Autor Tópico: Não consigo instalar o SaMBa  (Lida 6090 vezes)

Offline Perk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Não consigo instalar o SaMBa
« Online: 30 de Novembro de 2007, 15:19 »
Instalei a versão 7.10 e fiz a conexão com a Internet. Pelo menos navegando pelo Firefox estou. Tanto que estou aqui escrevendo  :P

Mas não consigo instalar o SaMBA !!!!
Primeiro tentei da maneira que mostra este Tuto: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-configurando-samba/467433?s=7b56108c2e727c7a34c3f953d2c7d6dc&

Porém no momento da opção 2a, ele me mostra a janela dizendo: Nenhum serviço de compartilhamento está instalado; Você precisa instalar pelo menos o Samba ou NFS para compartilhar suas pastas. Se eu seleciono os dois suportes ou só o Samba, tanto faz. Depois de uns 2 segundos a tela aparece novamente e não sai disto. Quando cancelo aparece a msg : Pasta compartilhada. Mas não está compartilhada ! Pelo menos acredito que não, pois se clico com o direito novamente nela, aparece a opção de compartilhar e não fala nada que esteja compartilhada.

Bom, daí tentei também pelo terminal. E a situação é a seguinte (detalhe, para os dois comandos tudo o que aparece abaixo é imediato, sinal de que não fez nada) :
Citar
$ sudo apt-get install samba
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Reading state information... Pronto
O pacote samba não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isso pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou está disponível somente a partir de outra fonte
No entanto, os pacotes a seguir substituem:
   samba-common
E: O pacote samba não tem candidato para instalação

$ sudo apt-get install samba-common
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Reading state information... Pronto
samba-common já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

Preciso disto para colocar esta máquina "falando" com a rede Window$  >:(

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Não consigo instalar o SaMBa
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2007, 15:45 »
boa tarde,

Essa guia é mto boa.
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/samba-swat/

Por outro lado acho q vc deve habilitar o universe e o multiverse no sourcelist para instalar o samba

Vc quer acessar compartilhamentos de maquinas windows? Para isso vc não pecisa fazer nada, o ubuntu ja acessa tranquilamente, vc vai precisar do samba   para que as maquinas windows acessem comaprtilhamentos da maquina ubuntu

outra dica boa é editar o arquivo /etc/samba/smb.conf e procure pela linha user e troque para share

t+



Offline Perk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o SaMBa
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2007, 16:07 »
boa tarde,

Essa guia é mto boa.
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/samba-swat/

Por outro lado acho q vc deve habilitar o universe e o multiverse no sourcelist para instalar o samba

Vc quer acessar compartilhamentos de maquinas windows? Para isso vc não pecisa fazer nada, o ubuntu ja acessa tranquilamente, vc vai precisar do samba   para que as maquinas windows acessem comaprtilhamentos da maquina ubuntu

outra dica boa é editar o arquivo /etc/samba/smb.conf e procure pela linha user e troque para share

t+
O objetivo é este mesmo: as máquinas Windows acessarem esta máquina Linux. O contrário ela até vê as máquinas Windows, mas na hora de acessar ela pede senhas, que segundo o adm de redes daqui, é necessário o Samba para ela acessar de fato.

Bom, vou ler o site que indico e rezar rssss

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Não consigo instalar o SaMBa
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2007, 16:22 »
entao, sobre essas senhas procure no smb.conf que ja existe no ubuntu e troque de user para share

e siga o tutorial é mesmo mto bom


t+

Offline Perk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o SaMBa
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2007, 16:27 »
entao, sobre essas senhas procure no smb.conf que ja existe no ubuntu e troque de user para share

e siga o tutorial é mesmo mto bom


t+
Ahh tá, to sabendo agora do que vc falou das senhas.

Mas o tutorial não funcionou aqui. Ele parte da isntalação do samba, o apt-get, e isto eu não consigo fazer. Este é o problema real que eu estou enfrentando  :'(

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o SaMBa
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2007, 17:03 »
Você esta com todos os repositórios habilitados?

Verifique no Synaptic (Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic).

Dentro dele clique em Configurações > Repositórios e verifique lá.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!