Autor Tópico: Executar serviço ao iniciar.  (Lida 3570 vezes)

Offline Joaozava

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Executar serviço ao iniciar.
« Online: 05 de Dezembro de 2007, 16:42 »
Olá pessoal,

Tenho um pequeno servidor ubuntu, onde fica rodando o tom cat.
O problema é que quando acaba a energia, por exemplo, preciso subir o serviço do tom cat manualmente.
Gostaria de saber como configurar para rodar esse serviço quando iniciado o sistema, como um serviço!

Procurei por várias coisas na internet, por exemplo, o cron, mas não consegui achar nada objetivo.(não encontrei exemplos da forma como estou precisando!).

Obrigado.

Offline Felix

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Executar serviço ao iniciar.
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2007, 23:23 »
use o rcconf (idêntico ao ntsysv do Red Hat - muito mais conhecido)

# apt-get install rcconf

Offline Joaozava

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2007, 08:20 »
Olá,

Obrigado pela ajuda, mas eu não conheço em o ntsysv do Red Hat nem o rcconf :(
A partir dessa instalação eu consigo criar serviços?

Obrigado.

Offline Felix

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
« Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2007, 09:18 »
Veja aqui um artigo interessante sobre o rcconf

Offline Joaozava

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2007, 10:02 »
Olá,

Não sei se entendi direito o artigo, mas, por exemplo, com o rcconf somente é possível visualisar os serviços já existentes e configurá-los para executar ou não ao iniciar o sistema.
O que eu preciso é criar um novo serviço para iniciar o tomcat. Seria apenas algum script para executar o startup.sh da pasta bin do tomcat!

Também não sei se entendi certo, mas as outras ferramentas que são referenciadas no artigo servem para o mesmo propósito, por exemplo, a update-rc.d. É possível criar novos serviços ou somente gerenciar os já existentes?

Obrigado.

Offline rafael

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2010, 18:30 »
Olá,

Não sei se entendi direito o artigo, mas, por exemplo, com o rcconf somente é possível visualisar os serviços já existentes e configurá-los para executar ou não ao iniciar o sistema.
O que eu preciso é criar um novo serviço para iniciar o tomcat. Seria apenas algum script para executar o startup.sh da pasta bin do tomcat!

Também não sei se entendi certo, mas as outras ferramentas que são referenciadas no artigo servem para o mesmo propósito, por exemplo, a update-rc.d. É possível criar novos serviços ou somente gerenciar os já existentes?

Obrigado.

Opa!
O rcconf é para você marcar para inicializar ou não serviços já instalados e listados por ele.
Caso queira rodar um script automaticamente na inicialização pode fazer da seguinte forma:

## Copiar como root seu script para /etc/init.d

## Dar as permissões
chmod 755 /etc/init.d/NOMEDOSCRIPT

## Colocar para inicializar junto com o sistema:
update-rc.d NOMEDOSCRIPT defaults

Offline Felix

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
« Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2010, 19:50 »
Olá,

Obrigado.

Opa!
O rcconf é para você marcar para inicializar ou não serviços já instalados e listados por ele.
Caso queira rodar um script automaticamente na inicialização pode fazer da seguinte forma:

## Copiar como root seu script para /etc/init.d

## Dar as permissões
chmod 755 /etc/init.d/NOMEDOSCRIPT

## Colocar para inicializar junto com o sistema:
update-rc.d NOMEDOSCRIPT defaults

Oi....

Não sei se você reparou, mas esta pergunta foi feita em 06 de dezembro de 2007... e vendo mais profundamente, o usuário em questão não acessa o fórum desde 22 Dezembro 2009 as 22:46...

Offline sistematico

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
« Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2010, 20:25 »
hahahahahahahaahahahahahahahahahahaha
Desculpa Felix, não pude resistir!! :D
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150