Autor Tópico: Arquivos atualizados do Ubuntu  (Lida 15705 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #15 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:24 »
Penso o seguinte nesta pasta /var/cache/apt/archives/ ficam todos os pacotes instalados, mas ela tem um tamanho (um cache) que quando é superado os arquivos mais antigos são deletados para que outros mais novos ocupem o espaço, por isso que alguns pacotes aparecem lá em várias versões e outros não, por que certamente eram mais antigos nesta pasta e foram deletados para que os mais novos ocupem o espaço.

Deve tem alguma configuração de cache para esta pasta. Vejam em Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic e na janela do Synaptic vá no menu Configurações > Preferências > aba Arquivos ou algo do tipo.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 11:27 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #16 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:42 »
Penso o seguinte nesta pasta /var/cache/apt/archives/ ficam todos os pacotes instalados, mas ela tem um tamanho (um cache) que quando é superado os arquivos mais antigos são deletados para que outros mais novos ocupem o espaço, por isso que alguns pacotes aparecem lá em várias versões e outros não, por que certamente eram mais antigos nesta pasta e foram deletados para que os mais novos ocupem o espaço.

Deve tem alguma configuração de cache para esta pasta. Vejam em Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic e na janela do Synaptic vá no menu Configurações > Preferências > aba Arquivos ou algo do tipo.

alarcon você quer dizer instalados mesmo? Ou atualizados?

Porque se fossem os pacotes instalados, ao final de uma instalação nova do Ubuntu o diretório já não deveriam ter conteúdo? Ou seja, todos os pacotes que compõe uma instalação padrão deveriam estar lá, enquanto que na verdade ele esta vazio.

Para mim ele só serve para os pacotes baixados em atualizações.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #17 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:58 »
Penso o seguinte nesta pasta /var/cache/apt/archives/ ficam todos os pacotes instalados, mas ela tem um tamanho (um cache) que quando é superado os arquivos mais antigos são deletados para que outros mais novos ocupem o espaço, por isso que alguns pacotes aparecem lá em várias versões e outros não, por que certamente eram mais antigos nesta pasta e foram deletados para que os mais novos ocupem o espaço.

Deve tem alguma configuração de cache para esta pasta. Vejam em Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic e na janela do Synaptic vá no menu Configurações > Preferências > aba Arquivos ou algo do tipo.

alarcon você quer dizer instalados mesmo? Ou atualizados?

Porque se fossem os pacotes instalados, ao final de uma instalação nova do Ubuntu o diretório já não deveriam ter conteúdo? Ou seja, todos os pacotes que compõe uma instalação padrão deveriam estar lá, enquanto que na verdade ele esta vazio.

Para mim ele só serve para os pacotes baixados em atualizações.

[]'s

Cristiano

Não sei se estou entendendo direito o ponto no qual vocês estão debatendo, mas se você se refere a instalação do Ubuntu via LiveCD, por exemplo, não ficam na pasta /var/cache/apt/archives/ e tem lógica, por que para que ocupar espaço no HD se você tem o CD de instalação com os pacotes, então no processo de instalação os arquivos podem até ficar na pasta /var/cache/apt/archives/ mais depois o script de instalação, no final do seu processo, deve fazer uma limpeza neste local apagando tudo.

Aqui, por exemplo, não tenho o amsn instalado, então instalando via apt-get ou Synaptic, ele e sua dependência vão para a pasta /var/cache/apt/archives/ e só por ventura mais a frente eu atualizo ele, na pasta /var/cache/apt/archives/ ficará os dois a não ser que tenha chegado o limite do cache e aí os pacotes mais antigos nele podem ser apagados para dar espaço para os novos que estão chegando e aí a versão antiga do amsn poderá se enquadrar neste caso e então na pasta /var/cache/apt/archives/ só ficará a versão mais nova.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 12:03 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #18 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:10 »
Exatamente o que você disse. O diretório /var/cache/apt serve como qualquer outro cache.

Primeira vez que você instala um pacote, ou atualiza, ele é baixado e colocado neste diretório. A partir dai, caso exista a necessidade de uma reinstalação do mesmo pacote não é mais necessário baixar ele, pois é usado o que esta no cache.

Ao ponto que se você colocar um pacote .deb lá ele não será baixado, sendo usado o já existente.

O caso aqui é que esta sendo levantado a hipótese que o pacote substituído pelo novo pacote (após uma atualização) é copiado para este diretório, afim de ficar salvo. E eu acho que ele serve apenas para hospedar os pacotes baixados da internet afim de serem instalados (um apt-get install por exemplo), ou então devido a uma atualização.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:15 »
Exatamente o que você disse. O diretório /var/cache/apt serve como qualquer outro cache.

Primeira vez que você instala um pacote, ou atualiza, ele é baixado e colocado neste diretório. A partir dai, caso exista a necessidade de uma reinstalação do mesmo pacote não é mais necessário baixar ele, pois é usado o que esta no cache.

Ao ponto que se você colocar um pacote .deb lá ele não será baixado, sendo usado o já existente.

O caso aqui é que esta sendo levantado a hipótese que o pacote substituído pelo novo pacote (após uma atualização) é copiado para este diretório, afim de ficar salvo. E eu acho que ele serve apenas para hospedar os pacotes baixados da internet afim de serem instalados (um apt-get install por exemplo), ou então devido a uma atualização.

[]'s

Cristiano

Bom se a pessoa quer colocar na pasta /var/cache/apt/archives/ uma versão inferior a que já está lá, de nada  vai adiantar o comando apt-get install pacote, por que ele vai tentar instalar a versão mais nova. A única solução para instalar o pacote antigo, pelo terminal, é  usar:

sudo dpkg -i --force-all pacote.deb

Ou no Synaptic, confesso que nunca olhei, pode ter alguma opção nos Menus que diga para se instalar um versão anterior de determinado pacote.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 12:17 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #20 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:26 »
No caso não é a pessoa colocar.

O processo seria automático. Você baixa um pacote e ele vai para /var/cache/apt/archives, antes de atualizar a versão anterior também é colocada lá, e ao final é substituída no sistema.

Porque a questão do tópico é, onde ficam os arquivos substituídos em uma atualização?

Para mim eles são eliminados, e para alguns são deixados no cache do apt.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #21 Online: 05 de Dezembro de 2007, 13:54 »
 
Nesse exemplo, isso não poderia ser uma atualização da atualização? Por exemplo, no caso desse arquivo, haveria o arquivo original, que seria "cupsys_1.3.2-1ubuntu7.0_i386.deb" (botei o zero só para discriminá-lo como o original), depois seguiu-se as atualizações do 1 e do 2; nesse caso, os dois arquivos de atualização estariam na pasta /var/cache/apt/archives/ pois foram baixados dos repositórios. E cadê o original, no caso o "0"?


Bem.. eu não tenho certeza mas... se você reparar no screen ,tem a versão do cupsys_1.3.2-1ubuntu7.1_i386.deb e cupsys_1.3.2-1ubuntu7.2_i386.deb

Abraços

Agora peguei o espírito da coisa ,hehehe....isso acontece nas melhores famílias  :P

Realmente , ppfb e clcampos e alarcon vocês estão certos. Eu que viajei na maionese ,hehehe

[quote
No caso não é a pessoa colocar.

O processo seria automático. Você baixa um pacote e ele vai para /var/cache/apt/archives, antes de atualizar a versão anterior também é colocada lá, e ao final é substituída no sistema.

Porque a questão do tópico é, onde ficam os arquivos substituídos em uma atualização?

Para mim eles são eliminados, e para alguns são deixados no cache do apt.
Essa pergunta o alarcon respondeu lá em cima ↑ ;)
Abraços

alarcon

  • Visitante
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #22 Online: 05 de Dezembro de 2007, 13:55 »
No caso não é a pessoa colocar.

O processo seria automático. Você baixa um pacote e ele vai para /var/cache/apt/archives, antes de atualizar a versão anterior também é colocada lá, e ao final é substituída no sistema.

Porque a questão do tópico é, onde ficam os arquivos substituídos em uma atualização?

Para mim eles são eliminados, e para alguns são deixados no cache do apt.

É acho que hoje não estou com um raciocínio muito bom, pois não estou ainda entendendo o x da questão, ou seja, não caiu a ficha.

Bem o que sei é o seguinte, instalei o pacote_versão1.deb e aí atualizei a lista dos repositórios e ele me indicou a presença do pacote_versão2.deb e então escolhi atualizar (ou substituir como vocês falam), então ele baixa o arquivo dos repositórios e colocar em /var/cache/apt/archives/ e depois instala. Para mim, mesmo que se instale o pacote_versão2.deb o pacote_versão1.deb continua na mesma pasta do sistema até que por alguma configuração do sistema ( quer por tamanho de cache, quer por data e etc.) ele seja removido ( a versão mais antiga, ou seja a versão substituída por uma nova). Senão qual é o sentido do Consertar Pacotes Quebrados do Synaptic, pois é até uma segurança o pacote de versão antiga ficar em cache por que caso o mais novo apresente defeito você retornaria para imediatamente anterior.

Vejam que no Synaptic tem uma opção de só baixar o arquivo e não instalar e eles ficam na pasta  /var/cache/apt/archives/ assim como o comando apt-get ( com a opção  -d, --download-only).


O que falei aqui:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,28900.msg168400.html#msg168400

está representado nesta figura:



Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #23 Online: 05 de Dezembro de 2007, 14:16 »
É acho que hoje não estou com um raciocínio muito bom, pois não estou ainda entendendo o x da questão, ou seja, não caiu a ficha.

Bem o que sei é o seguinte, instalei o pacote_versão1.deb e aí atualizei a lista dos repositórios e ele me indicou a presença do pacote_versão2.deb e então escolhi atualizar (ou substituir como vocês falam), então ele baixa o arquivo dos repositórios e colocar em /var/cache/apt/archives/ e depois instala. Para mim, mesmo que se instale o pacote_versão2.deb o pacote_versão1.deb continua na mesma pasta do sistema até que por alguma configuração do sistema ( quer por tamanho de cache, quer por data e etc.) ele seja removido ( a versão mais antiga, ou seja a versão substituída por uma nova). Senão qual é o sentido do Consertar Pacotes Quebrados do Synaptic, pois é até uma segurança o pacote de versão antiga ficar em cache por que caso o mais novo apresente defeito você retornaria para imediatamente anterior.

Vejam que no Synaptic tem uma opção de só baixar o arquivo e não instalar e eles ficam na pasta  /var/cache/apt/archives/ assim como o comando apt-get ( com a opção  -d, --download-only).


O que falei aqui:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,28900.msg168400.html#msg168400

está representado nesta figura:




kkkk.... esse tópico vai longe..... o k7br pegou o espirito da coisa (como ele mesmo diz), e eu e o alarcon estamos falando a mesma coisa só que sem nos entendermos... hehehe

Alarcon acredite (como já disse acima) estamos falando a mesma coisa.

Concordo com você que quando se instala um pacote, ele é baixado para o diretório em questão, sem ser removido ao final do processo. Caso este pacote sofra alguma atualização, a mesma também é baixada para /var/cache/apt/archives, sem que o primeiro seja removido.

Ou seja: Teremos duas versões do pacote no diretório.

Mas digamos que um pacote que já venha no sistema (exemplo o gcalctool_5.9.14-0ubuntu1_i386.deb) vá ser atualizado pela primeira vez.

Bem, por default (após a instalação) não existe nada deste pacote em /var/cache/apt/archives.

Então ele será atualizado para a versão gcalctool_5.9.15-0ubuntu1_i386.deb (gente isto é só um exemplo!)

Este pacote será baixado, e colocado em /var/cache/apt/archives, e será instalado.

A primeira pergunta do tópico, ainda não respondida é, para onde vai o pacote gcalctool_5.9.14-0ubuntu1_i386.deb (o original que veio no sistema)?

Para mim (e inicialmente para o  ppfb) ele é simplesmente deletado, já que não existia uma cópia dele no diretório /var/cache/apt/archives.

Já alguns acharam que ele era salvo neste diretório.

Eu fiz aqui um teste e com certeza pacotes atualizados não tem sua versão anterior salva em /var/cache/apt/archives.

Agora vamos repetir a primeira pergunta do tópico.

O que acontece com a versão que acaba de ser atualizada? Ela é salva em algum lugar ou simplesmente a atualização a substitui?

Bem, eu ainda acho que simplesmente é substituída.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #24 Online: 05 de Dezembro de 2007, 14:43 »
A primeira pergunta do tópico, ainda não respondida é, para onde vai o pacote gcalctool_5.9.14-0ubuntu1_i386.deb (o original que veio no sistema)?

Para mim (e inicialmente para o  ppfb) ele é simplesmente deletado, já que não existia uma cópia dele no diretório /var/cache/apt/archives.


Poxa, como ele vai ser deletado se não existe cópia dele no cache? É novo esse conceito de deletar algo que não existe para mim. Estou falando que se já tem alguma versao1.deb no cache e se atualizarmos para a versao2.deb a versao1.deb não é deletada.

Quando instalamos o sistema do zero no começo não tem nada no cache, tem no cd só. Quando atualizamos a versão do ubuntu ele tem somente os pacotes que foram atualizados nessa versão.

Não sei se tem um tempo de para que os pacotes sejam eliminados do cache, ou tem um limite de tamanho, mas ele não apaga nada que já esteja no cache quando se instala um pacote.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #25 Online: 05 de Dezembro de 2007, 14:57 »
Poxa, como ele vai ser deletado se não existe cópia dele no cache? É novo esse conceito de deletar algo que não existe para mim. Estou falando que se já tem alguma versao1.deb no cache e se atualizarmos para a versao2.deb a versao1.deb não é deletada.

Quando instalamos o sistema do zero no começo não tem nada no cache, tem no cd só. Quando atualizamos a versão do ubuntu ele tem somente os pacotes que foram atualizados nessa versão.

Não sei se tem um tempo de para que os pacotes sejam eliminados do cache, ou tem um limite de tamanho, mas ele não apaga nada que já esteja no cache quando se instala um pacote.

Leu a mensagem inteira? Não me referi a pacotes instalados após a instalação do sistema, nem a pacotes que já sofreram atualização.

Abaixo a parte da mensagem que diz isto, e mais destacada, para ajudá-lo a visualizar.

Citar
Mas digamos que um pacote que já venha no sistema (exemplo o gcalctool_5.9.14-0ubuntu1_i386.deb) vá ser atualizado pela primeira vez.

Bem, por default (após a instalação) não existe nada deste pacote em /var/cache/apt/archives.

Então ele será atualizado para a versão gcalctool_5.9.15-0ubuntu1_i386.deb (gente isto é só um exemplo!)
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 15:08 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #26 Online: 05 de Dezembro de 2007, 15:39 »
hahahahaha ,vocês são soda !  ;D ;D

Qdo se faz uma atualização, os arquivos substituídos simplesmente são deletados ou há alguma pasta onde eles são colocados, como backup, como acontece no Windows? Atenção, estou perguntando dos arquivos substituídos e não os baixados, que eu sei que ficam na pasta /var/cache/apt/.

Agora me surgiu  uma dúvida :
O que o velox256 quis dizer com "arquivos substituídos" seria pacote .deb ou programas instalados ?

Sabe de uma coisa ?
Eu acho o seguinte ,cof ,cof,ahã.. -Todos estão certos(ppfb,alessandro_ufms,clcampos,eu hehe e alarcon) ! Tirando é claro, o nosso amigo velox256,que fez uma pergunta que deixou papai confuso ,hehehe (brincadeirinha  ;D ;D,velox256 :P :P) .

Abraços  Comunidade Sangue Bom! :)

alarcon

  • Visitante
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #27 Online: 05 de Dezembro de 2007, 15:57 »
Citar
Mas digamos que um pacote que já venha no sistema (exemplo o gcalctool_5.9.14-0ubuntu1_i386.deb) vá ser atualizado pela primeira vez.

Bem, por default (após a instalação) não existe nada deste pacote em /var/cache/apt/archives.

Então ele será atualizado para a versão gcalctool_5.9.15-0ubuntu1_i386.deb (gente isto é só um exemplo!)

Este pacote será baixado, e colocado em /var/cache/apt/archives, e será instalado.

A primeira pergunta do tópico, ainda não respondida é, para onde vai o pacote gcalctool_5.9.14-0ubuntu1_i386.deb (o original que veio no sistema)?

Para mim (e inicialmente para o  ppfb) ele é simplesmente deletado, já que não existia uma cópia dele no diretório /var/cache/apt/archives.

Neste caso o pacote gcalctool_5.9.14-0ubuntu1_i386.deb será substituído, atualizado, sobrescrito, seja lá qual for a denominação dada por cada um de vocês a este processo, pelo pacote gcalctool_5.9.15-0ubuntu1_i386.deb , pois como ele já veio instalado no sistema e não tem um pacote de backup dele guardado na pasta /var/cache/apt/archives/, portanto o pacote gcalctool_5.9.15-0ubuntu1_i386.deb irá tomar o seu lugar, sem existir a versão anterior na pasta /var/cache/apt/archives/ para posterior recuperação, mas certamente estará do CD do Ubuntu.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 16:03 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #28 Online: 05 de Dezembro de 2007, 16:16 »
Citar
Neste caso o pacote gcalctool_5.9.14-0ubuntu1_i386.deb será substituído, atualizado, sobrescrito, seja lá qual for a denominação dada por cada um de vocês a este processo, pelo pacote gcalctool_5.9.15-0ubuntu1_i386.deb , pois como ele já veio instalado no sistema e não tem um pacote de backup dele guardado na pasta /var/cache/apt/archives/, portanto o pacote gcalctool_5.9.15-0ubuntu1_i386.deb irá tomar o seu lugar, sem existir a versão anterior na pasta /var/cache/apt/archives/ para posterior recuperação, mas certamente estará do CD do Ubuntu.

O alarcon foi preciso.

hahahahaha ,vocês são soda !  ;D ;D

Agora me surgiu  uma dúvida :
O que o velox256 quis dizer com "arquivos substituídos" seria pacote .deb ou programas instalados ?

Sabe de uma coisa ?
Eu acho o seguinte ,cof ,cof,ahã.. -Todos estão certos(ppfb,alessandro_ufms,clcampos,eu hehe e alarcon) ! Tirando é claro, o nosso amigo velox256,que fez uma pergunta que deixou papai confuso ,hehehe (brincadeirinha  ;D ;D,velox256 :P :P) .

Abraços  Comunidade Sangue Bom! :)


k7br no linux pacotes .deb e programas instalados são quase a mesma coisa. Claro que um programa possui muitas vezes mais de um pacote, mas outras tantas não.

Mas que é uma coisa que confunde, confunde!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Arquivos atualizados do Ubuntu
« Resposta #29 Online: 05 de Dezembro de 2007, 16:30 »
Poxa até que enfim, acho  ;D, entendi o que estavam perguntando e dizendo, já estava começando a me sentir um "idiota" por não compreender o descrito aqui neste tópico.

Citar
Mas que é uma coisa que confunde, confunde!

concordo plenamente com o clcampos.