Autor Tópico: Ubuntu acessar arquivos de máquina Windows  (Lida 2679 vezes)

Offline Perk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Ubuntu acessar arquivos de máquina Windows
« Online: 03 de Dezembro de 2007, 16:00 »
No menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic, ele mostra o Samba instalado:
Pacote: samba-common
Versão instalada: 3.0.26a-lubuntu2
Versão Recente: 3.0.26a-lubuntu2
Descrição: Samba common files used by both the server and the client

Blz, porque este micro não consegue acessar Internet e não tenho como baixar nenhum pacote.

A rede dele está configura ok. Do Ubuntu pelo Painel eu consigo pingar máquinas Windows tanto pelo IP como pelo nome. E as máquinas Windows conseguem pingar o Ubuntu pelo IP.

No Menu Locais > Rede:
Eu encontro o nome Rede Windows, o Grupo de Trabalho, e o nome de todas as estações.
Porém ao clicar numa estação aparece uma janela com as seguintes informações:
Nome do Usuário: intranet (nome que dei à máquina Ubuntu)
Domínio: MSHOME (no /etc/samba/smb.conf, workgroup está com o nome certo da minha rede "rede.local")
Senha:

Não importa o que eu digite aí, colocando o nome do meu usuário, o Domínio certo e a minha senha, sempre vem a mensagem: O conteúdo da pasta não pôde ser exibido. E abaixo o nome da máquina.

Como resolver este peroblema?

PS: Ao usar o gedit (creio ser este o nome do editor), ele não me permite fazer alterações nos arquivos como o smb.conf por exemplo. Como eu faço para ele me deixar alterar? Porque eu não me adaptei ao VI

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu acessar arquivos de máquina Windows
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2007, 22:09 »
Citar
Domínio: MSHOME (no /etc/samba/smb.conf, workgroup está com o nome certo da minha rede "rede.local")
Senha:

Não importa o que eu digite aí, colocando o nome do meu usuário, o Domínio certo e a minha senha, sempre vem a mensagem: O conteúdo da pasta não pôde ser exibido. E abaixo o nome da máquina.

Verifique se as máquinas W$ estão com o grupo certo ( 'MSHOME' é típico do W$...), igual ao da máquina Ubuntu. Domínio não é necessário, e não deve estar configurado nas máquinas W$, apenas o grupo de trabalho. Aqui funciona perfeitamente...

As máquinas W$ estão com pastas compartilhadas para qualquer usuário?

Quanto ao 'gedit', use 'sudo gedit', pois você precisa de privilégios de root para alterar certos arquivos.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Perk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu acessar arquivos de máquina Windows
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2007, 10:18 »
Verifique se as máquinas W$ estão com o grupo certo ( 'MSHOME' é típico do W$...), igual ao da máquina Ubuntu. Domínio não é necessário, e não deve estar configurado nas máquinas W$, apenas o grupo de trabalho. Aqui funciona perfeitamente...

As máquinas W$ estão com pastas compartilhadas para qualquer usuário?

Quanto ao 'gedit', use 'sudo gedit', pois você precisa de privilégios de root para alterar certos arquivos.
As máquians W$ da rede estão todos com o domínio "rede.local". Usamos domínio por conta do nosso servidor W$ Server 2003.

Depois que entrei no smg.conf da maneira que você explicou e mandei salvar, naquela janela que aparece quando clico em algum micro da rede agora no domínio vem o nome certo: "rede.local". Mas ainda não consigo acessar as pastas das máquinas. Pois ele não aceita nenhum usuário ou senha. E as pastas estão compartilhadas para acesso de Todos que fazem parte da rede. São pastas comunitárias para troca de arquivos

Será que o administrador da rede tem que dar alguma permissão ao Ubuntu lá no Servidor? O que eu peço para ele fazer lá?

Grato

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Ubuntu acessar arquivos de máquina Windows
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2007, 10:44 »
Com toda a certeza o administrador do servidor Windows vai precisar fazer alterações/permissões.  Tem no link abaixo, em Ingles, um execelente passo-a-passo de como proceder.  Experimentei esse documento em ambiente de laboratório (minha casa), usando o Ubuntu 7.10 no desktop e o Windows XP no notebook (que usa wireless).  Sucesso total.

Ver:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202605


Boa sorte.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086