Autor Tópico: Arquivos atualizados do Ubuntu  (Lida 15765 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Arquivos atualizados do Ubuntu
« Online: 03 de Dezembro de 2007, 13:20 »
Qdo se faz uma atualização, os arquivos substituídos simplesmente são deletados ou há alguma pasta onde eles são colocados, como backup, como acontece no Windows? Atenção, estou perguntando dos arquivos substituídos e não os baixados, que eu sei que ficam na pasta /var/cache/apt/.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2007, 18:52 »
Acredito que os substituidos sejam apagados...mas não posso dar certeza...

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2007, 19:18 »
Eles não são apagados até que execute o comando autoclean do apt-get.

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2007, 20:45 »
Quebrei a cara...hehehe

pelo menos serviu pra dar um "up" no tópico ;)

abraços

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2007, 20:58 »
Eles não são apagados até que execute o comando autoclean do apt-get.

É mesmo? Tem certeza? E onde ficam então?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2007, 23:03 »
Salve!
Vou chutar :
Eu acho que em /var/cache/apt/archive


Abraços

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2007, 23:10 »
Salve!
Vou chutar :
Eu acho que em /var/cache/apt/archive


Abraços

Neste local tem os arquivos que são baixados para a atualização.

Na verdade pelo que entendi ele quer os substituidos, ou seja, as versões antigas.

Eu ainda estou com a primeira mensagem do companheiro ppfb.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2007, 23:17 »
Então ainda tenho chances de não ter quebrado a cara ;) hehe

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2007, 23:33 »
Bem.. eu não tenho certeza mas... se você reparar no screen ,tem a versão do cupsys_1.3.2-1ubuntu7.1_i386.deb e cupsys_1.3.2-1ubuntu7.2_i386.deb

Abraços

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2007, 23:40 »
Bem.. eu não tenho certeza mas... se você reparar no screen ,tem a versão do cupsys_1.3.2-1ubuntu7.1_i386.deb e cupsys_1.3.2-1ubuntu7.2_i386.deb

Abraços

Não são duas atualizações que você fez? E entre elas não limpou o cache?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2007, 23:54 »
Bem.. eu não tenho certeza mas... se você reparar no screen ,tem a versão do cupsys_1.3.2-1ubuntu7.1_i386.deb e cupsys_1.3.2-1ubuntu7.2_i386.deb

Abraços

Não são duas atualizações que você fez? E entre elas não limpou o cache?

Para a primeira ,sim .Para a segunda ,não

Apesar que no Synaptic → Pacote → Forçar Versão.. eu acho que dá para fazer a desatualização


Editado : testei aqui no pidgin e deu certo(desatualização) , agora em relação à outros programas ,eu não sei  ::)

Abraços
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2007, 00:11 por k7br »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2007, 10:16 »
Bem hoje recebi algumas atualizações, e ai limpei o cache do apt, peguei os nomes de todos os pacotes que seriam atualizados, e procedi com as atualizações.

Ao final voltei ao diretório de cache, e ao menos aqui não existiam duas versões de cada pacote, portanto aparentemente não é no diretório /var/cache/apt/archives que ficam os arquivos antigos.

Meu voto ainda é para o ppfb.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2007, 05:09 »
Bem hoje recebi algumas atualizações, e ai limpei o cache do apt, peguei os nomes de todos os pacotes que seriam atualizados, e procedi com as atualizações.

Ao final voltei ao diretório de cache, e ao menos aqui não existiam duas versões de cada pacote, portanto aparentemente não é no diretório /var/cache/apt/archives que ficam os arquivos antigos.

Meu voto ainda é para o ppfb.

[]'s

Cristiano

Isso aconteceu porque justamente limpou o cache antes de fazer o update. Dai no cache só vai ter os programas que baixou no update.

Todos os .deb ficam na pasta citada, inclusive os velhos.

Com a imagem do synaptic postada pelo k7br dá para ver claramente que ele deixa armazenado os .deb antigos, pois não foi necessároi baixar nada para ele conseguir desatualizar o pidgin. Só iria precisar baixar de novo se ele tivesse dado autoclean (pois vai deletar os .deb de programas já atualizados ou não mais instalados) ou clean no apt.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 05:11 por alessandro_ufms »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2007, 08:03 »
Nesse exemplo, isso não poderia ser uma atualização da atualização? Por exemplo, no caso desse arquivo, haveria o arquivo original, que seria "cupsys_1.3.2-1ubuntu7.0_i386.deb" (botei o zero só para discriminá-lo como o original), depois seguiu-se as atualizações do 1 e do 2; nesse caso, os dois arquivos de atualização estariam na pasta /var/cache/apt/archives/ pois foram baixados dos repositórios. E cadê o original, no caso o "0"?


Bem.. eu não tenho certeza mas... se você reparar no screen ,tem a versão do cupsys_1.3.2-1ubuntu7.1_i386.deb e cupsys_1.3.2-1ubuntu7.2_i386.deb

Abraços
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:08 »
Isso aconteceu porque justamente limpou o cache antes de fazer o update. Dai no cache só vai ter os programas que baixou no update.

Todos os .deb ficam na pasta citada, inclusive os velhos.

Com a imagem do synaptic postada pelo k7br dá para ver claramente que ele deixa armazenado os .deb antigos, pois não foi necessároi baixar nada para ele conseguir desatualizar o pidgin. Só iria precisar baixar de novo se ele tivesse dado autoclean (pois vai deletar os .deb de programas já atualizados ou não mais instalados) ou clean no apt.

Não concordo!

No diretório /var/cache/apt/archives ficam os arquivos baixados para atualização, e não todos os pacotes. Ao final da instalação do Ubuntu experimente ver este diretório, e o mesmo não tem nada, e começa a ser "populado" a partir de atualizações que fazemos.

Portanto para que um pacote antigo (substituído devido a uma atualização) passe a ficar lá, seria necessário que ele fosse atualizado, e ai sim copiado para lá.

Quando eu limpei o cache, o diretório voltou a seu estado inicial (assim como ele é após uma nova instalação), então ao atualizar um pacote, ele é baixado para este diretório e então instalado.

Claro que podem existir mais de uma versão do mesmo pacote no diretório, e para tanto ele deve ter sido atualizado mais de uma vez. O sistema não limpa pacotes baixados anteriormente, o que permite (caso você não tenha limpado o cache) que mais de uma versão do mesmo pacote co-existam no diretório, mas caso seja a primeira vez que você esteja atualizando um dado pacote, com certeza a versão anterior do mesmo não é salva no cache.

[]'s

Cristiano



Nesse exemplo, isso não poderia ser uma atualização da atualização? Por exemplo, no caso desse arquivo, haveria o arquivo original, que seria "cupsys_1.3.2-1ubuntu7.0_i386.deb" (botei o zero só para discriminá-lo como o original), depois seguiu-se as atualizações do 1 e do 2; nesse caso, os dois arquivos de atualização estariam na pasta /var/cache/apt/archives/ pois foram baixados dos repositórios. E cadê o original, no caso o "0"?
Abraços

Só para constar, para mim o velox256 entendeu bem a situação, e também estou com ele... hehehehe

Claro que o pacote que acompanha a distro inicialmente não precisa ser exatamente a versão 0 (zero), mas neste diretório (/var/cache/apt/archives) existem as atualizações (mesmo que seja uma atualização de atualização anterior... baguncei?).
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 11:12 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!