Autor Tópico: Google, revolução ou problema?  (Lida 3450 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Google, revolução ou problema?
« Online: 29 de Novembro de 2007, 13:32 »
Citar
Google, revolução ou problema?


“O Google agrega vários serviços em seus servidores. Entre os mais populares podemos citar o sitema de buscas, Orkut, youtube, Gmail, Google Earth e Google Talk.

Você já parou para pensar em quanta informação sobre você o Google tem? Tudo o que você disponibiliza no Orkut, o Google sabe. Tudo o que você recebe e envia de email, o Google sabe. Tudo o que você conversa através de mensagens instantâneas no Google Talk, o Google sabe. As coisas que você tem interesse e procura na internet, o Google sabe.

O uso bem feito destes recursos é um bom conjunto de ferramentas, mas temos que pensar que o ser humano é cheio de defeitos e a ganância está entre os principais defeitos. Isso nos leva a pensar que o jogo pode virar e o Google pode usar toda essa informação para o seu próprio bem.”


Leia o texto completo aqui

Leia também: Destaques da Política de Privacidade do Google.



Fonte: http://br-linux.org/linux/google-revolucao-ou-problema

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2007, 15:38 »
É quem usa aquele Google Desktop é que se ferra mais, ele verifica TUDO o que você tem no computador e manda para a Google. Ela sabe de tudo mesmo, e tem gente que nem sabe disso.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2007, 16:36 »
Ultimamente eu também tenho me preocupado muito sobre privacidade nessa era digital.  A onisciência do Google é somente mais um exemplo de como nossas vidas não são assim tão privadas.  Na minha opinião já não existe nenhum lugar seguro para ninguém.

Se vc navega no Mercado Livre, ele captura seus passos e suas buscas e analisa seus interesses;  ao utilizar seu cartão de crédito, a operadora pode levantar seu perfil de consumidor e identificar suas preferências de consumo;  Sua operadora de telefonia mantém dados a respeito de todas suas ligações;  Quantas vezes alguém já recebeu um cartão de crédito sem solicitar?  E ligações de operadoras de telefonia móvel?  Iria comentar sobre spam, mas aí eu acho que seria o cúmulo do óbvio.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2007, 08:44 »
Lendo sobre esta notícia no Br-linux.org, fiquei impressionado com p comentário de alguns fanboys do google que apareceram para defendê-lo:


Citar
google inc. ao meu ver não é uma organização terrorista, e confio mais em expor toda minha vida ao google do que expor à microsoft por exemplo. Ou alguém duvida que o simples fato de usar windows te deixa totalmente exposto aquela empresa do demonho?

brincadeiras a parte, minha opinião é essa.... o google encherga os usuários como beta testers livres, e se o google for dominar o mundo da informação eu to pouco me importando.



Citar
Engraçado como o pessoal só mete o pau em quem tá no topo, se é o Google que tem mais visibilidade no momento, dê-lhe pau no sistema.. porquê ninguém reclama do Yahoo Mail, que faz exatamente a mesma propaganda direcionada? Porque ninguém reclama das contas do MSN Live, que são tão ou mais "exploradas" que as do Google. Isso pra mencionar só dois exemplos..

É só porque o Google tem mais usuários.. o Google é que aparece mais frequentemente na página principal do BR-Linux, né..

Acho muito engraçado isso... ciúme? Inveja? Complexo de inferioridade? Ou só um radicalismo selvagem contra o "sistema", quem quer que ele seja no momento.. sei lá... mas que é engraçado ver este tipo de comentários é.


Parece-me que a praga dos fanboys não está só entre os usuários do Ubuntu.     

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2007, 11:06 »
A falta de privacidade é realmente preocupante. Mas na era da informação, dados sobre pessoas são o bem mais precioso que existe. Infelizmente acho que não há como se livrar disso.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline dockism

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2007, 11:54 »
eu não sou nenhum fan boy de ubuntu e muito menos de google
hoje utilizo e muito ubuntu e os serviços da google...porque hoje são esses tipos de empresas que estão me agradando no momento se algum dia eu começar a não gostar das politicas delas praticadas eu simplesmente mudo....

Se a google tivesse interesse em fazer algum mal para alguém seria muito ignorância delas, porque seria a morte para essa empresa, ou só se ela fosse forçada a fazer isso.

Tanto que algum tempo atrás um país queria que a google fornecesse informações dos usuários ao governo e a google falou que não iria fornecer e caso contrario iria tirar os seus serviços do país....(eu li em algum lugar a muito tempo)...então acredito que a google não quer isso...

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2007, 12:45 »
eu não sou nenhum fan boy de ubuntu e muito menos de google
hoje utilizo e muito ubuntu e os serviços da google...porque hoje são esses tipos de empresas que estão me agradando no momento se algum dia eu começar a não gostar das politicas delas praticadas eu simplesmente mudo....

Se a google tivesse interesse em fazer algum mal para alguém seria muito ignorância delas, porque seria a morte para essa empresa, ou só se ela fosse forçada a fazer isso.

Tanto que algum tempo atrás um país queria que a google fornecesse informações dos usuários ao governo e a google falou que não iria fornecer e caso contrario iria tirar os seus serviços do país....(eu li em algum lugar a muito tempo)...então acredito que a google não quer isso...


Mas isso é o que vc sabe.  Muitas coisas acontecem por baixo dos panos.  E se de repente a Google já estiver repassando informações ao governo americano sob o pretexto de investigar supostos terroristas?  Esse cenário já foi até tema de um livro de Dan Brown.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

isdiru

  • Visitante
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2007, 13:17 »
Boas, preocupado com o Google? já imaginaram o que pode fazer a Microsoft que o sistema é todo deles.
Apple(pior que a microsoft) tem o sistema e o hardware.
Se correr o bicho pega se ficar come.

Offline dockism

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2007, 14:22 »
o negocio é maquina de escrever então, hehehhe  :P

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2007, 14:34 »
o negocio é maquina de escrever então, hehehhe  :P

Depois que eu li isso aqui estou pensando seriamente em voltar para as boas e velhas Remingtons  :P
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2007, 17:41 »
Pessoal acho esse tema uma piração... coisa impensada pelos melhores escritoresde de ficção! Imaginem só isso o montante de informações na mão de um único grupo... caramba! O pior de tudo é que me incluo dentro os potenciais prisioneiros deste sistema! Acredito que esse peso sob o Google exclusivamente tira a atenção das outras empresas que estão a sugar nossas informações.

Tchaw ibope, eu sei o que você fez no último sábado a noite...

Amedronta mas isso tudo é muito interessante...

ABS
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2007, 03:14 »
Mas eu não deixo de usar gmail, nem google earth, nem picasa, nem a rede jabber e nem picasa. Se quer privacidade, críptografe todas as suas mensagens.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Google, revolução ou problema?
« Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2007, 10:32 »
Mas eu não deixo de usar gmail, nem google earth, nem picasa, nem a rede jabber e nem picasa. Se quer privacidade, críptografe todas as suas mensagens.

O problema não é criptografar mensagens.  O ponto levantado pelo amigo gabriel é o fato de publicarmos livremente informações nossas na rede sem qualquer tipo de preocupação.  Como por exemplo o orkut e o google talk, são informações triviais que enviamos pela web sem qualquer preocupação, pq achamos que ninguém poderia utilizá-las para qualquer coisa.  Talvez isoladamente elas não interessem a ninguém mesmo, mas o fato que é o google reúne um amontoado de informações sobre vc e sobre mim que aí sim se torna útil.

Ele sabe que tipo de coisas procuramos na sua ferramenta de busca, conhece os assuntos que discutimos no seu mensageiro, tem o controle total do que recebemos e enviamos por e-mail, sabe tudo isso de cada um de nossos "amigos" em seu sistema de relacionamento e por aí vai.  Como eu disse, isoladamente essas informações não interessam a ninguém, tanto que nem nos preocupamos com isso.  Mas juntas elas detalham todo nosso perfil, e isso sim é algo a se preocupar.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.