Saudações a todos
Ontem mesmo eu experimentei o liveCD de demonstração do projeto Étoilé e vou tentar fazer uma análise dele.
Primeiramente, ao colocar o cd no drive e reiniciar o computador, me deparei com o logo do Ubuntu, mas nada que me deixasse surpreso, pois sabemos a popularidade do Ubuntu. Após escolher iniciar ubuntu, o sistema carregou normalmente, com a barra laranja.
Até aí poderia ser o ubuntu como conhecemos, mas ao abrir a janela de login, percebi uma janela bem simplista, porém muito bem acabada, sem exageros visuais.
Após o login, eu percebi uma interface ao estilo Mac OSX, com uma barra superior que muda de acordo com a aplicação utilizada no momento. Não há cores berrantes, o fundo de tela é roxo ou algo parecido em um tom agradável, o que me parece que foi pensado para que se possa trabalhar durante muito tempo sem cansar a visão.
Ele não vem com muitos recursos, já que se trata de uma versão alpha( 0.2 ), mas já conta com um leitor de RSS, navegador de pastas que parece acessar apenas a pasta /home, editor de texto simples estilo bloco de notas, um programa de mensagens instantâneas e, é claro, o firefox. Também há uma dock do lado esquerdo da tela com os atalhos e, quando um programa é aberto, o respectivo atalho é marcado com uma seta para indicar que há uma janela aberta desse programa que, quando minimizada, simplesmente vai para a dock, bastando clicar no ícone novamente para restaurar a janela.
Um problema com a dock é que aparentemente não se pode abrir mais de uma janela do mesmo programa, pelo menos não através do ícone na dock. Já que é um projeto baseado no GNUstep e no WMaker, eu acho que poderiam ter mantido o clip!
O projeto ainda está muito cru, mas com certeza promete muita coisa pela frente, principalmente para os fans do Mac OSX.
Se alguém se insteressar e quiser testar o liveCD é só baixá-lo aqui
http://download.gna.org/etoile/etoile-livecd-0.2-build-A3.iso, mas é bom ter um gerenciador de downloads como o DownThemAll!, porque ainda não tem o torrent.
Para saber mais, o site oficial é
www.etoile-project.orgEspero ter contribuído com o fórum!