Autor Tópico: Nome Ubuntu  (Lida 5683 vezes)

Offline diogopereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Nome Ubuntu
« Online: 26 de Novembro de 2007, 12:22 »
Olá,

Como usuário do Ubuntu, confesso que estou muito satisfeito com a qualidade do mesmo. Estável, interface atraente e fácil de ser utilizada.
Mas uma única coisa deixa de ser atraente, o nome. Não é só eu que acho isso, mas todo mundo acha estranho e não interessante esse nome. Sei que se trata de um termo africano (se não me engano), mas aqui no Brasil esse nome não pega muito bem não.

Talvez seja uma opnião únicamente minha e de meus conhecidos, mas e vcs, o que acham do nome Ubuntu?

Obrigado pelo espaço!

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Nome Ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2007, 12:38 »
É só uma questão de costume.

Certamente quando alguém apareceu dizendo que usava um sistema operacional chamado "janelas", algum outro achou estranho. E o que dizer de uma banda chama "os besouros". Ou uma cidade chamada "belo horizonte".




E tem dois detalhes desse nome que servem até como estratégia de marketing:

- É um nome estranho, por isso te chama a antenção, te faz lembrar mais fácil futuramente.

- Desperta nas pessoas o interesse me saber o que significa. E posteriormente é legal que elas associem o significado da palavra Ubuntu com os ideais do software livre.




Eu acho o nome ótimo.

ps. Só um detalhe que talvez você não saiba: a pronuncia correta é uBUNtu. É uma palavra paroxítona.
 

« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 12:40 por gabriel0085 »

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Nome Ubuntu
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2007, 12:47 »
Cada palavra ou nome tem seu significado:

uBUNtu :Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". A distribuição Ubuntu trás o espírito desta palavra para o mundo do software livre. Essa é a ideologia do termo. Se não me engano o Mark Shuttlework (acho que é assim que se escreve) é sul africano.

Belo Horizonte: Como morador dessa cidade, esse nome vem do horizonte que a Serra do Curral, uma antiga "fazenda" em torno das montanhas nesta cidade, quando olhamos nos proporciona. Que sem dúvida só quem lá esteve viu. ...

Beatles: Coisa de músico mesmo ... Inicialmente em 1956, eles se chamavam the Quarrymen, tirado do nome da escola em que estudavam, the Quarrybank High School. Com esse nome, a banda formou seu núcleo com John, Paul e George. Até 1959, os três já haviam saído desta escola, portanto era uma questão de tempo até mudarem o nome da banda. Experimentaram vários nomes sem muita convicção como Johnny & the Moondogs mas só no final do ano resolvem pensar seriamente no assunto. O quarteto de Liverpool adorava Buddy Holly & the Crickets. O nome Cricket tem duplo sentido na Inglaterra. Lennon começou então a buscar outros insetos que pudessem ter um duplo sentido. Ele acabou chegando em beetles (besouros) escrito Beatles para fazer um trocadilho com beat music. Assim nasce the Beatles em final de 1959. Muito pouco tempo depois, o amigo Cas Jones do grupo Cas & the Casanovas achou o nome ruim pois a mentalidade da época era de que bandas precisam ter um nome grande e sugeriu, "Porque vocês não se chamam Long John Silver & the Beatles?", uma alusão ao Long John Silver, o astuto pirata, personagem do livro A Ilha Do Tesouro. Inseguros, no dia de uma importante audição para uma futura excursão a Escócia, eles se apresentaram como the Silver Beatles e seus nomes artísticos se tonaram John Silver, Paul Ramon (donde os Ramones tiraram o seu nome), Carl Harrison (homenagem a Carl Perkins) e Stu de Stijl (homenagem a Nicolas de Stijl, pintor expressionista). Na bateria, no dia da audição, John Hutch e para a excursão Thomas Moore. Depois dessa excursão voltam a ser simplesmente the Beatles e nunca mais mudam. Gosto deles, mas não sou muito fã (http://64.233.169.104/search?q=cache:iFzcnGzKaNcJ:whiplash.net/materias/curiosidades/004909.html+o+que+significa+a+palavra+o+nome+da+banda+beattles&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&client=firefox-a).
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 12:53 por anp »

Offline diogopereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Nome Ubuntu
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2007, 12:57 »
Taí um detalhe, a pronúncia do nome Ubuntu. Quanto tempo um leigo vai demorar para saber pronunciar corretamente?.
Windows, mesmo pronunciando "portuguesamente" fica fácil de se comunicar.
Não digo somente pelo nome Ubuntu, mas tem outros nomes que no Brasil são complicados. Um bom exemplo é o Google, que a maioria diz "gugle"  ;D.

Offline niickboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
  • Linux User - Ubuntu e Mandriva
    • Ver perfil
Re: Nome Ubuntu
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2007, 09:35 »
Bom falando em nomes, eu penso da seguinte forma... Aqui na Bahia a banda de maior sucesso no Carnaval de Salvador é Chiclete com Banana. Voces conhecem ???  E quem aqui já comeu chiclete com banana? quem já experimentou pode falar aqui a sua experiencia.. he he he

Foras os grandes grupos de forró do nordeste: Cebola Ralada, Rala Fivela, Saia Rodada, Calcinha Preta, Cueca Branca Mastruz com Leite.. (essa é muito boa)... entre várias outras que não me recordo agora.

Bom, o que quero dizer, é que independente de nome o que importa é: a segurança, confiabilidade e a comunidade do ubuntu tem o oferecer... concordo com gabriel0085
É só uma questão de costume.

Certamente quando alguém apareceu dizendo que usava um sistema operacional chamado "janelas", algum outro achou estranho. E o que dizer de uma banda chama "os besouros". Ou uma cidade chamada "belo horizonte".




E tem dois detalhes desse nome que servem até como estratégia de marketing:

- É um nome estranho, por isso te chama a antenção, te faz lembrar mais fácil futuramente.

- Desperta nas pessoas o interesse me saber o que significa. E posteriormente é legal que elas associem o significado da palavra Ubuntu com os ideais do software livre.




Eu acho o nome ótimo.

ps. Só um detalhe que talvez você não saiba: a pronuncia correta é uBUNtu. É uma palavra paroxítona.
 


Niickboy
www.omelhordeti.com.br ( Site sem idéias novas)


Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Nome Ubuntu
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2007, 10:21 »
Citar
Foras os grandes grupos de forró do nordeste: Cebola Ralada, Rala Fivela, Saia Rodada, Calcinha Preta, Cueca Branca Mastruz com Leite.. (essa é muito boa)... entre várias outras que não me recordo agora.

Você esqueceu o melhor nome de todos, dentre essas bandas de forró: Caviar com Rapadura.

 :P

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Nome Ubuntu
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2007, 10:28 »
Vendo o tópico eu me senti obrigado a concordar, Ubuntu é um nome feio, e Windows é tranquilo de falar, então que tal mudarmos o nome para WindowsUX (o UX é do Linux, claro), assim fica mais próximo do que o povo esta acostumado. O que acham?

Meu medo é só um... com o sistema chamando-se janelas a segurança já fica bastante prejudicada, porque não é por ela que os maliciosos (ladrões) gostam de entrar?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Nome Ubuntu
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2007, 10:43 »
windowSUX é uma boa mesmo.

:D

Offline niickboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
  • Linux User - Ubuntu e Mandriva
    • Ver perfil
Re: Nome Ubuntu
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2007, 10:57 »
que tal LINdows linUX?
Niickboy
www.omelhordeti.com.br ( Site sem idéias novas)