Autor Tópico: Com Ubuntu, mas sem internet x_x  (Lida 4064 vezes)

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Online: 27 de Novembro de 2007, 22:14 »
Olá pessoal, andei por um bom tempo olhando o fórum do Ubuntu. Ontem decidi colocá-lo na minha máquina. A instalação ocorreu perfeitamente, coloquei o modem adsl na porta ethernet e automáticamente a internet funcionou. Entrei na net a noite toda e fiz algumas atualizações, mas hoje quando fui ligar o pc, a internet não funcionou de jeito nenhum.

Não consigo acessar a página de configuração do modem, no manual indica que é 10.1.1.1, mas ao digitá-la o Firefox diz que não foi possível, como se eu estivesse tentando entrar em alguma página qualquer.

Tentei fazer o modem funcionar por dchp mas não consegui.

Tentei usar o sudo pppoeconfig, mas diz que não é encontrado nada.

Pesquisei no Google e no fórum, não achei nada. Tenho dois modems:
- Siemens SpeedStream 4200
- D-Link 500B

Ambos roteadores e ligados ao computador pelo cabo ethernet.

Agradeço desde já, e tomara que eu consiga resolver meu problema, pois realmente gostei do Ubuntu.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2007, 11:58 por BlackMoon »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2007, 23:24 »
Vamos por partes, como dizia o Jack...  :D

- Primeiro, porque dois modems? Como e onde estão ligados?
- Segundo, de qual deles você está falando?
- Terceiro, que tipo de conexão você tem?
- Quarto, qual é a configuração de hardware da sua máquina?

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2007, 23:32 »
Tenta conectar na internet pelo LiveCD. Se conectar, o problema realmente está no Ubuntu (o instalado).

Sugiro que você tente os comandos a seguir para ver se consegue "levantar" sua conexão (no Ubuntu instalado):

Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/networking stop
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/networking start
ou

Código: [Selecionar]
sudo dhclient eth0
Após tentar cada comando, tente abrir alguma página na internet.

Se a internet no LiveCD também não funcionar, sugiro que você "reinicie" o modem da sua operadora, desligando-o por 30 segundos da tomada e tornando a ligar. Aqui tive que fazer isso umas vezes. Minha conexão é da Virtua, RJ.

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2007, 12:54 »
Vamos por partes, como dizia o Jack...  :D

- Primeiro, porque dois modems? Como e onde estão ligados?
- Segundo, de qual deles você está falando?
- Terceiro, que tipo de conexão você tem?
- Quarto, qual é a configuração de hardware da sua máquina?

VB5



Olá.

-Dois modems porque um era do pc do meu pai, mas ele está usando Virtua no momento e não usa o modem antigo, peguei para ver se funcionava. Mas não consegui em nenhum dos dois. Esqueci de falar que os dois não estão conectados juntos, tentei um de cada vez.
-Estou falando dos dois, não consegui conexão com eles.
-Tenho internet banda larga da Brasil Telecom 400, provedor é a BrTurbo.
-256mb de RAM, HD de 20gb, processador de 1.8Ghz, placa de video onboard. (É, bem fraquinho XD)

Tenta conectar na internet pelo LiveCD. Se conectar, o problema realmente está no Ubuntu (o instalado).

Sugiro que você tente os comandos a seguir para ver se consegue "levantar" sua conexão (no Ubuntu instalado):

Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/networking stop
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/networking start
ou

Código: [Selecionar]
sudo dhclient eth0
Após tentar cada comando, tente abrir alguma página na internet.

Se a internet no LiveCD também não funcionar, sugiro que você "reinicie" o modem da sua operadora, desligando-o por 30 segundos da tomada e tornando a ligar. Aqui tive que fazer isso umas vezes. Minha conexão é da Virtua, RJ.
Infelizmente tenho pouca memória ram pra tentar fazer algo pelo LiveCD. Mas ontem, após muitas tentativas reinstalei o Ubuntu, zerado, e a internet não voltou a funcionar.

Usei os comandos, no D-Link não houve mudança e o comando sudo dhclient eth0 não demonstrou um retorno do modem.

Quando fui testar com o SpeedStream, o led que demonstra que há uma conexão ficou automaticamente ligado, algo que antes não acontecia. O comando sudo dhclient eth0 mostrou retorno do modem. Mas mesmo assim não consegui entrar em nenhuma página.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2007, 13:08 »
Infelizmente tenho pouca memória ram pra tentar fazer algo pelo LiveCD. Mas ontem, após muitas tentativas reinstalei o Ubuntu, zerado, e a internet não voltou a funcionar.

Usei os comandos, no D-Link não houve mudança e o comando sudo dhclient eth0 não demonstrou um retorno do modem.

Quando fui testar com o SpeedStream, o led que demonstra que há uma conexão ficou automaticamente ligado, algo que antes não acontecia. O comando sudo dhclient eth0 mostrou retorno do modem. Mas mesmo assim não consegui entrar em nenhuma página.


Ok, vamos lá:

Você tem algum outro sistema operacional na mesma máquina com a internet funcionando normalmente? Se não, talvez o problema seja no provedor de internet. O seu modem é roteado, certo? A autenticação PPPoE é feito no modem, que distribui a conexão via DHCP, correto? Tente conectar outra máquina ao modem e ver se a conexão está OK. Se não, recomendo que reinicie o modem e reconfigure ele pelo Ubuntu acessando o endereço que você mencionou (10.1.1.1) -- normalmente o manual mostra como reiniciar o modem manualmente; no meu caso é pressionando um botão de reset por alguns segundos. Note que essa opção fará seu modem retornar sua configurações para aquelas que vem de fábrica. Recomendo que você faça isso somente se já tiver configurado o modem antes.

Se a internet funciona em outro sistema operacional, o problema é no Ubuntu, mesmo. Dê o comando, no terminal

Código: [Selecionar]
ifconfig
e cole o resultado aqui (copie para um pendrive, ou algo do tipo).

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2007, 15:35 »
Infelizmente tenho pouca memória ram pra tentar fazer algo pelo LiveCD. Mas ontem, após muitas tentativas reinstalei o Ubuntu, zerado, e a internet não voltou a funcionar.

Usei os comandos, no D-Link não houve mudança e o comando sudo dhclient eth0 não demonstrou um retorno do modem.

Quando fui testar com o SpeedStream, o led que demonstra que há uma conexão ficou automaticamente ligado, algo que antes não acontecia. O comando sudo dhclient eth0 mostrou retorno do modem. Mas mesmo assim não consegui entrar em nenhuma página.


Ok, vamos lá:

Você tem algum outro sistema operacional na mesma máquina com a internet funcionando normalmente? Se não, talvez o problema seja no provedor de internet. O seu modem é roteado, certo? A autenticação PPPoE é feito no modem, que distribui a conexão via DHCP, correto? Tente conectar outra máquina ao modem e ver se a conexão está OK. Se não, recomendo que reinicie o modem e reconfigure ele pelo Ubuntu acessando o endereço que você mencionou (10.1.1.1) -- normalmente o manual mostra como reiniciar o modem manualmente; no meu caso é pressionando um botão de reset por alguns segundos. Note que essa opção fará seu modem retornar sua configurações para aquelas que vem de fábrica. Recomendo que você faça isso somente se já tiver configurado o modem antes.

Se a internet funciona em outro sistema operacional, o problema é no Ubuntu, mesmo. Dê o comando, no terminal

Código: [Selecionar]
ifconfig
e cole o resultado aqui (copie para um pendrive, ou algo do tipo).

Não consigo configurar o modem pelo browser. Depois de digitar o endereço que seria 10.1.1.1 dá erro, como se eu tivesse tentando entrar em qualquer outra página. Não estou em casa agora, mas o modem funcionava sim quando eu tinha Windows, chegou até a funcionar no primeiro dia no Ubuntu, como mencionei.

Quando chegar em casa eu posto o resultado do ifconfig

Agradeço a ajuda, abraços!

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2007, 15:52 »
Não consigo configurar o modem pelo browser. Depois de digitar o endereço que seria 10.1.1.1 dá erro, como se eu tivesse tentando entrar em qualquer outra página. Não estou em casa agora, mas o modem funcionava sim quando eu tinha Windows, chegou até a funcionar no primeiro dia no Ubuntu, como mencionei.

Por esse motivo, estou achando que é um problema com o modem. De repente ele foi desligado de maneira incorreta, algo assim. Teste o ifconfig. Se ele reconhecer sua placa de rede, o problema provavelmente está no modem ou no seu provedor.

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2007, 18:25 »
Aqui está o resultado do ifconfig:

Código: [Selecionar]
vinicius@vinicius-desktop:~$ ifconfig
eth0       Encapsulamento do Link: Ethernet  Endereço de HW 00:16:EC:20:A4:D9 
          inet end.: 192.168.254.1  Bcast:192.168.254.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::216:ecff:fe20:a4d9/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:22 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:172 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:3948 (3.8 KB) TX bytes:23015 (22.4 KB)
          IRQ:23 Endereço de E/S:0xdead

lo         Encapsulamento do Link: Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:0 (0.0 b) TX bytes:0 (0.0 b)

Espero que ajude, abraços.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2007, 18:31 »
Parece tudo ok. Você já verificou se o seu provedor está fornecendo a conexão adequadamente? Pelo o que eu vi, sua placa de rede está devidamente reconhecida.

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2007, 18:41 »
Opa! Enquanto estava tentando fazer a internet funcionar, cliquei na seta de sites visitados pelo browser e vi um endereço de ip, cliquei e abriu a página de configuração do modem. Configurei e estou aqui no meu Ubuntu lhe respondendo. Realmente não sei por que abriu agora, mas:

alex, muito obrigado pela ajuda!

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2007, 18:46 »
Opa! Enquanto estava tentando fazer a internet funcionar, cliquei na seta de sites visitados pelo browser e vi um endereço de ip, cliquei e abriu a página de configuração do modem. Configurei e estou aqui no meu Ubuntu lhe respondendo. Realmente não sei por que abriu agora, mas:

alex, muito obrigado pela ajuda!

Que bom que funcionou, amigo! Boa sorte aí e, qualquer coisa, estamos aí.

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x [RESOLVIDO]
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2007, 11:58 »
Maldição!! Aconteceu a mesma coisa da outra vez:

Estava eu feliz navegando na internet e baixando algumas atualizações quando a internet caiu. A luz "ethernet" não fica mais fixa, mas a "DNS" sim. Tentei acessar a página de configuração do modem e novamente mostrou que não foi possível acessar a página. Acredito que o modem não consegue se conectar ao pc e a luz ethernet não se fixa, logo a página de configuração do modem não abre.

Tentei novamente fazer o que tinha feito antes, executei os comandos:

Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/networking stop

sudo /etc/init.d/networking start

sudo dhclient eth0

e reiniciei o modem a cada comando, a luz ethernet não fixou-se. Realmente não sei o que fazer.

Notei também que ao digitar o ifconfig surgiu um novo subgrupo:
Antes havia apenas "eth0" e "lo", agora há um "eth0:avah"
« Última modificação: 29 de Novembro de 2007, 12:00 por BlackMoon »

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2007, 12:04 »
Você consegue acessar a configuração do Modem?

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2007, 13:29 »
Não, não consigo acessar as configurações do modem.

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Com Ubuntu, mas sem internet x_x
« Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2007, 17:48 »
Ba, vai enteder.  ???

Voltei pra casa e a internet está funcionando agora. Realmente não sei o que está acontecendo.