Autor Tópico: Flash, boicotar ou aceitar?  (Lida 4483 vezes)

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Flash, boicotar ou aceitar?
« Online: 05 de Dezembro de 2007, 19:59 »
E ai galera, é bem alarmante a situação na qual o mundo web se encontra atualmente: por um lado a maior parte das linguagens de programação web que existem são OpenSource porém por outro lado SÓ EXISTE UMA tecnologia na qual se pode desenvolver propagandas, efeitos, animações etc.: FLASH.

O Flash pode não parecer, mas é o maior inimigo que o software livre tem, e deve ser evitado a qualquer custo, pois é uma tecnologia pobre [visto que usa uma linguagem de programação única e tosca ActionScript se não me engano] e é TOTALMENTE dependente de sistema operacional para desenvolvimento, ou seja, é um retrocesso total permitir com que essa tecnologia continue entre nós.

Realmente é algo de extremismo, mas novas tecnologias devem surgir, e depressa. Não é possível que exista para o todo sempre uma só tecnologia que monopolize a parte de animações web e ainda te obrigue a usar o par mais nojento do planeta: IE + Windows.

comentem ai sobre o flash..!!
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 20:08 por solanoalves »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2007, 21:02 »
Estou com o Ubuntu Gutsy, 64 bits.
Eu uso o Firefox e, consigo ver as animações em Flash (alguns sites são irritantes mas, dá pra levar) .
Durante algum tempo fiquei frustado por não ter Flash em 64 bits.
Agora não tenho o que reclamar mas, concordo com vc que o monopólio é muito ruim.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2007, 21:09 »

Tenho o ubuntu 7.04 e existem vários sites que não consigo navegar por causa do flash.
Tenho que utilizar o flashblock pra utlizá-los, mas é uma solução que não me agrada muito!

Gostaria que outra tecnologia suprisse esse atual monopólio ddo flash, porém enquanto isso bem que a adobe poderia dar uma atenção aos usuários Linux+Firefox.

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2007, 23:00 »
pois é...monopólio é soda!!!>..

O site da tim não entra no linux pelo firefox por causa do maldito flash!!..

como faz pra bloquear?

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2007, 23:07 »
pois é...monopólio é soda!!!>..

O site da tim não entra no linux pelo firefox por causa do maldito flash!!..

como faz pra bloquear?

Eu usei uma dica do pessoal daqui do fórum!
Entrei no site do mozilla, www.mozilla.com , e fui em add-ons e instalei o flashblock. É fácil e muito rápido!
sds

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2007, 12:18 »
O que eu acharia muito saudavel era a criação por parte da comunidade, de uma alternativa open-source concorrente ao swf, baseado em svg (talvez num formato em bytecode, para ocupar menos espaço) e com uma linguagem script baseada no python ou outra.  Por ser open-source, é bem provavel que haja webmasters que prefiram este formato que o swf, como acontece em relação ao firefox, open-office, e até mesmo ao linux, em relação à concorrencia monopolista de cada um.

Quanto a leitores e plugins, um leitor open-source que permitisse ler este formato, para além de, caso necessario e/ou legalmente possivel, também poder ler swf, de forma directa pelo proprio programa ou biblioteca, ou por um plugin qualquer

Posso estar a atropelar questões técnicas, mas pode ser possivel...


Offline Dimas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2007, 12:39 »
Quanto a leitores, vale lembrar que o pessoal da GNU está desenvolvendo o Gnash, que vai ser capaz de ler os swf das páginas.
http://www.gnu.org/software/gnash/

Abraço!
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2007, 12:56 »
já conhecia o Gnash, baseado em OpenGL (um bocado pesado para computadores mais antigos ou com placas graficas muito simples (na minha opinião, X ou SDL bastavam...), como um que ainda tenho a funcionar), e um bocado limitado - situações que compreendem-se...

mas para quem não conhece acho que valeu a pena a dica... (é sempre mais pessoas a experimentarem...)

gabriel.goc

  • Visitante
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2007, 17:56 »
Tentei utilizar o Gnash, mas, pelo menos para mim, ele está inviável atualmente. No meu opera ele não funcionou e no konqueror ficou extremamente lerdo.
Mas é uma ótima iniciativa.

Melhor do que isso, só se fizessem uma nova tecnologia, semelhante ao flash, porém melhor e livre. ( E já testá na hora né? Chega de Flash. arghhhh)

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2007, 18:06 »
aceitar... criar uma nova tecnologia demoraria muito. Aceitando, o numero de usuários de flash em linux aumentará, incentivando a adobe a desenvolver melhor o player. Remar contra a maré, nesse sentido, não ajuda em nada.

gabriel.goc

  • Visitante
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2007, 18:26 »
Mas é difícil aceitar uma tecnologia que marginaliza os usuários linux.


Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2007, 19:09 »
Acho que seria interessante a Adobe fazer com o Flash o mesmo que fez com o PDF. Padronizar como ISO. Aí sim ia ser bom.
Agora pra quem reclama de Flash, torce que ele continue imperando, porque a Microsoft desenvolveu algo parecido e está sendo muito elogiado. Se virar padrão nós do Linux estamos f... Quando que ela vai fazer uma versão pra Linux? A Adobe pelo menos, nem que porcamente, mas faz versão pra Linux.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2007, 20:27 »
Silverlight é a tecnologia da microsoft criada pra competir com o Flash!

Eu gostaria de testar, mas, como era de se esperar, a microsoft não está desenvolvendo uma versão para linux... mas trabalha em uma para mac! x.x

Pensando nisso, a Novell (aquela parceira da Microsoft) mobilizou os desenvolvedores do Mono para portarem o Silverlight para Linux, o projeto chama-se Moonlight e eh bem promissor. Pelo que vi a Microsoft está  dando uma força para os desenvolvedores, com parte da documentação e tudo mais! ponto pra ela!

http://www.mono-project.com/Moonlight


Bom, agora todos estamos informados! =D
pena que eh projeto da Microsoft neh! podia ser da comunidade! =\
vamos aguardar!

abraços! o/

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2007, 11:33 »
Se for mais leve que o Flash, não vejo problemas em usar. O importante é que funcione, e concorrência é sempre bom.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Flash, boicotar ou aceitar?
« Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2007, 11:42 »
Mesmo que seja concorrência da micro$oft, será melhor assim. Sem Concorrentes, a adobe faz o que quer. Melhor, adobe não faz nada. ja que não tem ninguém para impor outros recursos ou vantagens.