Autor Tópico: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10  (Lida 3616 vezes)

Offline geralves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Online: 29 de Novembro de 2007, 23:57 »
ola pessoal o meu openoffice ta dando pau.

1º) a parte de apresentação de islaids não abre ( trava e ai só reiniciando o UBUNTU) e quando abre, vou tentar abrir uma apresentação que tenho no POWERPOINT  (WIN XP) e ele abre uma pagina do editor de texto.

2º) a parte de banco de dados ta do mesmo jeito , não abre (  trava também)

3º) o editor de texto ta assim; algumas impressoras que o pro pio ubuntu instalou (impressora USB , que ele instala sozinho) não imprime o cartucho preto, ai passo para o XP e com a mesma impressora no WORD do XP o cartucho funciona isso aconteceu com uma impressora da serie 3000 (HP 3535) e uma multi funcional F380 da HP, já tenho outra da serie HP 900 que funciona perfeitamente o cartucho preto , essa também o ubuntu instalou sozinho.

outro defeito do editor de texto é que quando vou abri alguns arquivos que eu mesmo digitei, ele começa a tentar recuperar o arquivo, mesmo eu não tendo desligado errado ele na ultima vez que o usei.

oi pessoal, se por acaso  vocês mandarem eu baixar o OpenOffice e instala-lo de novo, por favor já me passe um passo a passo da instalação, pois faz só 15 dias que estou usando Linux, sempre ouvi fala mal do Linux e nunca tive vontade de conhece-lo até que comecei a usar o GIMP no XP para mexer com fotos , ai me despertei para o Linux e estou amando este programa e gostaria de resolver estes problemas.
preciso muito usar o OpenOffice pois trabalho com cartuchos manufacturados e tenho aqui varias impressoras e preciso dela para fazer teste de cartuchos.

obrigado a todos !!!


Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2007, 00:25 »
Olá amigo. Seja muito bem vindo ao mundo Linux. Espero que você não se descepcione... aliás eu acho que isso não vai acontecer.

Bom, em primeiro lugar, seria interessante que você nos desce mais dicas da configuração de software e hardware que vc está usando. Por exemplo: O Ubuntu 7.10 é a versão beta ou a final? Se versão final, você atualizou-a? Porque não é normal acontecer tantos problemas assim com uma versão final.

Outro ponto, se você está tentando abrir uma apresentação do PowerPoint (Slides) a partir de sua partição Windows e está com problemas, tente copiar essa apresentação para a partição Linux e abrí-la novamente. Muita das vezes pode ser problema com o sistema de arquivos(permissões/mapeamento/etc) do ntfs do Windows no Linux.

Com relação às impressoras que não imprimem em preto. Dê uma olhada na configuração delas em SISTEMA>ADMINISTRAÇÃO>IMPRESSÃO e veja se a configuração está realmente condizente com os recursos que a sua impressora possue.

Esse problema que você relatou de o OpenOffice sempre tentar recuperar um arquivo que você digitou, eu passei por ele em uma fase beta do Ubuntu 7.10. O problema estava na versão 2.3 do OpenOffice e não do Ubuntu em si. Porém esse bug foi corrigido. Por isso, mais uma vez, xeque se você tem as versões mais atuais dos softwares que acompanham a sua distribuição do Ubuntu. Sempre há atualizações que corrigem falhas de segurança ou bugs! O Ubuntu mostra automaticamente as atualizações de software para você, basta estar conectado na Internet.

Instalação de pacotes(softwares) no Ubuntu é muito fácil e nem precisa de tutorial. Basta abrir o Synaptic em SISTEMA>ADMINISTRAÇÃO>GERENCIADOR DE PACOTES SYNAPTIC... informar a senha que você criou quanto instalou o Ubuntu e procurar por pacotes clicando no botão PROCURAR. Mas antes, é bom você clicar no botão RECARREGAR para ter certeza de que a relação de pacotes está atualizada.

Para aprender mais sobre o Ubuntu, procure ler com bastante dedicação e atenção a documentação do sistema disponível em:

http://wiki.ubuntu-br.org/Documentacao

embora alguns tópicos lá dizem respeito à outras versões do Ubuntu, muita coisa não mudou nada!

Espero que você aprecie SEM moderação o Linux e o Ubuntu!!!

Rodrigo Messias Barros O. Silva
Brasília-DF
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2007, 00:34 »
Em complemento a minha resposta anterior, gostaria de lhe indicar o site abaixo:

http://focalinux.cipsga.org.br/

O Guia Foca Linux está dividido em 3 partes: Iniciante, Intermediário e Avançado. Este guia aborda Linux sem distinção de uma distribuição ou outra.

Quando você quiser saber como fazer alguma coisa no Ubuntu. Procure sempre pelo tema que você quer saber + a palavra Ubuntu. Porquê? Porque no Linux não existe apenas uma maneira de se fazer uma coisa, há várias! Mas o modo Ubuntu de resolver problemas é o mais fácil.

Por exemplo, você quer saber como instalar o Skype no Linux, mais precisamente em seu Ubuntu. Procure no Google assim: +skype +linux +ubuntu

Desculpe se estou descendo o nível demais, mas é que não sei o quanto de conhecimento de Linux você possue e a intenção é em ajudá-lo o máximo possível.

Abraço,

Rodrigo Messias Barros O. Silva
Brasília-DF
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!

Offline geralves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2007, 09:30 »
olá Rodrigo,obrigado pela atenção,
eu baixei o ubuntu 7.10 a versão final de 18 de Outubro ,ele propio instalou o OpenOffice que é 2.3 sua versão .
eu mando fazer atualisações  sempre que esta disponivel, to lendo bastante sobre o o linux pois minha vontade era deichar o XP so para quebra-galho e usar definitivamente o ubuntu.
você aconselhou eu a fazer isso:

"SISTEMA>ADMINISTRAÇÃO>GERENCIADOR DE PACOTES SYNAPTIC... informar a senha que você criou quanto instalou o Ubuntu e procurar por pacotes clicando no botão PROCURAR. Mas antes, é bom você clicar no botão RECARREGAR para ter certeza de que a relação de pacotes está atualizada."

tudo bem , mas quando mando procurar abre uma guia para fazer a procura , só que nessa caixa que se abre tem que digitar algo que eu não sei.

obrigado pela atenção e aguardo sua resposta. até +!!


Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2007, 10:09 »
olá Rodrigo,obrigado pela atenção,
eu baixei o ubuntu 7.10 a versão final de 18 de Outubro ,ele propio instalou o OpenOffice que é 2.3 sua versão .
eu mando fazer atualisações  sempre que esta disponivel, to lendo bastante sobre o o linux pois minha vontade era deichar o XP so para quebra-galho e usar definitivamente o ubuntu.
você aconselhou eu a fazer isso:

"SISTEMA>ADMINISTRAÇÃO>GERENCIADOR DE PACOTES SYNAPTIC... informar a senha que você criou quanto instalou o Ubuntu e procurar por pacotes clicando no botão PROCURAR. Mas antes, é bom você clicar no botão RECARREGAR para ter certeza de que a relação de pacotes está atualizada."

tudo bem , mas quando mando procurar abre uma guia para fazer a procura , só que nessa caixa que se abre tem que digitar algo que eu não sei.

obrigado pela atenção e aguardo sua resposta. até +!!



Olá geralves.

Instalar programas no Ubuntu é realmente muito fácil. OU é o pacote .deb (como se fosse o .exe do Windows), ou senão, usa se o Synaptic, conforme o colega falou.

No Synaptic, você digita openoffice , e daí, ele vai mostrar a lista do que tem instalado de OpenOffice pra você : O programa, suporte a oprtugues, linguagem, etc.

Faça o seguinte, mesmo que esteja selecionado, selecione para atualização/reinstalação o que tiver de OpenOffice. se puder, coloque também o broffice . Daí, ele vai colcoar a versão masi atual e corrigir isso pra ti.

Ubuntu é mais fácil que Windows em muitas coisas. Sò é diferente.
Nos reporte aqui se conseguiu.
Qualquer coisa, é só entrar no canal oficial de IRC do Ubuntu, que sempre tem um pra te ajudar por lá.
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2007, 10:27 »
Eu uso o BROffice ao invés do Openoffice. São praticamente os mesmos mas constatei com um amigo que o Openoffice tem uns bugs - não vou relatar agora - que o BROffice não tem.

Como fiz:
Desinstalei o openoffice (sudo dpkg -r openoffice*)
Baixei o BROffice do site oficial (broffice.org)
Descompactei e instalei (na pasta DEBS, sudo dpkg -i *.deb e depois tem que entrar num subdiretório - alguma coisa a ver com menus - e fazer a mesma coisa:sudo dpkg -i *.deb para instalar os itens de menu.


Offline geralves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2007, 14:10 »
fiz como o amigo carlosaluisio acima falou, reinstalei tudo que faz parte do openoffice mas ele não abre arquivos do POWERPOINT , mesmo copiando da partição do XP e trazendo para a area de trabalho do ubuntu , nem abre a pagina do propio apresentador de slaids do openoffice para que eu montasse uma nova apresentação .

Cara fui tentar instalar o BRoffice e deu um erro que um arquivo do openoffce estva corrompido, agora fui ver , sumiu tudo que faz parte do openoffice no menu APLICAÇÔES, agora lascou tudo!!
eu ainda não baixei o BRoffice, fui la no synaptic e andei ver , foi ali que deu o erro antes de sumir tudo.

vou baixar este BRofice agora e fazer como o mvkako disse, só to achando meio complicado , pois ele falou algo como; entra em um subdiretório para instala os menus , ai meu deus....é complicado se alguem solber um meio mais claro eu ja agradeço.
até++!!!

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2007, 14:34 »
Fala geralves,tem um progama powerpoint viewer no synaptic, mas tem que instalar o wine pelo automatix2,aba de virtualização.
Aqui ficou legal,mas o openoffice funciona bem.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2007, 14:38 por Ioca »

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2007, 15:00 »
é fácil.
Você vai baixar o arquivo BrOo_2.3.0_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz do site do BROffice
Ao descompactar, será criado o diretório OOG680_m5_native_packed-1_pt-BR.9221
Abrir o terminal e navegar até o diretório OOG680_m5_native_packed-1_pt-BR.9221
Agora navegue até o diretório DEBS
digite:
sudo dpkg -i *.deb
ao terminar, digite:
cd desktop-integration
sudo dpkg -i *.deb

Pronto.

Não sei se vai resolver o seu problema do arquivo PPT, mas o BROffice está melhor que o OpenOffice.





Offline geralves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2007, 19:08 »
oi amigo mvkako, eu sei que estou sendo chato mas não sei nada de linux como faço isso:

"navegar até o diretório OOG680_m5_native_packed-1_pt-BR.9221
Agora navegue até o diretório DEBS "


não sei navegar no terminal por não conhecer nada sobre linux agora q estou lendo e bastante pois eu vou aprender!!

obrigado, e desculpe a ignorancia !!

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2007, 20:37 »
É como usar o "prompt de comando" do XP/2000/98.
cd <nome do diretório>

exemplo:
cd OOG680_m5_native_packed-1_pt-BR.9221
cd DEBS
cd desktop-integration

Espero que consiga, mas numa boa .... acho que você vai se enrolar pois é muito informação de uma vez só. Aprenda um pouco mais sobre o básico. E o básico no linux é usar o terminal e linhas de comando. Se você começar a ler o fórum vai ver que quase toda solução passa pelo terminal ;)

Abs.





Offline geralves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #11 Online: 01 de Dezembro de 2007, 00:12 »
gente estou tentandoaprender a navegar no terminal.

to seguindo este post:  http://ndvo.wordpress.com/2007/11/24/como-navegar-pelas-pastas-no-terminal/


__ ve se estou fazendp certo pois quando eu digito cd mais o nome da pasta olha o que da;

geralves@geralves-desktop:~$ cd documentos
bash: cd: documentos: Arquivo ou diretório inexistente
geralves@geralves-desktop:~$

porque arquivo ou diretorio inexistente?

ja vi que tenho mesmo que aprender a usar o terminal, pois assim sendo vou conseguir resolver meus problemas com istalção.

obrigado a todos!! e boa noite!!

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2007, 09:01 »
O linux faz distinção de maiúsculas e minúsculas.
o correto é
cd Documentos
ou
cd Doc*

Abs.



Offline geralves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2007, 20:57 »


ai mvkako, ja to navegando na pastas atravez do terminal, agora eu só cheguei até essa diretorio:

"OOG680_m5_native_packed-1_pt-BR.9221"



dentro dele só tem 3 pastas com os seguintes nomes:

licenses    readmes  e  RPMS

resumindo não achei o diretorio, "DEBS"

sendo assim ainda não consegui instalar o BROFFICE.

olha a mensagem que da quando sigo o outro exemp. seu:

geralves@geralves-desktop:~$ cd OOG680_m5_native_packed-1_pt-BR.9221
geralves@geralves-desktop:~/OOG680_m5_native_packed-1_pt-BR.9221$ cd DEBS
bash: cd: DEBS: Arquivo ou diretório inexistente
geralves@geralves-desktop:~/OOG680_m5_native_packed-1_pt-BR.9221$


da diretorio enexistente, quando digito cd DEBS.

obrigado pela atenção de todos!!

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2007, 21:08 por geralves »

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: não aguento o openoffice so da pau- ubuntu 7.10
« Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2007, 21:42 »
Você baixou a versão errada. tem qeu baixar a versão para Debian.
Na página de downloads tem 3 ícones. Windows, DEB e RPM. Adivinha qual você baixou e qual é o correto ? :P

Até tem como transformar os arquivos .rpm em .deb, mas é melhor baixar a versão Debian (é o do meio ;D) .