A Microsoft garantiu que a taxa de pirataria com o Windows Vista é a metade daquilo que foi visto com o Widows XP.
Segundo o seu vice-presidente, Mike Sievert, “a pirataria é menor porque o Vista é muito mais difícil de piratear”. Existem várias razões para isso, entre elas a de que as empresas já não têm a mesma chave de licença que pode ser utilizada em um número ilimitado de máquinas. Outra é o fato de que as máquinas com o Vista que não são ativadas adequadamente se tornam imprestáveis quando entram no “modo de funcionalidade reduzida”.
Para a Microsoft o retorno tem sido grande. Nos seus últimos resultados, a companhia notificou que cinco pontos de aumento no percentual de lucro podem ser atribuídos a redução da pirataria.
Esta experiência, no entanto, será menos traumática para as pessoas que utilizam versões pirata do Vista. Com o Service Pack 1, a Microsoft eliminará o modo de funcionalidade reduzida e no lugar disso a companhia enviará notificações para os sistemas que não são originais.
Os sistemas não originais do SP1 mostrarão ao usuário janelas de alerta dizendo que o sistema não foi ativado de forma adequada. Os usuários terão a opção de “ativar agora” ou “ativar mais tarde”. No entanto, a segunda opção não será exibida durante muito tempo. Os usuários ganharão um desktop pintado de branco e uma notificação no canto direito da tela dizendo que a máquina não é genuína.
Ainda assim, esta é uma mudanza importante, pois os usuários com copias pirata do Vista poderão continuar utilizando os seus sistemas. Sievert disse que esta mudança foi pensada com o objetivo de minimizar o impacto naqueles clientes que sem saber instalaram uma cópia não autorizada.
Vamos ver se isso não provocará um novo aumento de cópias piratas entre os amantes do Windows.
Fonte:
http://forumpcs.com.br/noticia.php?b=226509