Autor Tópico: gnome vs kde - situação muito preocupante  (Lida 14908 vezes)

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
gnome vs kde - situação muito preocupante
« Online: 26 de Novembro de 2007, 13:29 »

Antecipo-me a pedir desculpas caso alguma parte deste texto possa ofender alguem - não quero criar guerras religiosas, muito pelo contrário - estou a postar este tópico tanto nas áreas deste forum KDE como Gnome para saber da opinião de cada grupo

A uns dias atrás recebi uma resposta neste forum, que devido a falta de alguma configuração eu deveria utilizar o KDE ao inves do Gnome.  Como interpretei que se estava a falar do actual KDE-4, confesso ter sentido a minha inteligencia a ser um bocado ofendida... - e foi só por eu achar que o Gnome era capaz de suportar colour schemes com mais de 20 cores sem sobrecarregá-lo em quase nada, já que o sgi-Irix a 15 anos atrás aguentava com colour schemes com esta complexidade em maquinas de 30mhz, e o 4dwm nada mais era que um simples melhoramento do Motif (o 4dwm daquela época também tinha icones vectoriais (e que só a pouco tempo apareceram no Linux, em formato .svg) e tudo mais que fazia o nosso queixo cair naquela época) - e colour schemes não são mais do que meras variávies...  - e também vejamos: se o Gnome do Ubuntu 7.04 tem 6 cores de colourscheme, do 7.10 tem 8, o que impede o 8.04 ter mais de 20, mantendo o 'velho e bom' Gnome que sempre foi? Cheguei ao ponto de escrever um mail directamente aos autores dos principais temas de Gnome (os que aceitam colour schemes) para saber a opinião deles?

Bem, se eu tivesse recebido esta resposta a 8 anos atrás, nem me importava muito, já que o KDE 1.0 nem era assim tão mal quando comparado com o Gnome daquela altura (eu até chegava ao ponto de rodar o kfm em cima do WindowMaker...) - o problema é que o KDE, na minha opinião, tem 'evoluido' de uma maneira bastante desastrosa, fazendo-me pensar que, ou a TrollTech e a Microsoft sueca são a mesma empresa, ou Lars von Trier (também sueco) inspirou-se na equipa do TrollTech ao realizar o filme 'Os Idiotas' (o filme é excelente, recomendo mesmo; o KDE é que não! :-) )

A desculpa que posso perceber é de alguns dizerem que pode parecer ser mais facil programar para KDE do que para Gnome, mas por outro lado, rodar programas como Scribus ou Creox no Gnome mete um bocado de impressão... (e ainda mais impressão mete em pensar em rodar o KDE para rodar esses programas...)

A posição de Linus Thorvalds e Nicholas Petreley (LinuxJournal), de insistirem na utilização do KDE por defeito pelas principais distribuições, tais como Ubuntu, Fedora e Mandriva, assusta-me um bocado - acho que se o Kubuntu (com o KDE-4) passasse a ser o Ubuntu oficial (e Edubuntu/UbuntuStudio também), e não existisse nenhuma opção Gnome mesmo que não oficial, se calhar eu correria o risco de ficar mesmo pelo Fluxbuntu, meter o Gnome em cima, etc. Não sei mesmo o que seria, e digo isso mesmo não venerando o Gnome como deveria, mas sim por culpa do KDE, e de todos aqueles que dizem que o KDE actual deveria ser o principal gestor de janelas do Linux - Graças a deus que não passam dos 15%, e ainda acho que são demasiados...

Mas por outro lado, a limpeza e o desempenho do Gnome comparado com o KDE são gritantes - não me surpreende o Slax ter-se tornado um projecto abandonado por causa do KDE, se calhar idem em relação ao Kurumin, e acho bem provavel que distribuições como Suse ou mesmo o Caixa Mágica abandonem o KDE - também não

Eu como utilizador de Gnome, bem sei que, mesmo tendo funcionalidades que superam de longe a interface do MacOS-X actual (que eu sempre havia considerado referencia até o fim do MacOS 9.6), também está longe da perfeição: o GDM continua bastante instável, os icones nas toolbars baralhavam, a gestão de mais de 64 workspaces é caótica, o menu demora a arrancar (parece estar sempre a fazer uma varredura de '/usr/share/applications/' antes de abri-lo), o Alacarte (editor do menu) é igualmente lento, rodar um screensaver em formato swf ou sdlbasic no gnome-screensaver é tarefa que parece ser quase impossível, se sugerimos uma ideia no bugzilla passam-se 3 anos e nada, etc.  Cheguei até a comentar com amigos, para curtir, se não era tempo de alguem fazer um fork do Gnome chamado OpenGnome... - o que me preocupa é que são situações dessas é que podem estar a dar razão a muitos utilizadores do KDE em vários aspectos que todos conhecemos (apesar de eu (e muitos) achar(mos) esta razão um bocado duvidosa...)  (por outro lado, confesso: substitui o GDM pelo WDM, e o gnome-screensaver pelo xscreensaver)

Isso faz-me questionar o futuro destes gestores de janelas - poderá no futuro aparecer um fork do KDE baseado no KDE-1 ao inves do KDE-4, tentando 'competir' mais a sério com a limpeza e desempenho do Gnome actual, a ponto de fazer a equipa da do TrollTech ter um bocado de vergonha de tantos bonequinhos, pirosices, lixos e inutilidades que foram metendo até a versão 4 (muito à maneira da Microsoft, diga-se de passagem... - naquela mentalidade que para uma coisa para ser popular precise ser kitch, brega, foleiro, piroso, e tudo aquilo que quiserem chamar. - peço de coração aos responsaveis pelas versoes finais do KDE em tentarem preocupar mais com a limpeza e rigor a documentações tipo Human-Interface-Guidelines, para que possam mesmo fazer frente a sério ao Gnome, e que eu possa finalmente admitir estar equivocado em relação a tudo que eu esteja a dizer, coisa que tenho imensa dificuldade de fazer agora em relação ao KDE-4   - meu receio é que eles tenham receio das incompatibilidades... - o que eu acho é que a caixa de pandora do KDE-2 foi aberta escancaradamente e muito dificilmente vão conseguir fechar... - por isso que penso que o melhor era recomeçarem do zero, a partir do KDE-1 outra vez, é a única hipótese... ).

A ideia de um fork OpenGnome parece interessante... - E que tal seria de uma fusão entre este OpenGnome e o remake do KDE-1 ?

Talvez recuar ainda mais no tempo e partir do Motif para se fazer uma espécie de 4dwm do Irix, que mesmo que a SGI esteja a abandoná-lo agora em 2007 em favor do Linux (também para se verem livres da caótica e imensa quantidade de third-parties que tem preso no codigo do Irix), ainda consegue fazer frente a muitos dos gestores de janela actuais mesmo já tendo mais de 15 anos.

E também não me deixo de encantar com o minimalismo do Fluxbox (e parabéns a quem teve a iniciativa do Fluxbuntu, e que tenha longa vida esta sub-distribuição...) - não é à toa que o Nubuntu (que gostei muito, e deveria estar a ser actualizado mais activamente) escolheu o Fluxbox - é, pelo menos na minha opinião, um gestor de janelas surpreendente mesmo!  carrega rapidamente, é estável, facilimo de se configurar (e nem tem muito por onde) - não duvido que o Fluxbox possa ser de influencia para algumas funcionalidades e soluções mais minimalistas para o futuro de alguns dos gestores de janelas que vemos (incluindo o Gnome e KDE)

Gostava de saber da vossa opinião, se sentiram ofendidos peço desculpa - estou a escrever este tópico porque eu gostava de sentir mesmo evolução nos gestores de janelas e ficheiros, não só pelo nosso indiscutível prazer nirvânico de usar um sistema operativo como o Linux (acho que não estou a exagerar...), como em vermos a Apple cada vez mais a copiar aquilo que a gente usa a tanto tempo, e que os utilizadores de Windows estejam cada vez mais conscientes que estiveram a pagar (ou melhor, a serem roubados) balúrdios pela pior das banhas-das-cobras...

Comentem!... :-)


boi

  • Visitante
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2007, 14:01 »
O que há de preocupante nisso? Foi como disse no outro tópico, a filosofia do Gnome é essa, de não dar muitas opções de configuração ao usuário para, segundo eles, deixar o ambiente mais simples. Eu mesmo não concordo com essa filosofia. Foi o Linus Torvalds que, se não me engano, chamou essa política do Gnome de tratar os usuários como idiotas. Se não gosta dessa filosofia, use outro ambiente.
Agora, eu acho mesmo que o melhor para todos os tipos de usuários é o KDE. Na minha opinião ele só perde para o Gnome na aparência, e isso mais por mérito da biblioteca GTK+. Tanto que não vejo muita diferença entre usar o Gnome ou XFCE, a não ser pelo fato do XFCE ser muito mais leve.

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2007, 14:37 »
Citar
Agora, eu acho mesmo que o melhor para todos os tipos de usuários é o KDE.
Depois desta, fiquei ainda bem mais preocupado...

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2007, 14:38 »
Citar
Agora, eu acho mesmo que o melhor para todos os tipos de usuários é o KDE.
Depois desta, fiquei ainda bem mais preocupado...

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2007, 14:40 »
Uma coisa que não levo a sério são os posts (qualquer um) que compare KDE com GNOME.
Não consigo entender que uma pessoa teste vários ambientes gráficos, escolhe o seu preferido e depois vem a público questionar os ambientes não adotados por ele.

Mas que perda de tempo é esse? Cada um fica com o que escolheu e toca a vida. Simples! Será que é complicado conviver com a liberdade? Se o KDE é mais personalizável, ponto. Se o GNOME é mais clean, outro ponto. E assim a vida é ...

Exemplo: existe uma distro brasileira (resulinux) que eu gostaria muito de testar e até instalá-lo, mas eu não me adapto de jeito maneira ao KDE. Para mim num rola... mas isso não me dá o direito de bater na distro por isso. Sacou o meu ponto-de-vista?

Cada um usa o que é melhor pare ele. Até mesmo o Vista!

Abraços!!!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2007, 16:17 »
concordo plenamente com o maudy!
Prefiro de longe o gnome ao kde, mas isso não me dá o direito de sair por aí a criticar o kde.
Acho que deviam parar com esse tipo de post que só provocam guerras desnecessárias.
Edit: li agora o tópico que deu origem a este e acho que o boi esteve bem naquilo que disse.
A filosofia do gnome é ser o mais simples possível, quem quer mais configurações o kde é melhorl.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 16:22 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2007, 16:40 »
Mas essa é a beleza do linux, a possibilidade de usar uma ou outra interface gráfica, como o maudy disse quem gosta de KDE vai de KDE, quem gosta de Gnome vai de Gnome, para ser sincero eu nunca gostei do gnome até o chegar o ubuntu, torcia o nariz para Gnome pois achava pobre perto do KDE, mas depois de instalar o ubuntu eu me maravilhei com a simplicidade e confiabilidade do gnome, e vi com os meus olhos o que o se pode fazer com o Gnome.
Pensem como linuxer, quanto tempo vcs ficaram presos a uma interface só (windows) usando somente aquilo que era imposto?!?! Hoje temos a possibilidade de escolher entra pelo menos 5 interfaces gráfica ótimas que são levadas a sério e que rodam desde o Pentium 100 até os Core 2 Duo, usando o mesmo sistema, agora tentem colocar um XP num P100!!!
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline Hide.n.Seek

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • BHS Team
    • Ver perfil
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2007, 09:31 »
"Eu gosto mesmo é de um salaminho"...

Estas discussoes nao tem fundamento algum.

Offline Jsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2007, 14:56 »
                                          Para mim não existem preocupações pois se vc verificar  neste fórum existem dúvidas , dicas e sugestões para os diversos tipos de gerenciadores de janelas e não me parece que existam dúvidas sobre estes gerenciadores. Já experimentei o XFCE ( gostei muito ). o Enlightement 17 ( adorei! ) e o KDE me deixou  confuso pois em certas horas parece um clone do windows  e eu queria algo diferente . Instalei o Ubuntu 7.10 e encontrei muitas dificuldades e acabei voltando para o 7.04  e terei de reinstalar o E17. Não vale a pena ter dúvidas sobre um ou sobre outro é escolher e curtir!!!!!!!!!!!!!!!  :D

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2007, 12:27 »
Poderiam sugerir aos administradores criar uma regra do fórum proibindo posts desses tipos de comparações entre kde X gnome.  ¬.¬
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Piras

  • Visitante
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2007, 22:02 »
Poderiam sugerir aos administradores criar uma regra do fórum proibindo posts desses tipos de comparações entre kde X gnome.  ¬.¬

Por que proibir? Quem já cansou da discussão que não participe e pronto. Enquanto a conversa se mantiver dentro dos limites da boa educação e das Regras de Etiqueta não vejo nenhum problema. Brasileiro gosta demais do verbo proibir. Para um país que desrespeita tantos as regras, não deixa de ser curioso.

*_*_*_*_*

No fundo, no fundo, acho que o autor do tópico não se expressou muito bem. A verdadeira ênfase do texto está muito mais nos caminhos que vem tomando o KDE (tais caminhos, pelo visto, é que são "preocupantes"...) do que na comparação entre KDE e Gnome. Parece que o nosso colega não vê uma evolução positiva no trajeto percorrido pelo KDE desde a versão 1.

Como eu não conheci o KDE 1 e usei muito pouco o próprio KDE esta é uma discussão na qual não me sinto autorizado a participar. Só posso dizer que concordo plenamente com o boi: salvo a hipótese de algum desastre, acho que sempre haverá espaço para ambos e para mais alguns poucos, inclusive o Fluxbox tão elogiado pelo nitrofurano.

*_*_*_*_*

Citar
para ser popular precise ser kitch, brega, foleiro, piroso,

"Foleiro", "piroso": é por estas e outras que adoro o Português da Metrópole!
« Última modificação: 30 de Novembro de 2007, 20:38 por Piras »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2007, 22:09 »
Citar
para ser popular precise ser kitch, brega, foleiro, piroso,

"Foleiro", "piroso": é por estas e outras que adoro o Português da Metrópole!

Essa eu não entendi, poderia ser mais claro Piras?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2007, 10:29 »
Citar
para ser popular precise ser kitch, brega, foleiro, piroso,

"Foleiro", "piroso": é por estas e outras que adoro o Português da Metrópole!

Essa eu não entendi, poderia ser mais claro Piras?

tbm nao entendi, clcampos

off topic: EX-metropole, amigo Piras  ;)

[ ]s

Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline DimeDesign

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntusaurus Iniciantis
    • Ver perfil
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2007, 14:19 »
O Português Lusitano é muito bonito.
Não tem a mistura e a influência étnica que temos aqui no Brasil.
Seja aqui ou em outros países onde se falam este idoma, não deixa de ser "português".
No final, salvo expressões regionais e gírias, falamos a mesma língua e no nos entendemos muito bem.
Linux também é assim, variações, expresões, gírias, etc.

No final continua sendo Linux. Liberdade é isso!

- Tentando evoluir para Ubuntusaurus Rex -
Semprom 3000+ ECS 741 - 1.5 gb - Barracuda 80 gb -X1650pro 512mb/128bits - - DVD LG - SBLive+ - LCD 17".

Offline henrique_melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: gnome vs kde - situação muito preocupante
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2007, 18:54 »
Alguem ai que uma coca-cola? (Não bebo...)
Isso para discursão de religião, de time de futebol, de relacionamento.... Não tem fim.