Autor Tópico: ibook G4 com ubuntu ?  (Lida 16226 vezes)

Offline marcelochiquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
ibook G4 com ubuntu ?
« Online: 22 de Novembro de 2007, 16:21 »
          Olá, acabei de adquirir um ibook G4 de terceiros, apesar de esta completo com carregador e outros acessorios não tem nota fiscal e também não sei a procedencia, peguei numa divida na qual seria muito dificil receber, (mas vale um passarinho na mão do que dois a voar).
O problema é o seguinte ainda não sei qual é as configurações dele, quando inicia ele pede senha, não me passaram a senha tambem não sabiam.
          A questão é : tenho em mãos o cd de instalação do Ubuntu 7.10 tanto x86 como 64bits, mas é para maquinas normal no qual instalamos o Windows :P . Será que tem o Ubuntu para Mac ?!?


                                                                     Grato.     ;)

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2007, 17:17 »
Pro seu ibook o melhor seria o ubuntu para powerpc, que era a arquitetura dos computadores da apple antes de mudarem pra intel, só não consegui achar o link para o download.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2007, 17:57 »
O Ubuntu não suporta mais a arquitetura PowerPC "oficialmente", tal como se lê aqui:

http://penguinppc.org/about/distributions.php

Mas há downloads das versões PowerPC, até mesmo da última (Gutsy), como se vê aqui:

https://wiki.ubuntu.com/PowerPCDownloads

Espero ter ajudado.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline marcelochiquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2007, 19:50 »
   Opa galera, valeuw aeh pela atenção, estou fazendo o download do Ubuntu 7.10 ppc iso, e ve no que da aqui neh, terminando tudo vo postar os resultados ok.



                                                  Valeuw aewh  " Pinduvoz "    ;)

Offline marcelochiquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2007, 11:30 »
         Entaum galera, fiz o download do iso ubuntu 7.10 para o mac neste link :


        https://wiki.ubuntu.com/PowerPCDownloads


         Comecei a instalação e tava correndo tudo certinho, quando chega nos 90% da instalação da este aviso:


          " O espelho do repositorio Ubuntu especifico não esta disponivel ou não possui um arquivo Release válido. Tente um espelho diferente ".

          Um outro link para download do mesmo ISO ou no site do Ubuntu eles me enviam os DVD's para instalação no MAC ?

alarcon

  • Visitante
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2007, 11:38 »
         Entaum galera, fiz o download do iso ubuntu 7.10 para o mac neste link :


        https://wiki.ubuntu.com/PowerPCDownloads


         Comecei a instalação e tava correndo tudo certinho, quando chega nos 90% da instalação da este aviso:


          " O espelho do repositorio Ubuntu especifico não esta disponivel ou não possui um arquivo Release válido. Tente um espelho diferente ".

          Um outro link para download do mesmo ISO ou no site do Ubuntu eles me enviam os DVD's para instalação no MAC ?

Você estava com o ibook conectado na internet durante o processo de instalação?

Se estava, então antes de iniciar a instalação vá no Synaptic ( menu Sistema > Administração> Synaptic) e no menu Configurações > Repositórios escolher servidor principal e não o do Brasil. Só então tente o processo de instalação.

Outra opção e desligar os cabos de rede dele e tentar instalar sem internet para que ele pule os passos de baixar da internet outros pacotes.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2007, 12:36 por alarcon »

Offline marcelochiquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2007, 12:28 »
          Valeuw pela atencao Alarcon, fiz a instalacao sem o cabo de e deu na mesma, ele esta em ingles no momento da instalacao eu passo para portugues do brasil, mas eu acho q deve ser o ISO q veio danificado.

alarcon

  • Visitante
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2007, 12:40 »
          Valeuw pela atencao Alarcon, fiz a instalacao sem o cabo de e deu na mesma, ele esta em ingles no momento da instalacao eu passo para portugues do brasil, mas eu acho q deve ser o ISO q veio danificado.

Ok, é que tem um erro bastante comum que ocorre com o Gutsy no momento da instalação. O conhecido erro de travar em 82% e isso se deve por que num dado momento da instalação vai ser sincronizado os espelhos do apt-get só que se você tentou instalar sem estar com a conexão ativa ele trava (em alguns caso). A solução encontrada foi ou ligar a internet antes de iniciar a instalação ou desligar os cabos de rede.

Peço também para você mudar os repositórios para o principal e não do Brasil por que são melhores. Quando usei os daqui sempre encontrei problemas, então agora só uso o principal.

Offline marcelochiquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2007, 14:31 »
              é isso ai Alarcon, seu procedimento esta corretissimo, consegui instalar em " Main server " mas apareceu um outro probleminha: o sistema operacional Ubuntu não inicia, por que será ?!?

Offline marcelochiquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2007, 14:37 »
............... alguma dica aeh galera, ainda continuo com  problema

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2007, 14:49 »
http://wiki.ubuntu-br.org/UbuntuNoMacBook?highlight=%28mac%29

Parece que tem algo a ver com o Mac não usar BIOS e, por isso, não funcionar com o Grub.

Veja no link, que recomenda instalar o Lilo e ensina como.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline marcelochiquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2007, 22:08 »
                        Opa, o Ubuntu ja esta instalado no ibook mas não roda não entro nele ok. Esses procedimentos valem  no live CD, quando abro terminal ele não esta em root, quando insiro uma linha de comando não tem efeito nenhum eu tenho q estar em root.

Offline marcelochiquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2007, 22:12 »
                A instalação é com o Ubuntu 7.10 Gutsy.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2007, 01:55 »
Lá no link que eu citei ensina como fazer para montar, na sua instalação nova do Ubuntu, um "ambiente chroot".

Isso, ao que eu saiba, faz com que vc. tenha um shell de root dentro da instalação nova,  embora tenha dado boot pelo live CD.

Leia a parte "preparando para o 1º boot".

Ah, chequei e o Lilo está nos repositórios do Gutsy.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline marcelochiquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: ibook G4 com ubuntu ?
« Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2007, 20:35 »
           Entaum pinduvoz, fiz este procedimento.



           "Preparando para o 1° boot.

Continue usando o CD e abra um terminal. Neste terminal faça:

sudo mkdir /mnt/ubuntu
sudo mount /dev/sda3 /mnt/ubuntu/
sudo mount -t proc none /mnt/ubuntu/proc
sudo mount -o bind /dev /mnt/ubuntu/dev
sudo chroot /mnt/ubuntu /bin/bash"


       Ai vem a resposta. 

 
        ubuntu@ubuntu:~$ sudo mkdir /mnt/ubuntu
mkdir: cannot create directory `/mnt/ubuntu': File exists
ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount /dev/sda3 /mnt/ubuntu/
mount: special device /dev/sda3 does not exist
ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount -t proc none /mnt/ubuntu/proc
mount: mount point /mnt/ubuntu/proc does not exist
ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount -o bind /dev /mnt/ubuntu/dev
mount: mount point /mnt/ubuntu/dev does not exist
ubuntu@ubuntu:~$ sudo chroot /mnt/ubuntu /bin/bash
chroot: cannot run command `/bin/bash': No such file or directory
ubuntu@ubuntu:~$



               Assim feito em LIVE CD.