem permissão de leitura, escrita e execução. Então eu mudei para:

Código: [Selecionar]
UUID=9CC0D7E4C0D7C326 /media/sda1 ntfs-3g locale=pt_BR.UTF-8,umask=002,gid=1000 0 1
Onde o umask é a mascara de permissão que deseja colocar. Como o nome diz é uma mascara na qual o que está setado nele, ele não deixa passar seguindo a seguinte fórmula:

permissão que desejamos = permissão máxima - umask

Para esclarecer com um exemplo: A permissão máxima que podemos colocar é 777. Então o mascara ficaria, de acordo com a fórmula 000 (777 = 777 - 000), onde o 777 do lado esquerdo significa que eu quero colocar permissão máxima para todos.

No meu caso eu precisava colocar permissão de tudo para root e para mim e tirar a permissão de escrita para os outros, então a permissão é 775. Então de acordo com a formula 775 = 777 - x, x = 002. Por isso coloquei 002 no exemplo lá em cima.

Agora o gid é o grupo dono da partição. Peguei o meu gid da seguinte forma:

Código: [Selecionar]
cat /etc/group | grep alessandro
Onde o alessandro é o nome do meu grupo que no meu caso era 1000.

Agora posso migrar minha irmã para o ubuntu e deixar o windows de lado...  :D