Autor Tópico: AviDeumux x Anime, minha experiência até agora. Ainda com dúvidas.  (Lida 2545 vezes)

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
AviDeumux x Anime, minha experiência até agora. Ainda com dúvidas.
« Online: 01 de Dezembro de 2007, 16:44 »
Saudações pessoal.

Eu trabalhei junto ao Windows por muito tempo, já usei o linux algumas vezes, mas acabava por retornar ao windows. Mas agora é diferente, eu entrei de cabeça no Linux e estou trocando todos os programas que usava no windows, por versões nativas do linux.

Um tipo de programa a qual eu precisava encontrar, é o de conversão de vídeo. Porém não pode ser qualquer programa de conversão de vídeo, precisa ser um que possibilite a colocação de barras pretas no vídeo (overscan). No windows eu utiliza-va o excelente WinAvi Converter (que não é gratuito). No Linux eu fui apresentado ao AVIDEMUX.

Ao iniciar o uso do AviDemux, eu me deparei com inumeras ferramentas, a qual me deixaram confuso em relação ao uso do WinAvi. Pois bem, com o auxilio de alguns tutos (foram poucos os que encontrei), acabei conseguindo converter um vídeo para DVD.

Porém o problema eram as barras negras. Enquanto no Winavi, eu simplesmente colocava o percentual em relação ao vídeo, no AviDemux, eu precisava colocar em pixels (eu acho, é um número que trata a dimensão do vídeo).

Após diversas tentativas e testes com a conversão de vídeo no AviDemux, foi então que eu fiz uma grande descoberta. Os vídeos 4:3 não são 4:3!

Eu explico, eu achava que para o vídeo ficar correto, o mesmo deveria ficar na dimensão de 720x540 (que é 4:3 - acho que vi essa dimensão no dvd-lab pro do windows - que é um programa de autoração), mas depois de ver a configuração de um vídeo convertido em dvd pelo WinAvi (que ficava ok na TV) vi que a dimensão deste vídeo era de 720x480 (o que dá 3:2). Olhando esse video no Avidemux, o mesmo ficava todo esticado, porém ao usar um player de vídeo, o vídeo estava ok.

 Com essa informação, eu fui converter um vídeo no avidemux, tendo como meta o tamanho final de 720x480. Mesmo na pré-visualização do programa o video ficando esticado, o resultado final (vendo na tv ou em um player de video) o video ficava ok (no proporção 4:3).

Só para constar, no Avidemux eu estou fazendo o seguinte para converter vídeos fullscreen para dvd.
Abro o vídeo no programa.
Vou em "Auto" e seleciono "DVD". Na janela que abre, eu coloco 4:3 nas duas opções.
Vou em "Filters" no campo "Video", lá eu apago a filtro "Black Border", e coloca o seguinte:
Coloco o comando "Resize", e configuro em 720x480.
Coloco mais um "Resize", e diminuo para 92% na régua. O tamanho do vídeo fica 662x442.
Coloco um "Black Border", com 30 na direita e esquerda, e 20 em baixo e encima. O tamanho do vídeo fica 722x482.
Coloco um "Resise", arrumando o tamanho para 720x480 (menos 2 em cada).
E coloco para converter.

Porém ainda estou tendo problemas.
No vídeo convertido, as vezes o som trava (porém retorna em seguida - não há perda na sincronização); e algumas cenas, a imagem fica granulada (como se a cena anterior ainda ficasse manchada na tela).

Depois deste grande texto, seguem as minha perguntas:

1. Para visualizar um vídeo 4:3 na tv, eu devo converte-lo em 3:2?
2. Como corrigir o problema do som e da imagem a qual estou tendo ao converte vídeo com o AviDemux?

Segue a imagens das telas com as configurações que uso no avidemux.

"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: AviDeumux x Anime, minha experiência até agora. Ainda com dúvidas.
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2007, 07:46 »
Problema do som resolvido. Ao invês de deixar na configuração defaut de som (que é MP2), eu modifiquei para AC3.

Para constar, o programa que estou utilizando para autoração é o QDVDAuthor. Vou testar o ManDVD e uma versão emulada do Dvd Lab Pro 2 para ver se o problema no vídeo persiste.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: AviDeumux x Anime, minha experiência até agora. Ainda com dúvidas.
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2007, 14:47 »
Amigo, nada entendo de conversão de vídeo mas eu gostaria de sugerir que vc desse uma olhadinha nesse tópico aqui.  O pessoal citou alguns programas muito interessantes de edição de vídeo, talvez vc encontre algo que lhe interesse.

PS.: Só uma curiosidade, pq vc colocou anime no título do seu post?  Entrei achando que era algo relativo a algum desenho... hehehe
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: AviDeumux x Anime, minha experiência até agora. Ainda com dúvidas.
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2007, 17:25 »
Valeu pela indicação do link, mesmo não sendo o que eu preciso (eles estão discutindo - pelo pouco que li - sobre edição de vídeo, e no meu caso é apenas conversão - tranformar um formato em outro), vai me ser util posteriormente, pois pretendo mexer com isso depois.

Sobre a colocação do anime. É que todos os animes (pelo menos de todos que encontrei) a legenda é embutida. E com isso o overscan é imprencendivel, se não a legenda fica cortada na tv. A minha intenção é depois criar um tuto com tudo que é necessário para converter e autorar os episódios em avi e cia, para dvd.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: AviDeumux x Anime, minha experiência até agora. Ainda com dúvidas.
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2007, 17:52 »
Certa vez eu me aventurei com o Avidemux para legendar um anime e gravar num dvd.  Cara, foi uma guerra.  Não há muita documentação do Avidemux na web.  Encontrei um tutozinho sobre como colocar a legenda no filme e gerar um arquivo mpeg com as legendas coladas no filme.  Não manjo nada de gravação de mídia nem edição de vídeo, mas imaginei que um DVD tem um arquivo com o vídeo e vários arquivos de legendas em diferentes idiomas.

Enfim, com muito custo consegui colar a legenda, consegui editar o filme para um formato de DVD e no final deu tudo certo.  Nunca mais mexi com esse troço  :P
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline hgm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
    • Unix Informática
Re: AviDeumux x Anime, minha experiência até agora. Ainda com dúvidas.
« Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2007, 14:45 »
Certa vez eu me aventurei com o Avidemux para legendar um anime e gravar num dvd.  Cara, foi uma guerra.  Não há muita documentação do Avidemux na web.  Encontrei um tutozinho sobre como colocar a legenda no filme e gerar um arquivo mpeg com as legendas coladas no filme.  Não manjo nada de gravação de mídia nem edição de vídeo, mas imaginei que um DVD tem um arquivo com o vídeo e vários arquivos de legendas em diferentes idiomas.

Enfim, com muito custo consegui colar a legenda, consegui editar o filme para um formato de DVD e no final deu tudo certo.  Nunca mais mexi com esse troço  :P

Caros colegas... capinei um pouco mas achei o seguinte:

http://ubuntu.no.sapo.pt/avi_para_dvd.html

Dê uma olhada... o meu problema foi resolvido.... Instalei no meu Ubuntu 7.10 (Gutsy) o Avidemux e DeVeDe.... já tem nos repositórios e depois foi seguir o q o nobre colega mencionou no link acima... comigo funcionou!!!
Abraços.
Hans