Autor Tópico: NTFS X ReiserFS  (Lida 7819 vezes)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
NTFS X ReiserFS
« Online: 30 de Novembro de 2007, 16:51 »
Boa tarde.

Tive um comparativo muito interessante.

Estou lidando com arquivos gigantescos (2, 3, 5 giga). O NTFS se mostrou superior na ordem de 10 por 1 em velocidade para manipular os mesmos.

Eu trablaho com processamento de imagens...

Será que no EXT3, o desempenho é equivalente ao NTFS ??

Carlos A.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: NTFS X ReiserFS
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2007, 17:31 »
Boa tarde.

Tive um comparativo muito interessante.

Estou lidando com arquivos gigantescos (2, 3, 5 giga). O NTFS se mostrou superior na ordem de 10 por 1 em velocidade para manipular os mesmos.

Eu trablaho com processamento de imagens...

Será que no EXT3, o desempenho é equivalente ao NTFS ??

Carlos A.

Acredito que seja equivalente. O ReiserFS é conhecido por ser extremamente rápido para manipular arquivos pequenos, por isso essa diferença tão grande de desempenho.

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: NTFS X ReiserFS
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2007, 18:39 »
Verdade, com ext3 o desempenho seria maior em relação ao raiserFS, agora seria maior ainda com o XFS, que é um sistema de arquivos muito rápido, pois consome um mínimo de processamento para manipular arquivos de forma rápida, o porem é que em detrimento de velocidade esse sistema de arquivos é inseguro, quedas de energia podem causar perda de dados.

Apesar de que uso o XFS por 4 meses e nunca perdi nenhum dado, embora tenha passado por duas quedas de energia.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: NTFS X ReiserFS
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2007, 21:28 »
Verdade, com ext3 o desempenho seria maior em relação ao raiserFS, agora seria maior ainda com o XFS, que é um sistema de arquivos muito rápido, pois consome um mínimo de processamento para manipular arquivos de forma rápida, o porem é que em detrimento de velocidade esse sistema de arquivos é inseguro, quedas de energia podem causar perda de dados.

Apesar de que uso o XFS por 4 meses e nunca perdi nenhum dado, embora tenha passado por duas quedas de energia.

Está disponível na formatação da instalação do Ubuntu esse sitema de arquivo ?
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: NTFS X ReiserFS
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2007, 23:08 »
Verdade, com ext3 o desempenho seria maior em relação ao raiserFS

sim, a frase do Esfinge se justifica pela passagem do alexmatos

O ReiserFS é conhecido por ser extremamente rápido para manipular arquivos pequenos, por isso essa diferença tão grande de desempenho.

Para arquivos de grandes tamanhos, como os teus, o Ext3 será muito mais seguro, acredito eu. Já o NTFS foi criado exatamente para isso, e o Reiser lá matou a mulher antes de add novas funcionalidades, alguem lembra disso?  8)

[ ]s
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2007, 23:44 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: NTFS X ReiserFS
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2007, 23:15 »
Verdade, com ext3 o desempenho seria maior em relação ao raiserFS

sim, a frase do Esfinge se justifica pela passagem do alexmatos

O ReiserFS é conhecido por ser extremamente rápido para manipular arquivos pequenos, por isso essa diferença tão grande de desempenho.

Para arquivos de grandes tamanhos, como os teus, o Ext3 será muito mais agil, acredito eu. Já o NTFS foi criado exatamente para isso, e o Reiser lá matou a mulher antes de add novas funcionalidades, alguem lembra disso?  8)

[ ]s

Heheh.. essa eu perdi Eunir.  :D

@carlosaluisio

Sim, está disponível, porem apenas através do particionador do Ubuntu, abra-o ( se chama, Editor de partições do Gnome ) e crie uma partição XFS.

Acredito que vai lhe ser o bastante, ja que esse sistema de arquivos é mesmo voltado a velocidade. Mas se necessitar de maior segurança use o ext3 que não é tão rápido quanto o XFS mas trás uma grande segurança.

Edit:

Artigo na wikipedia sobre XFS.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2007, 23:19 por Esfinge »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: NTFS X ReiserFS
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2007, 23:30 »

Heheh.. essa eu perdi Eunir.  :D


O futuro do visionário do mundo Linux, Hans Reiser, acusado do assassinato de sua esposa, começou a ser decidido dia 06/11/2007 em Oakland, California, enquanto que o destino do sistema de arquivos que ele criou continua nas mãos da comunidade open-source que está rapidamente perdendo interesse na tecnologia.

Reiser criou o sistema de arquivos para Linux chamado ReiserFS, que na metade de 1990 foi importante para o Linux. A primeira versão, chamada Reiser3, é parte do Linux kernel. Mas desde sua prisão, o trabalho no sistema de arquivos foi praticamente abandonado.


Fonte: http://br-linux.org/linux/noticiaslinux-destino-de-hans-reiser-comeca-a-ser-decidido
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2007, 23:45 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: NTFS X ReiserFS
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2007, 23:12 »
eu to usando o reiserfs, e acho super rápido, nada pra reclamar aqui  ;D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: NTFS X ReiserFS
« Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2007, 00:06 »
eu to usando o reiserfs, e acho super rápido, nada pra reclamar aqui  ;D

para arquivos de mais de giga de tamanho?  ???
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: NTFS X ReiserFS
« Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2007, 10:26 »
eu to usando o reiserfs, e acho super rápido, nada pra reclamar aqui  ;D

É rápido, por exemplo, pra armazenar 20 mil mensagens de emails num Thunderbird... pesquisar por 400 mil arquivos. tudo arquivo pequeno.

No meu caso, onde eu trabalho com arquivos de 5, 10 giga (um aruqivo individual), o reiserfs se mostrou deficiente.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!